-

sexta-feira, 3 de março de 2017

Spock vive

Este é um capítulo da coletânea 'Obama é o Cara'
Os demais capítulos podem ser acessados neste LINK
___________________________

Leonard Nimoy se foi, mas Spock vive...
Aliás, foi como o Felipe se lembrou em sua mensagem: 

Quem é fã, sabe que ele volta!!

Ele se referia ao espetacular comeback que o personagem teve no terceiro filme da série no cinema. No segundo, A Ira de Khan, um irado Khan, mesmo depois de eliminado, deixou um aparato tipo nuclear na Enterprise, e Spock expõe-se à radiação para desarmá-lo, e acaba morrendo! E seu corpo é colocado numa cápsula e jogado no planeta que orbitavam, chamado Gênesis (não por acaso). Inconcebível para os fãs da série e do personagem. Impossível uma continuação do fenômeno sem a parceria Kirk/Spock. O que poucos perceberam foi que Spock faz uma pressão de 3 dedos na testa de McCoy por alguns segundos. 

O filme seguinte chamou-se 'À Procura de Spock', eles retornam ao planeta, encontram um Spock revivido, ainda criança. Esse era o poder do Gênesis. Já em processo de rápido processo de crescimento, rumo à fase adulta, a tripulação, depois de se desvencilhar do inimigo Klingon, parte na nave deles rumo a Volcano, para que Spock se submetesse ao Kolihnar, processo tradicional na vida de qualquer Vulcano, e durante esse processo, McCoy retorna a Spock todo o conhecimento que recebeu hora da 'morte' do amigo orelhudo. Todos vibramos nesse momento!
Então, foi esta a origem do comentário de Felipe.

Já Renata foi mais direta, e disse:
Cigarro ... Doença ... Morte ... Lógico!

Sequencia lógica natural. 
E a lógica estava presente em cada momento do personagem vulcano.
Na vida do ator, o cigarro esteve presente até 30 anos atrás. Mesmo abrindo os olhos, no caso dele não foi suficiente e ele acabou morrendo de uma doença pulmonar...

Duas visões sobre o fenômeno!!

Fenômeno mesmo! Poucas publicações ocidentais passaram incólumes ao passamento do ator. E nem a Casa Branca! Veja o depoimento de Obama:

Obama e Tenente Uhura - 2012

    “Long before being nerdy was cool, there was Leonard Nimoy. Leonard was a lifelong lover of the arts and humanities, a supporter of the sciences, generous with his talent and his time. And of course, Leonard was Spock. Cool, logical, big-eared and level-headed, the center of Star Trek’s optimistic, inclusive vision of humanity’s future.

    “I loved Spock.

    “In 2007, I had the chance to meet Leonard in person. It was only logical to greet him with the Vulcan salute, the universal sign for ‘Live long and prosper.’ And after 83 years on this planet – and on his visits to many others – it’s clear Leonard Nimoy did just that. Michelle and I join his family, friends and countless fans who miss him so dearly today.”
 
Li hoje a reportagem do Globo no segundo caderno, muito bem prefaciada por Arnaldo Bloch, e remetendo a curtos depoimentos sobre o impacto do personagem em suas vidas. Recomendo!
http://oglobo.globo.com/cultura/artistas-especialistas-fazem-homenagem-leonard-nimoy-15482676

3 comentários:

  1. Marcos Archer Salgado4 de março de 2015 às 00:09

    Leonard Nimoy e Spock marcaram não uma, mas várias gerações. Fico triste com sua partida, mas deixou um legado, pois a série continua. Será que é tão ruim assim para um ator ou atriz ficar marcado por um personagem?

    ResponderExcluir
  2. Homerix,

    Muito bom. Essa frase é ótima "quem é fan sabe que ele volta". Todo o respeito e admiração pelo Lonard Nimoy e seu inesquecível personagem Dr. Spock.

    Mas que não queremos que volte, em hipótese alguma e com lastro público das manifestações de hoje são o Lula, Chávez, Fidel e todos quantos têm a mentalidade bolivariana. Veja o site http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603271-paulista-reune-maior-ato-politico-desde-as-diretas-ja-diz-datafolha.shtml .

    Não deixe de registrar no seu blog os pontos notáveis que vivemos, com os esforços para salvarmos o país. são estimulantes e fortes os sinais de amadurecimento, através de manifestações genuínas, conscientes e sem sangue.

    ResponderExcluir
  3. Homerix,

    Veja também o que foi publicado no mexicano El Universal, no site http://www.eluniversal.com.mx/el-mundo/2015/brasilenios-protestan-contra-rousseff-en-rio-de-janeiro-1084738.html

    ResponderExcluir