-

domingo, 19 de setembro de 2021

John Lennon e Gene Rodenberry, dois sonhadores!

 

O texto em seguida foi base para um áudio que foi ao ar em Angola

Num programa sobre Beatlemania!! 

Ouça-o neste LINK

E acompanhe o texto, se quiser

______________________________

Dois eventos são celebrados agora:

  • Os 50 anos do lançamento da canção Imagine, de John Lennon
  • Os 55 anos de lançamento do 1º Episódio de Jornada nas Estrelas 

Imagine foi lançada em 9 de setembro de 1971, abrindo o LP de mesmo nome. Foram 10 canções que eu ouvi até estragar a agulha de minha vitrola, em meus 13 anos de idade! Além do definitivo hino a paz, criticou a hipocrisia do mundo, admitiu-se deprimido, declarou-se ciumento e apaixonado por Yoko, e espicaçou seu ex-parceiro Paul McCartney.

Por incrível que pareça o compacto com Imagine que foi lançado em 11 de outubro topou no 3º lugar da Billboard! Aliás, John teve dificuldade para atingir o 1º lugar nas paradas americanas, o que só conseguiu três anos depois! Entretanto, o LP Imagine, sim, chegou e ficou no topo por muito tempo. E a canção foi eleita uma das 10 melhores de todos os tempos, por diversos veículos, e está no Hall da Fama.

Ao longo deste mês de celebração cinquentenária, nas grandes cidades, haverá painéis, outdoors e muitas outras forma de se lembrar da canção, com sua principal mensagem estampada:

"Imagine all the people living life in peace

Deixo aqui, por exemplo, o que foi feito em Abbey Road.




Jornada nas Estrelas estreou em 8 de setembro de 1966 e teve apenas 3 temporadas, com dificuldades de renovação de uma temporada para outra. O que a manteve no ar na 3ª temporada foi uma enxurrada de cartas dos fãs, que a adoraram. O sucesso veio mesmo com as reprises na década de 1970, quando foram criados fóruns em várias estados americanos, muitos deles que se reúnem até hoje. Outras 6 séries foram derivadas do universo, com destaque para A Nova Geração. Até hoje, há uma série sendo produzida, Star Trek Discovery, indo para a 3ª temporada. Dez filmes de longa metragem foram ao cinema de 1979 a 2002 sendo seis com os mesmos atores e personagens dada série original (Kirk, Spock e Cia), outros quatro com o elenco da Nova Geração (do Capitão Jean Luc Picard), e depois mais três vieram à telona com a mesma tripulação original com outros atores e outros caminhos, que foram bem recebidos pelos exigentes fãs. Enfim, em termos de franquia, só perde para James Bond que vai completar 60 anos em 2022.

E por que eu celebro os dois conjuntamente?

Porque na minha visão, os mundos imaginados por John Lennon e Gene Rodenberry, o criador de Star Trek, têm muito a ver entre si.

Em Imagine, John conclama a imaginação de um mundo em paz, uma irmandade entre os homens, sem propriedades, sem cobiça, sem fome, todos compartilhando o planeta, sem promessas de céu ou ameaças de inferno, portanto, sem religião!!!

O universo de Star Trek começa no Século XXIII, já tendo passado por uma 3ª Guerra Mundial, Essa é a única única diferença: John queria a paz ANTES de uma guerra devastadora! Vamos aos pontos:

  • Não havia mais fronteiras ou países (repare que Chekov é russo, Uhura é africana, Scott é irlandês, Sulu é japonês, mas não se  menciona qualquer nacionalidade durante a série, portanto confere! 
  • Não há guerras entre os povos do mundo, nenhuma pátria a se matar ou morrer por ela; a palavra religião não é mencionada, não há ninguém rezando ou pregando para qualquer entidade superior, sem religião, portanto, confere!
  • Tecnologia a ponto de não mais haver doenças incuráveis, ou fome para a população, e não há dinheiro nas relações entre os homens, nada a cobiçar, portanto, confere!  
  • O mundo era como um só, em paz, portanto, confere!

A letra de Imagine parece ser a 

Declaração dos Direitos DOS Humanos

Habitantes do Planeta Terra, no Universo de Star Trek.

Talvez um outro ponto não se coadune, o 'Imagine all the people living for today'. Em Star Trek, vive-se para o amanhã!  Afinal, tudo resolvido no planeta, e com a tecnologia da viagem à velocidade da luz (WARP 1), eles partiram numa missão de 5 anos para explorar novos mundos, novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. À época né, pois que já dura, entretanto, 55 anos dos nossos, e alguns séculos nas diversas continuações!!

Concordam comigo? 
Ou viajei, junto com a Enterprise?

10 comentários:

  1. Me encantó el escrito. Amo el álbum Imagine y adoro Star Ttek.
    Gracias Homerix

    ResponderExcluir
  2. Achei. Venho comentar amanhã. :) Hora de dormir. Sabe que eu nao sabia que Star Trek era sobre o mundo pós terceira guerra mundial? Ai, que pena. Eu amava essa turma. Até me considerava uma Trekkie. Mas isso aí me deixou decepcionada. Pra que isso? Falta de imaginação. Roddederry teria de conversado com John antes ...John tinha um projeto tão melhor! Impedir a coisa toda. Isso sim é ousadia. Se bem que ele so veio a compor a música muito depois.

    Ah, jura que é assim? Eu vi aquele primeiro episódios, ainda com Jeffrey Hunter nem sei quantas vezes...e nunca notei!

    ResponderExcluir
  3. “Imagine o mundo todo vivendo em Paz” (_Imagine all the people living life in peace_), como Lennon pensava, coincide com a visão de Rodenberry, de todos os humanos juntos e misturados, de “Jornada nas Estrelas” (_Star Trek_), “uma irmandade entre os homens, (…) sem promessas de céu ou ameaças de inferno”.
    _Imagine_ é considerada uma das dez melhores canções de todos os tempos, o LP esteve em primeiro lugar durante muito tempo, e foi para o _Hall_ da Fama; “Jornada nas Estrelas” teve dez filmes de longa metragem, reprises, várias séries, e, em termos de franquia só perde para James Bond.
    Neste setembro, comemoramos 50 anos de _Imagine_ e 55 de “Jornada nas Estrelas”; lançamentos memoráveis que fizeram “A” diferença e se inscreveram na história das Artes.

    ResponderExcluir
  4. Minha série favorita dos anos 60 é "Lost in space" mas com certeza star trek é a melhor série até hj produzida!
    Não sabia d relação da série com a letra da música de John... incrível!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal os quesitos comparados! No countries, no religions. Não via muito Star Track (também gostava do Perdidos no Espaço, classe D...), mas creio que o "living in peace" também não funcionou: viviam às turras com alienígenas esdrúxulos.
    E o sr. Spock era o oposto do espírito lennonesco do Amor: uma máquina de raciocinar. O robô do Lost in Space era mais emotivo que ele 😁...
    Tese muito criativa!

    ResponderExcluir
  6. Agradeço por nos ter mostrado essa semelhança entre o mundo de Rodenberry e o mundo imaginado por John Lennon. Eu nunca tinha pensado nisso. Nunca tinha imaginado isso. Gostei demais...até me peguei buscando mais semelhanças...mas você disse tudo.
    Tudo que eu sabia é que o co autor de dois dos filmes Star Trek ( o de 2009 e de 2012) se inspirou em John e Pauk para compor a amizade entre Kirk e Spock. Quem informou isso foi o próprio Bob Orci, o co autor. Mas nem sabe dizer ao certo quem seria quem. Se inspirou na dupla, na parceria.
    Eu sempre apreciei a série e até viajei - em sonho - na enterprise uma vez. É entreprize ou interprise? Que fâ de meia tijela que nem sabe escrever direito o nome da nave.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal o post Homerix, combinou com o momento em que revivemos a tragédia de 11 de setembro. Parece que estamos há anos-luz de distãncia de "Imagine".

    ResponderExcluir
  8. Eu é que tenho muito a agradecer ao contramestre Homerix por brindar o auditório angolano com análises de alta qualidade, criaividade e humor. A tripulação do Submarino Angolano, o nosso capitão Pinheiro de Almeida, o vosso imediato Paulo Seixas e o Anacleto José o nosso mecânico de bordo, sente-se engrandecida e agradecida pela tua presença semanal entre nós. Saravá Beatles!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Homerix pelas observações pertinentes na comparação entre as visões de Lennon e Rodenberry. Claro, é preciso alguma licença poética na comparação destas visões, mas, também estas licenças são pertinentes
    Também sou Beatlemanico e Trekmaniaco
    Abraço.

    ResponderExcluir