-

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

OUÇA e LEIA - O George Indiano Partes 1 e 2

 Esta é a 37ª edição de OUÇA e LEIA, 

onde você ouve uma historinha minha 

e lê o que está ouvindo


E hoje tem DOIS Textos e DOIS Links!!

No primeiro, falo sobre Norwegian Wood, música de John que começou tudo, e sobre a 1ª de George com instrumentos e tema indianos, Love You To.

Segue o texto sobre elas.

Em seguida, apresento o 2º LINK e o 2º texto, falando sobre as outras duas composiçõe 'indianas' de nosso astro!

Segue o 1º LINK e o  1º texto!

Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

A carreira de George Harrison nos Beatles

Capítulo 3 – A Fase Indiana

Nos Capítulos passados, desvendamos os mistérios da Fase Romântica, do início da carreira e também no ano final dos Beatles

Vamos agora à Fase Indiana que teve canções em 66, 67 e 68, mas a semente de tudo foi em 1965,

Início de Norwegian Wood

Sim, no álbum Rubber Soul, George viu a oportunidade de apresentar ao mundo do rock um novo instrumento, na canção de John, Norwegian Wood. Era uma cítara, um instrumento indiano que deu um tempero especial àquela introdução. A presença do instrumento indiano era mais um ‘nunca-antes-na-história’ da carreira dos Beatles. George fora apresentado ao instrumento durante as filmagens de HELP!, depois comprou um exemplar numa loja de Londres, e começou a dedilhar no estranho artefato. O que ele aprendeu autodidaticamente não o fazia um virtuose no instrumento, mas se mostrou suficiente para tocar aquelas linhas, tanto na introdução, como ao longo, aqueles ‘drone sounds’ (que parecem um zangão zunindo), e na finalização da canção, e revolucionar a história.

Um pouco de A Hard Day’s Night com Cítara, Tabla e Shennai

Depois dos Beatles, também os Rolling Stones, e os Yardbirds, e Donovan, e outros tantos abriram os olhos para aquela sonoridade, afinal, se os Beatles faziam, era porque era bom, eles já haviam desenvolvido esse sentimento no mundo da música! Posteriormente, George imergiria naquele mundo, viajou pra a Índia para imiscuir-se naquela cultura, o que mudaria também sua vida. Em Revolver, no ano seguinte, uma de suas 3 contribuições seria com instrumentos indianos, e mais um ano depois, seria a base de sua única composição em Sgt.Peppers, e ainda haveria uma full-indian-song com a distinção de ser lançada num single dos Beatles, ainda que em um Lado B, em 1968.

Então, vamos a elas!!

Parte 1 – Granny Smith --- hehe – não este era o título de trabalho da canção Love You To

Início de Love You To

Ora, ora, seu George Harrison estava com tudo mesmo. Abre pela primeira vez um álbum dos Beatles (Taxman), depois a gente ouve Paul (Eleanor Rigby) e John (I'm Only Sleeping, e logo emplaca sua segunda canção em um Lado A de um LP Beatle, outra primeira vez, e que seria a única! E ainda por cima, não deixa nenhum dos seus companheiros tocarem nada: "Vocês fiquem aí ouvindo!". E eu acrescentaria "... e viajando em minha mensagem!".   Como eu disse, os outros Beatles quase não têm vez, as estrelas são os instrumentos indianos (a cítara, a tabla e o tambura). B em, em verdade, Ringo toca um pandeiro! E Paul faz um backing vocal!

Seção instrumental

George fazia imersão na cultura indiana, de interesses mais planetários, sugerindo que pratique o amor, no sentido amplo, na mesma linha de John fez em Rubber Soul, na canção The Word. No último verso, o alerta é pra tomar tenência, porque podem como direi .. te ferrar... disse com todas as letras em inglês , e complementa com "Eles vão encher você de pecado! Fique atento.

Colocar trecho do verso

There's people standing 'round
Who'll screw you in the ground
They'll fill you in with all their sins, you'll see

I’ll make love you to, if you want me to

 George segue firme na regra Beatle: tente não repetir letra! E ele vem com três versos diferentes, intercalados com três refrões diferentes,  o que é absolutamente inédito!!! O apoio vocal de Paul, como sempre é no agudo, mas o diferente é que consta apenas de uma nota na sílaba final de cada refrão, três vezes um "me" e uma vez um "see", ao que nem pronuncia as consoantes "m" e"s", apenas a vogal "e", enquanto George faz a mesma sílaba, mas em melismas, variando as notas seis vezes.

Vocais Isolados

 

Como assim, três mais um igual a quatro, não eram três refrões? Sim, mas o principal deles  ("Make love all day long...") é repetido após um verso instrumental.

Make love all day long…

Make love  singing songs.

O grande charme da canção, claro, são os instrumentos indianos! E a cítara é o grande astro. George a toca na introdução, mas um outro citarista entra em campo ao longo da canção, afinal George não era o virtuose no instrumento para tocar daquele jeito. Seu ponto alto é o riff de 7 notas, e o primeiro antecede à entrada, monumental, dos outros instrumentos, que enchem o ambiente até o final. O riff introduz cada verso, e é repetido três vezes em cada refrão.

A cítara segue ativa ao longo de toda a canção em improvisos. A percussão é fornecida por uma tabla, que foi microfonada bem de pertinho por Geoff Emmerick, o produtor de campo que assumiu a batuta em Revolver, enquanto George Martin ficava na salinha do aquário, supervisionando tudo lá de cima! Os instrumentistas indianos ficaram estupefatos com o resultado, nunca visto!! O som que se ouve ao longo de toda a canção, numa mesma nota, zumbida (som de besouro) sem parar, grave, é produzida por um tambura.

Entretanto, há a presença de um instrumento ocidental: é George, com sua guitarra alterada pelo pedal de volume (Tone Bender), que Paul havia usado no baixo em Think For Yourself, de Rubber Soul. Você percebe o som quatro vezes em cada refrão, sempre na mesma nota.

A canção foi muito bem recebida pela crítica e pelos doutos da contracultura da época, e considerada revolucionária. Era a quarta em quatro canções instigantes do instigante Revolver!  Nem precisa dizer que nunca foi tocada ao vivo, mas ela volta, linda, no filme Yellow Submarine, introduzindo o avatar de George Harrison, cabelos ao vento! 

______________________________

Agora,  segue o 2º  LINK e o 2º Texto

Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

A carreira de George Harrison nos Beatles

O George Indiano – Parte 2

Início de Within You Without You

Within You Without You foi a única participação autoral de    George em Sgt. Pepper’s! Desta vez, não há nadinha dos demais Beatles, apenas músicos indianos, que provocaram uma sessão inusitada em Abbey Road, com tapetes no chão para os músicos, luz baixa, motivos indianos nas paredes e muito incenso! John esteve lá só para assistir. Voltando ao cerne indiano, além da cítara e tambura, que George tocou, havia um tocador de tabla, outro de swarmandal, uma espécie de harpa indiana e, fundamental para o efeito, dois dilrubas, um mix de violino e violoncelo indiano, tocado com arco, que acompanha a voz de George ao longo de toda a canção.

Som do dilruba acompanhando a voz de George...

Foi difícil o ensaio até se chegar à segurança de que poderiam começar a gravação. Os instrumentistas não eram profissionais, não existia esse negócio de viver da música indiana, antes de George Harrison. Os músicos eram padeiros, motoristas, faxineiros, que trabalhavam de dia e tocavam de noite!

Agora, o magnífico verso instrumental

Verso Instrumental magnífico

George é considerado um herói nacional da música indiana, jamais antes havia se dado tamanho destaque à cultura indiana como naquele Verão do Amor de 67. Ah, sim, George Martin compôs arranjo de violinos e violoncelos ocidentais, que entram no segundo verso, seguem na sessão instrumental, e em breves entradas até o final.

Orquestra de George Martin! 

Foi grande a dificuldade de colocar músicos ocidentais tocando música oriental, indo muito além das 12 notas tradicionais. Foi fundamental para o sucesso a orientação do George Beatle ao George Maestro, perfeito link entre as duas culturas.  Aliás, esta foi a última sessão de gravação de Sgt. Peppers's, e foi sem a presença de nenhum outro Beatle. E o dia seguiu cansativo, com George adicionando toques de cítara na sessão instrumental, e muito importante, o seu vocal solo, cuja voz cansada de um dia atarefado encaixou perfeitamente no clima da séria canção, cheia de mensagens para o mundo.

São 3 versos e dois refrões, todos diferentes entre si, nas letras, com o requinte de que a melodia do Verso 1 nunca mais é repetida, pois os Versos 2 e 3 vêm com alteração na melodia, afinal, George é um Beatle. Uma breve passagem pela origem da canção: foi num retiro na casa do amigo Klaus Voorman (baixista alemão que fez a ilustração da capa de Revolver) em que os dois casais amigos passaram longas horas conversando sobre a filosofia que George aprendera naquele período indiano, após as quais George se sentou a um harmônio, e quatro palavras vieram à mente, acompanhadas de quatro notas: "We were talking...", que era realmente o que eles vinham fazendo, mas ficou nisso! De volta à casa, começou a escrever o resto, mas o título veio num telefonema de sua cunhada, que lera em um livro de um autor indiano: "Life goes on within you and without you",  a vida contiua, dentro de você e sem você. Sempre achei intrigante o título, porque Within não é antônimo de Without, que seria With, sendo Out o verdadeiro antônimo da palavra. E foi isso que fez Jenny, a cunhada, ligar para George. 

No Verso 1,  ele diz "falávamos das pessoas que se escondem em ilusões, que é melhor que descubram a verdade, antes que seja tarde, antes de morrerem".

Vocal 1º Verso acompanhado de tambura

We were talking About the space between us all…

And the people who hide themselves behind a wall of illusion

Never glimpse the truth

Then it's far too late

When they pass away

 

No segundo verso, com melodia igual mas que se altera no final, indo lá no alto, entra o amor "que todos deveríamos compartilhar", finalizando com a principal mensagem da canção "com nosso amor, podemos salvar o mundo!".

O final 2º Verso...

(With our love)

With our love we could save the world

If they only knew

Vem o primeiro refrão, onde ele chama as pessoas a "perceberem que tudo está ao seu alcance, sem a ajuda de ninguém", finalizando com o título da canção "veja que você é realmente muito pequeno, e a vida flui dentro de você e sem você".

O 1º refrão

Try to realise it's all within yourself

No one else can make you change

And to see you're really only very small

And life flows on within you and without you

O Verso 3, com melodia igual ao 2, ele alerta as "pessoas que ganham o mundo e perdem suas almas, elas não sabem, elas não podem ver", talvez num recado aos próprios companheiros), e conclui inquirindo "Você é uma delas?".

No refrão final, ele conclama  todos a buscarem a paz na mente, que tudo está ao nosso alcance.

When you've seen beyond yourself then you may find

Peace of mind is waiting there

And the time will come when you see we're all one

And life flows on within you and without you

George estava verdadeiramente elevado, espiritualmente.

Bem, os Beatles não tocavam mais nada ao vivo e, se tocassem, jamais tocariam Within You Without You, evidentemente!

A canção toda .... viaje!

 

_________________________________________

The Inner Light é a mais linda das canções indianas que George compôs na época dos Beatles

 George declama 'Sem sair de casa, eu posso conhecer o mundo inteiro. Sem olhar pela minha janela, eu posso conhecer os caminhos que levam ao paraíso"  

 Eu usei o verbo 'declamar' porque trata-se de um poema chinês musicado. A letra foi deliberada e assumidamente adaptada do livro Tao Te Ching, escrito por Lao Tsu, antes de Cristo! Na verdade, ele canta 'você', mas no original era 'eu', no primeiro refrão, mas muda para o original no segundo...

Vocal do 1º Verso...

Without going out of my door

I can know all things on earth

Without looking out of my window

I could know the ways of heaven

The farther one travels

The less one knows

The less one really knows

 

Sua imaginação pode levá-lo aonde você quiser. O que se pode atingir no seu 'eu interior', ver sem olhar, chegar sem viajar. Indicativo da Meditação Transcendental a que haviam sido recentemente apresentados.

Mais instrumental

A canção foi, inclusive, gravada na Índia, em Bombaim (hoje, Mumbai), sendo a única canção Beatle gravada fora da Europa. Foi em 12 de janeiro de 68, enquanto George gravava a trilha sonora do filme Wonderwall.

Trechos da gravação em Mumbai, com instruções de George

Ouça, então, esta lista dos inusitados instrumentos indianos que tocaram. Apenas eles tocaram e foram ouvidos neste clássico dos Beatles!

o sarod

o tabla,

o pakhavaj

o surbahar

o santur

o shehnai

o tar sahnai

o dholak, harmonium

o e  sitar

Esta última, a nossa conhecida cítara. Desses, apenas a cítara, a tabla (indianos) haviam sido usados nas outras canções 'indianas' de George (Love You To e Within You Withput You). Nelas, conhecemos também o tamboura e o swarmandhal. Na volta para Londres, em 6 e 8 de fevereiro, três Beatles estavam disponíveis para acrescentar vocais.    

 

Arrive without travelling (George dobrado)

See all without looking (George)

Do all without doing (e aí é George, John e Paul)

Foi a primeira vez que George teve a distinção de um compacto! Ela foi o Lado B de Lady Madonna. Em minha opinião, The Inner Light é a mais linda das 3 canções 'indianas' que George compôs na época dos Beatles. Tanto que foi a escolhida, do gênero, para constar na homenagem que lhe fizeram, um ano após sua morte, no Concert for George, com a presença de Anoushka Shankar, filha de Ravi,  o mentor do compositor em assuntos indianos, Dá pra sentir o clima daquele extraordinário show do Albert Hall. O enorme retrato de George abençoando, a viúva Olívia ali sentada ao lado do padrinho Ravi Shankar, recepcionando Jeff Lynne, grande amigo de George, que faria o vocal. É pra se ter uma ideia da grandiosidade de uma cítara bem tocada, além daquela encantadora flautinha encantadora de naja, um Shehnai. Sensacional! Quem conseguir ver, dá pra se ter uma rápida visão do filho de George, Dhani, de branco, tocando o harmônio, e fazendo um backing vocal.

The Inner Light do Concert for George

Como última informação, The Inner Light também é o nome de um episódio de Jornada nas Estrelas - Nova Geração,

Trilha sonora do episódio.

... nomeado e inspirado na canção de George. Nele, o Capitão Picard está imerso em descobertas de sua mente! Bastante apropriado! Ademais, o que os tripulantes da Enterprise fazem no futuro é 'arrive without travelling', não é? Santo teletransporte!!!

Beam me up, Georgie!!! 

A canção inteira... The Inner Light

No próximo capítulo, o George Maduro!

Até lá!




Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 
  28. Neste LINK Análise Temática de Honey Pie
  29. Neste LINK Análise Temática de Yer Blues 
  30. Neste LINK Análise de Birthday
  31. Neste LINK Análise temática de Yellow Submarine
  32. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - As Covers
  33. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 1
  34. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 2
  35. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 3
  36. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 4

Um comentário:

  1. Foi muito bom conhecer a influência da música indiana na composição artística de George Harrison, nos Beatles; nos Roling Stones, Yardbirds, Donovsn e em outros.
    George se transformou profundamente com a viagem à Índia, e passou a tocar os instrumentos daquele paîs, com destaque em Revólver e Sgt. Pepper.
    Vera Mussi

    ResponderExcluir