Esta é a 33ª edição de OUÇA e LEIA,
onde você ouve uma historinha minha
e lê o que está ouvindo
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Olá, viajantes do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!
A carreira de George Harrison nos Beatles
Capítulo 2: O
George Romântico
Parte 2: Rubber
Soul e Revolver
Início de Think For Yourself
George Harrison finalmente se consolida como a terceira força
compositora dos Beatles, com duas contribuições no 6° disco da banda, repetindo
o feito de HELP!, apenas quatro meses antes. E suas canções já eram conhecidas
como Harrisongs! E abre sua participação com uma pérola, tanto em letra como em
música. Aqui, ele descasca duramente com uma ex-namorada, que não se pode
identificar com ninguém em especial, muito menos com Pattie Boyd, com quem ele
estava in love, e com quem se casaria meses depois. Em uma
entrevista bem posterior, ele disfarça, e diz que era uma mensagem política, e
que a entidade vítima de suas declarações seria o próprio governo.
Não, eu acho que não! Tem certas coisas que não se falam para uma
entidade, tipo, ‘fique com sua mente ruinosa’, ‘acabe-se em seu
egoísmo’, e até o nome da canção ‘pense por você mesmo’, enfim, era
uma garota que o havia magoado profundamente E PRONTO! Ampliando um pouco
o conceito, George dava uma mensagem a todas as pessoas, para que pensem menos
em si mesmas e mais nos outros, uma espécie de começo de uma revolução
espiritual, de sua fase indiana. Seguindo a política de seus
parceiros maiorais, George não repete letra nos 3 versos da canção.
Beatles ensaiando Think For Yourself
A base da canção tinha apenas George no ritmo, Paul no baixo e Ringo na bateria, John chegou apenas nos overdubs, no órgão, esmurrando os acordes oito vezes a cada passagem! Gosto muito da batida sincopada de Ringo no segundo refrão, que infelizmente ele se esquece de fazer nos demais. Sua percussão é enriquecida com pandeirolas nos versos e maracas dobradas nos refrões. E, ponto altíssimo nos overdubs, Paul repete, praticamente, sua linha de baixo, porém usando uma caixa de ‘fuzz’, uma fuzz box, alterando o som de seu instrumento de forma marcante, conferindo-lhe um ar eletrônico, na primeira vez que utilizavam esse recurso, que foi copiado por muitas outras bandas.
Paul Fuzz Box
Paul e John completam harmonia tripla nas segundas frases dos versos, e
apenas Paul acompanha George no refrão, após o solo da primeira frase
“Do what you want to do”
“And know where you’re going to”,
com a costumeira qualidade vocal Beatle, incomparável! Ao vivo? Nunca
foi tocada!
Think Yourself
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If I Needed Someone quase inteira
If I Needed Someone,
a 3ª inédita de George em Revolver, é uma paquera, mas veja que George não está
lá assim muito interessado em alguém específico, “Carve your number on my wall and maybe you will get a call from
me, if I needed someone” ou seja, se ele
precisar de alguém e ele tiver o telefone dela GRAVADO NA PAREDE DELE (olha que
dificuldade!), ele poderá chamar. Ou ainda em “If I had some more time to spend, than I guess I'd be with you
my friend, if I needed someone”, ou seja, se ele
não tiver nada o que fazer, pode ser que ele esteja com ela. Essa postura,
muito devida ao intenso assédio que os quatro sofriam, mesmo comprometidos com
namoradas ou esposas, a oferta era grande. Nas pontes, ele até fala que a
garota chegou em má hora, porque ele está apaixonado, mas quem sabe, depois ela
tenha uma chance!
Ponte inteira: “Have you come some other
day… too much in love”!
Ou seja, em
permanente estado de paquera, mantendo uma fila...
A canção foi a primeira de George gravada para Rubber Soul, mas acabou no Lado B. Foi Think For Yourself que teve a distinção do Lado A. Ela necessitou duas sessões de gravação, a primeira para a base, com George na guitarra solo, John na base, Paul no baixo, Ringo na bateria, ou seja, bem padrão, com a notável posição do CAPO lá em cima, no 7° traste da guitarra do compositor.
Detalhe da guitarra, CAPO no 7º traste
No segundo dia, George
acrescentou algumas notas de sua guitarra, Ringo acrescentou um pandeiro
importante, primeiro calmamente, nos versos, depois acelerado nas pontes (“Had you come some other day, then it might not have been like
this, but you see now I'm too much in love”). Note a ausência de rimas e uma interessante disritmia: a
última palavra cantada da primeira frase ("then") é na verdade a
primeira da frase seguinte. Sabe como se chama isso? Eu também não, apenas
achei muito interessante! E voltando aos overdubs, finalmente, claro,
entram os já tradicionalmente estupendos vocais dos Beatles. O vocal principal de
George é quase todo levemente sincopado, ou seja, sílabas cantadas fora da
batida principal, coisa rara. Nos versos, George canta sozinho apenas na
primeira vez em que o título é cantado, e depois, a cavalaria de John e Paul
chega e não larga mais, ao longo de todos os versos, Paul na harmonia aguda,
John na grave.
Harmonia vocal da 1ª frase do 2º verso “If I had some more time… someone!
Inclusive no verso
instrumental, quando os três atacam nos aaaaa’s, quatro vezes. Nas pontes, é
George sozinho de novo, com vocal dobrado, e com a companhia fundamental do
pandeiro desembestado de Ringo!!
A canção foi a ÚNICA composta por George que foi tocada ao vivo
pelos Beatles, e foram muitas vezes! Ela foi tocada na excursão europeia, na
excursão mundial, e na excursão americana. George também a tocou em seu último
show solo ao vivo, na excursão ao Japão, em 1991, quando sua banda teve o
auxílio luxuoso de um certo Eric Clapton, e sua Psycho Guitar.
Trecho de If I Needed Someone em Tokyo com Eric Clapton (espetacular)
Início
de I Want To Tell You
I Want To Tell You é a 3ª canção de George em Revolver (um marco em sua história Beatle), ele está cheio de coisas pra falar quando está com ela, mas as palavras parecem sumir quando ela se aproxima, as coisas começam a atrapalhar. E então, ele se resigna: "Está tudo certo! Talvez da próxima vez eu consiga!" Pobre George! Mas é apenas um personagem.... ele não parecia ser assim, tímido, na vida real, quando abordou Pattie Boyd, nas filmagens de A Hard Day's Night, por exemplo. No momento da composição, ela já era Mrs. Harrison.
Bem, George podia demorar a
entregar uma canção mas quando o fazia, entregava perfeição: são quatro versos
diferentes um do outro e também duas pontes contando uma história cada uma! Ah,
sim, há uma repetição, mas é de uma frase ("I
don't mind, I could wait forever, I've got time").
A base é George na guitarra, Ringo na bateria e Paul no ... piano! Sim, sim,começava um período em que Paul preferia deixar sua linha de baixo para os overdubs, onde podia se dedicar mais, e entregar uma coisa mais bojuda! E Paul era o melhor pianista da banda! Assim, foi, mas ele colocou o baixo só na sessão seguinte. Antes, vieram o chocalho de Ringo, o pandeiro de John (sim, ele toca algo!) por vezes com energia dobrada, e as harmonias vocais de John e Paul!
Harmonias vocais de George, John e Paul
Notáveis são o riff de entrada da guitarra de George chegando de longe, e repetido ao longo da canção, e finalizando-a, brilhante.. e o piano de Paul num acorde dissonante, na segunda metade de todos os versos ("When you're here..." e "It's all right ...." e duas vezes "I don't mind...") e no ataque numa nota só anunciando o verso seguinte ou a ponte! Brilhante!
Claro que nada foi tocado ao
vivo, felizmente George nos brindou num show no Japão em 1991, sua segunda e
última excursão da carreira solo!
I Want To Tell You no Japão
No próximo capítulo, as últimas canções do George Romântico
Até lá!
Na próxima semana, Mais George Romântico
Até lá!
Demais edições do OUÇA e LEIA
- Neste LINK - A Origem dos Beatles
- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
- Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko
- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
- Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps
- Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)
- Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo
- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
- Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária
- Neste LINK - A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
- Neste LINK - Os Números nas Canções dos Beatles
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