-

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Tár e Banshees

Bem, se tiverem a curiosidade, passem ali na Seção de Marcadores (assuntos), ali à direita da tela, e notem.

Esta postagem que estão a ler é a 300ª sobre Cinema deste blog que os acompanha já há 12 anos e pico.

Veja bem, isso não quer dizer que eu tenha feito 299 resenhas de filme, não, bem longe disso... É que funciona assim o tal Marcador: quando eu menciono algum filme e ele é importante ao enredo do post, eu coloco Cinema como um dos Assuntos Referidos no post. Por exemplo, o primeiro que verão, ao selecionarem o Marcador Cinema, é o relato de minha pneumonia, lá de 2012, em que eu mencionei alguns filmes que me ajudadram a passar o tempo. Eu o republiquei por conta de uma referência de um amigo sobre a doença. Aliás, está muito divertido, se quiserem, é só chegar lá para ler.

Mas, enfim, vou celebrar esse marco tricentenário com uma resenha dupla, falando brevemente sobre dois filmes que vi,  multi-indicados ao Oscar de 2023.

O primeiro é Tár, que vi na semana passada, mas não escrevi imediatamente sobre ele porque saí de lá meio assim-assim, mas reconhecendo ser um excelente filme. Cate Blanchett arrasa como a Maestro (assim mesmo!) e merece cada centimetro da indicação, se indicações forem medidas em centímetros. Encenar Maestros requer muito treino, para não transparecer falsidade, e os especialistas aprovaram seus movimentos com louvor. E toca piano, mesmo não sendo pianista! E como comanda a Filarmônica de Berlim, desenvolve-se em perfeito alemão em muitos trechos. Dizem que deve ganhar seu 2º Oscar como Melhor Atriz, mas não consigo opinar sem ver as demais candidatas. Ela já levou o Globo de Ouro deste ano de Melhor Atriz em Drama!

Sobre o assim-assim, defini melhor esse sentimento quando soube que um Bonequinho d'O Globo aplaudiu sentado e um outro estava dormindo. Olha, difícil eu concordar tanto com essa famosa seção do maior jornal do Rio. É uma combinação de sentimentos pois, se por um lado a gente vê o cuidado na direção das cenas, a fotografia,  o enredo, mostrando o poder que um grande maestro tem sobre seus comandados, às vezes beirando o estrelismo, a ditadura, fazendo a gente pensar tratar-se de um personagem real, por outro lado, o filme é parado.... bem parado .... e longo... muito longo.... 40 minutos a menos não iriam fazer falta... Os outros Oscars a que concorre são Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Montagem. Peço que atentem para os longos créditos iniciais que mais parecem finais, com uma canção oriental estranha ao fundo. Entenderão a razão!

E ontem, fui assistir aos Banshees de Inisherin, explicando logo o título, que felizmente não foi reinventado para a eibição no Brasil: Banshees são figuras lendárias na Irlanda, entidades premonitórias de desgraças, e Inisherim é uma ilha fictícia na costa irlandesa, entenderão de onde surge durante o filme. A ação se passa em 1923, exatamente 100 anos atrás, quando o continente do país estava imerso em uma Guerra Civil. Você sai do cinema feliz por ter visto úm ótimo filme, merecedor de 5 indicações ao Oscar (Filme, Diretor, Roteiro Original, Montagem e Trilha Sonoa), com notáveis atuações, 4 delas aclamadas com outras 4 indicações da Academia (Ator - Atriz Coadjuvante - E DUAS de Ator Coadjuvante!!), mas não sabe se acabou de ver uma comédia ou um drama.... É uma comédia dramática ... ou um drama engraçado. O Globo de Ouro o classificou para concorrer na classe Comédia ou Musical, mas sinceramente, acho que está mais para drama, afinal você não sai da sala com um sorriso no rosto, apesar de ter rido em muitas ocasiões.

Colin Farrell, que levou o Globo de Ouro 2023 de Melhor Ator em sua categoria, é o simplório Pádraic Súilleabháin (tive que copiar-colar), que vive com sua irmã (outro nome esquisito) numa casa isolada da ilha, tratando de suas poucas vacas que lhe dão o sustento, na companhia de um cavalo e uma jumentinha fofa, que tem uma amizade com o personagem de Brendan Gleeson, um violinista mais velho que também tem um cachorrinho fofo, só que não, a tal amizade já começa abalada, e o filme gira todo em cima disso, com nosso herói inconformado com a situação, que leva a contornos surpreendentes!! Merece todo meu aplauso, mas, ó, não use este filme pra treinar seu ouvido em inglês! Sem legenda,  você entenderá no máximo 5% dos diálogos. Ô sotaque terrível.

Fiquei feliz em subir minha lista a 8 FIlmes indicados ao Oscar de Melhor Filme em 2023!
.

4 comentários:

  1. Bom dia, Homerix!

    Felicitações pelo marco notável. Suas postagens sobre filmes têm sido a minha referência, dado que o tal bonequinho do Globo pouco ou nada me motiva.

    ResponderExcluir
  2. O dia que esse bonequinho da Globo conhecer seus comentários, ele cairá num profundo estado de depressão que não conseguirá bater palmas bem para “o silêncio dos inicentes”, ou seja, será o fim do bonequinho . Excelentes comentários meu amigo.
    Forte Abraço
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir
  3. “Silêncio dos Inocentes “ ( corrigindo)
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir