-

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

OUÇA e LEIA - I Me Mine - O George Maduro - Parte 8

 Esta é a 45ª edição de OUÇA e LEIA

onde você ouve uma historinha minha 

e lê o que está ouvindo!

Primeiro, o LINK, do áudio

Abaixo, o texto correspondente!
________________________________


Olá, amigos do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil

Hoje com a última canção de George Maduro

E foi a ultima canção gravadas pelos Beatles

Ou, apenas por 3 deles....

George admite: 'Ao longo do dia é só eu, depois eu e mais eu e ao longo da noite, eu, mim, meu, eu, mim, meu, eu, mim, meu, agora estão com medo de largar, todos estão tramando, tornando-se mais fortes o tempo todo' 

Ao mesmo tempo em que George faz uma crítica ao egoísmo, falando em todas as formas de primeira pessoa, em todos os pronomes possíveis, como se fosse ele se auto-acusando, ele lança mensagem direta a seus companheiros John e Paul (o 'todos' da letra), os autores maiorais da banda, por só pensarem nas composições deles, não abrindo espaço para as dele mesmo.

 

Now they're frightened of leaving it

Everyone's weaving it


Comin' on strong all the time

Uma imagem emblemática do desprezo pode ser vista no filme Let It Be, e no documentário Get Back, uma cena aparentemente singela, de John dançando uma valsa com Yoko, ao som da canção de George, que é, em verdade, uma valsa, pode-se perceber a batida, tum-ta-ta, tum-ta-ta (mudando para rock na ponte). 

A mudança de ritmo da bateria de Ringo

Ocorre que John desprezou a canção desde o início, criticando-a por ser uma valsa, que isso não poderia ser uma canção Beatle. Aparentemente, ninguém se lembrou de esfregar na cara dele que ele já fizera uma valsa, seis anos antes, Baby's In Black?


Trecho de Baby’s In Black

 E muitas houve nessa batida  no carretel dos Beatles

O fato é que John nem participou da gravação. O clima estava ruim (era começo de 69),  George até deixou a banda, num lamentável 10 de janeiro, mas voltou uma semana depois. 

Aliás, I Me Mine tem uma história muito peculiar. Ela foi gravada em apenas dois dias, porém, tendo quase um ano, mais exatamente, 360 dias de intervalo entre o primeiro e o último dia.

Veja: George a trouxe para o Projeto Get Back, no dia 8 de janeiro, nos estúdios de filmagem de Twickenham. Naquele dia, ela foi ensaiada 40 vezes. Cabe até uma parada aqui, para detalhar a ficha técnica da versão final: 

George: Vocal principal e de apoio, violão e guitarra distorcida. 

Paul: baixo, órgão e vocal de apoio. 

Ringo: bateria. 

John: valsa 

 

Versão de I Me Mine em Let It Be 2021.

Ali ocorreu o episódio da valsa de John e Yoko. Bem, se podemos criticar John por ter desprezado a canção e não ter contribuído com instrumentos, foi indiretamente graças a ele que ela viu a luz do sol de uma gravação. Sim, porque a sua gozação, pegando Yoko para valsar, encantou a todos, até George gostou da brincadeira, e disse, ainda que magoado: "Quando fizermos o show ao vivo, vai ser essa sua participação, nós tocamos e cantamos e você valsa!". 

O diretor Michael Lindsay-Hogg adorou a ideia e incentivou e filmou, e a cena fez parte do filme Let It Be. Note que àquela altura havia um trecho em guitarra flamenca precedendo o último verso.

Trecho de violão flamenco

Dois dias depois da dança, ele deixou os Beatles, magoado com o desprezo de John com aquela canção e de Paul e de John com sua obra em geral, e de saco cheio com as exigências de Paul. 

Ensaio de I Me Mine em 8 de janeiro de 1969

Voltou 10 dias depois, sob condições. E chegando ao final do projeto, decidiu que nenhuma das duas canções que ele trouxe seria tocada ao vivo. Com o projeto engavetado, ela ficaria para sempre, na prateleira, se não tivesse 'participado' do filme. O mesmo aconteceria com Across The Universe. O fato de elas estarem no filme fez com que voltassem a ser consideradas para estarem no álbum final, Let It Be.  

Aí, passaram-se mais de 11 meses até o segundo dia. A essa altura, eles já haviam gravado e lançado Abbey Road e John Lennon já havia deixado os Beatles. E no dia 3 de janeiro de 1970, no alvorecer da década de 1970, os três Beatles remanescentes se reuniram para gravá-la de fato, sob a batuta de George Martin. 

Então foram 16 takes, com George na guitarra base, Paul no baixo, Ringo na bateria, mas depois Paul foi ao órgão, e George acresceu lindas partes de violão e de guitarra distorcida. Os três arrebentaram em suas funções, John não foi necessário. 

A estrutura da canção tem três versos e duas pontes. Dois dos três versos tem letras diferentes, obedecendo ao critério Beatle. Rimas? Mine-Time-Wine, ok! E aqui eu percebi que eles pronunciam o 'G' no gerúndio dos verbos, ouça em 'playnG it, sayinG it, leavinG it, weavinG it', achei que sumiam, é Beatles ensinando-me a falar corretamente o inglês.

As pontes são as mesmas, aqueles trechos em rock do "I-me-me-mine", harmonizados por George e Paul, repetido 4 vezes,

 

Vocal isolado da ponte I ME ME MINE I ME ME MINE I ME ME MINE I ME ME MINE

comuma linda guitarra de George, Paul parecendo um tecladista profissional, e Ringo se desmembrando na variação de tempo, porque os versos são tocados em ritmo de valsa 6/8 e  ponte é tocada em ritmo de rock, 4/4. Aliás, não só a ponte... a seção valsa é perfeita, também, a partir da introdução magnífica de George na guitarra com Paul no órgão. Note também o violão ascendente de George nos versos, junto com 'I me mine I me mine I me mine'. Charmoso! 

    O violão de GEORGE por trás de  'I me mine I me mine I me mine'

Para o lançamento do LP, entretanto, ele ainda levaria um banho de orquestra pelo produtor contratado Phil Spector, e uma das canções 'lavadas' foi I Me Mine, as outras duas sendo Across The Universe e Long and Winding Road. E foram 27 instrumentos de corda e 6 metais, e Ringo ainda acrescentou mais bateria. Como ela não requereria as vozes do coral, foi deixada para o final da sessão, quando os cantores foram embora, e a sessão se estendeu até a madrugada do dia seguinte, já 2 de abril de 1970. A orquestra acompanha os versos e some nas pontes.

 

A orquestra de I ME Mine

Como finalização, deixo a ironia de George logo antes do Take 16. Recentemente uma banda (Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich), de pouquíssimo expressão fora da Commonwealth, teve a saída de um dos seus principais membros (Dave Dee). Claro que aquilo se encaixou direitinho na situação que eles viviam, pois John já havia deixado a banda, então George veio com esse hilário, ao mesmo tempo triste, comentário:

"You all will have read that Dave Dee is no longer with us. 

But Mickey and Tich and I would just like to carry on 

the good work that’s always gone down, in [studio] number two.'

Ou seja, todos já sabem que Dave Dee nos deixou... mas Mickey, e Tich e eu apenas gostaríamos de continuar fazendo nosso bom trabalho de sempre aqui, no Estúdio 2....

George Martin manteve essa fala ao lançar I Me Mine no Anthology 3, sem o fundo de orquestra!

Take do Anthology 3

Muito tempo depois, George adotou o nome da canção para seu livro autobiográfico... QUE EU AINDA NÃO LIIIIII!!

Perceba agora como podemos notar as excelentes performances de três músicos de uma banda de 4 membros que já não existia mais.... em I Me Mine I Me Mine I Me Mine.

    I Me Mine na íntegra

 Nas próximas edições, o George Psicodélico


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 
  28. Neste LINK Análise Temática de Honey Pie
  29. Neste LINK Análise Temática de Yer Blues 
  30. Neste LINK Análise de Birthday
  31. Neste LINK Análise temática de Yellow Submarine
  32. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - As Covers
  33. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 1
  34. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 2
  35. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 3
  36. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 4
  37. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Indiano Partes 1 e 2
  38. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 1
  39. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 2
  40. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 3
  41. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 4
  42. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 5
  43. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 6
  44. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Maduro Parte 7

Um comentário:

  1. Homerix nos trás ótimas informações e fofocas e De Paula sempre na frente complementando para nós. Só posso agradecer. Abrs.Gerson Braune.

    ResponderExcluir