-

terça-feira, 26 de julho de 2022

OUÇA e LEIA - Songfacts de Honey Pie e as Vaudeville Songs de Paul McCartney

Esta é a 28ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

______________________________

Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil

Isto é Songfacts, a história de uma música

Hoje com 

           Honey Pie  

e as Vaudevilles de Paul McCartney

Paul pede: "Ah, Querida, você está me deixando maluco. Estou apaixonado, mas tenho preguiça, então, por favor, volte para casa" 

Honey Pie, expressão, faz parte do conjunto de termos carinhosos com que enamorados se referem mutuamente, mormente, do homem para a mulher, junto de 

Honey, Love, Sugar, Sweetie, BabeDear, Darling, etc. 

Honey Pie, canção, faz parte do conjunto de canções vaudeville que Paul McCartney compôs na época dos Beatles. Vaudeville é aquele estilo dos salões do início do Século XX nos Estados Unidos, e conhecido como Music Hall na Inglaterra, música que acompanhava shows de comédia, atrações de circo. É muito delicioso ouvi-las. A cabeça balança naturalmente, pra lá e pra cá.

Início de All Of Me – Willie Nelson

Uma delas marcou minha vida de recém-casado. Era All Of Me, original de 1931, mas que teve dezenas de versões, até de Louis Armstrong e Frank Sinatra, mas minha preferida é a cantada por Willie Nelson, em seu esplendoroso álbum Stardust, que eu colocava como fundo em todas as visitas à minha casa...

E Paul declara sua predileção pelo estilo na própria letra de Honey Pie, quando, em meio a uma magnífica seção instrumental, declara seu amor, dizendo "I like this kind of, hot kind of music. Play it to me, play it to me, honey in blue!"e eu corroboro, ADORO esse tipo de música, toque pra mim, toque pra mim, Paul!!

Início de When I’m 64

A primeira vez que ele mostrou ao mundo essa paíxão foi em 67, em Sgt. Pepper’s, mas na verdade foi uma das primeiras canções que ele compôs, 10 anos antes, aos 15 anos de idade, precoce aquele rapaz. Era When I’m 64, em homenagem ao pai, o velho James.

Início de Your Mother Should Know

Ainda naquele ano, veio a deliciosa Your Mother Should Know, que teve sua já natural fofura elevada à máxima potência por causa da cena do filme Magical Mistery Tour, em que os 4 Beatles descem uma escadaria ‘de cinema’, em singela coreografia. Se não viram, procurem e deliciem-se!

Início de All Together Now

A nossa Honey Pie veio no Álbum Branco em 68, e naquele ano ele também compôs All Together Now, que alguns classificam como uma vaudeville song. Ela foi lançada em 1969, como uma das 4 canções inéditas de Yellow Submarine, com a trilha sonora da sensacional animação cinematográfica!

Início de Maxwell’s Silver Hammer

E aquele ano traria outra amostra do gênero, na pérola de humor negro chamada Mawell’s Silver Hammer, que começou a ser gravada no Projeto Get Back, em janeiro, mas somente se materializou em setembro, em Abbey Road. A busca da perfeição de Paul ao gravar essa canção chegou a irritar seus parceiros, mas foi bom porque saiu perfeita.

São todas canções divertidas. Ainda nessa categoria, podemos certamente incluir Yellow Submarine e Ob-la-dia Ob-la-da, também de autoria de Paul! Esta última também gerou dissabores entre os parceiros, mas ambas fazem muito sucesso com as crianças, e são portas de entrada para futuros fãs quando crescerem. Paul é demais!

Mas voltemos a Honey Pie! 

Desta vez, é o lamento de um pobre enamorado

que vê sua amada de Liverpool  (North of England way) 

partir para o outro lado do Atlântico (in the USA)

aliás chegando ao Pacífico, atingindo a fama nas telonas de Hollywood.

(You became a legend of the Silver Screen) 

 

Quase tudo isso até aqui é mostrado numa introdução falada-cantada, que não mais é repetida, como fizeram antes em Do You Want To Know A Secret


Introdução de  Do You Want To Know A Secret

 

De Please Please Me, na voz de George.

 

E também em Here There and Everywhere 

 

Introdução de Here There and Everywhere 

 

Em Revolver, na voz e composição de Paul, sempre ele!

 

Em Honey Pie, a introdução tem apenas Paul, voz e piano!

 

Ela abre espaço para a melodia em três versos  e duas pontes, todas com histórias diferentes, a inventividade beatle em ação! O coitado rapaz apela para seu estado depauperado, olha só os adjetivos do desespero…

trágico "my position is tragic!"

e frenético "you are driving me frantic"

e doido "you are making me crazy", 

E pede que ela volte pra casa "won’t you please come home"

pro lugar dela "to be where you belong",

implorando aos berros "Come back to me, honey pie". 


Paul apresentou a canção a seus amigos nas sessões de Esher no final de maio de 68, e lá fizeram uma demo muito divertida, todos participaram, a letra estava bem incompleta ainda,

Honey Pie Esher Demo

Somente mais de 4 meses depois, Honey Pie entrou em gravação, e não foi na EMI, mas nos Trident Studios, que os Beatles haviam usado algumas vezes. Foram horas de ensaio, até chegarem no único take do dia, já de madrugada, e a base era Paul ao piano, George no baixo (!), John na guitarra solo (!!) e Ringo na Bateria. Pena não haver registro desse Take.

Dia seguinte, vocal de Paul, Ringo acrescentou mais pratos e John, mais um solo de guitarra elogiado por George.  Mais duas sessões foram necessárias. A terceira foi para a espetacular contribuição de metais e madeiras, em 5 saxofones e dois clarinetes, fundamentais para o som que Paul desejava. Tão importante, que Paul e George Martin reservaram para os sopros três versos instrumentais, dois ao lono e um concluindo a canção!

Agora NOTEM

o magnífico piano de Paul,

a surpreendente guitarra de John,

a 'cozinha' de George e Ringo

mas, especialmente, os 7 instrumentistas clássicos, sem deixar de ressaltar o responsável pelo arranjo, o grande Maestro George Martin!

A quarta e última sessão foi apenas para Paul comandar um efeito em seu vocal, na verdade, na única fala da canção logo na introdução. Ele queria um som de disco velho e riscado daqueles em 78 rotações, quando se ouve o anúncio do 'locutor' sobre o sucesso de sua amada 

Now she's hit the big time

Ficou muito legal!

Paul continuou em sua carreira solo a prestigiar o vaudeville.

You Gave Me The Answer

Ele compôs You Gave Me The Answer para seu álbum Venus and Mars com Wings em 1975.  Ele a dedicava a Fred Astaire quando a cantava ao vivo!

Walking in The Park With Eloise

Em Wings At The Speed of Sounf, ano seguinte, aproveitou uma canção composta por seu pai e gravou Walking in The Park With Eloise…

English Tea

Finalmente, em seu disco Chaos and Creation In The Backyard de 2005, Paul gravou a pérola English Tea. Ela inclusive foi tocada para convidar os astronautas da Estação Internacional Orbital a tomarem um chá inglês, numa performance ao vivo para eles num show em Anaheim, California, no mesmo ano!

Mas voltando aos Beatles, venha implorar para Honey Pie voltar correndo pra você!!

Introdução

She was a working girl

North of England way

Now she's hit the big time

In the U.S.A.

And if she could only hear me

This is what I'd say

Verso 1

Honey pie, you are making me crazy

I'm in love but I'm lazy

So won't you please come home

Verso 2

Oh honey pie, my position is tragic

Come and show me the magic

Of your Hollywood song

Ponte 1

You became a legend of the silver screen

And now the thought of meeting you

Makes me weak in the knee

Verso 3

Oh honey pie, you are driving me frantic

Sail across the Atlantic

To be where you belong

Verso Instrumental 1

I like this kind of, hot kind of music. 

Play it to me, play it to me, honey in blue!

Verso Instrumental 2

Ponte 2

Will the wind that blew her boat

Across the sea

Kindly send her sailing back to me

Verso 1 (repetido)

Honey pie, you are making me crazy

I'm in love but I'm lazy

So won't you please come home

Come! Come back to me, Honey Pie ah

Verso Instrumental 3 (conclusão)

Honey Pie Honey Pie

 

Mais novidades sobre os Beatles, nas próximas edições do Submarino Angolano.

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 


3 comentários:

  1. Parabéns, Homero! Com certeza, esse foi um post Master Blaster Class!! Como todos os outros posts também o são, viu!! Vc tem muito talento pra isso! Congrats!
    Achei ótimo saber mais sobre o estilo Vaudeville, que está bastante presente na música deles, né! Foi bom vc nos fazer notar isso, pois tão apaixonados por eles somos que até esquecemos de prestar atenção nesses detalhes! Quantas vezes já ouvimos e curtimos Honey Pie, When I'm 64, Ob-la-di Ob-la-da, e até Yellow Submarine e nunca demos atenção a isso? Perfeito.
    E a dissecação de Honey Pie foi "awesome" ! Tanto letra quanto música! E foi interessante saber que Paul continuou produzindo vaudeville em carreira solo! Gênio, esse menino!
    PS- Também tenho Willie Nelson como minha grande inspiração para aprender inglês e seguir nessa carreira! Ele tem uma voz nítida e uma pronúncia perfeita! Tenho alguns álbuns dele e *Stardust* sempre foi meu favorito - *All of Me* , como vc mesmo mencionou, está imbatível! Gosto também da música título, *Stardust* !

    ResponderExcluir
  2. Porque não comentei no blog no ano passado? Eu devia estar distraído. Sempre há tempo e realmente super informativo sobre Paul. E eu correndo atrás de tempo para poder ver tudo. E ouvir,claro.Gerson Braune

    ResponderExcluir
  3. Amigo homero
    Vc pediu para eu comentar então lá vai:
    AMO OS BEATLES!
    Eles são MINHA BANDA
    São a banda da minha geração
    Mas não conheco suas "façanhas" tão bem como vc
    Desse modo fico aqui mais me deliciando com seus ótimos posts e aprendendo muito
    Obrigado amigo
    Ricardo

    ResponderExcluir