-

sábado, 10 de setembro de 2022

OUÇA E LEIA - O George Romântico, Parte 2

 Esta é a 33ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha 

e lê o que está ouvindo


Clique neste 
LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

______________________________

Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

A carreira de George Harrison nos Beatles

Capítulo 2: O George Romântico

Parte 2: Rubber Soul e Revolver

Início de Think For Yourself

George Harrison finalmente se consolida como a terceira força compositora dos Beatles, com duas contribuições no 6° disco da banda, repetindo o feito de HELP!, apenas quatro meses antes. E suas canções já eram conhecidas como Harrisongs! E abre sua participação com uma pérola, tanto em letra como em música. Aqui, ele descasca duramente com uma ex-namorada, que não se pode identificar com ninguém em especial, muito menos com Pattie Boyd, com quem ele estava in love, e com quem se casaria meses depois. Em uma entrevista bem posterior, ele disfarça, e diz que era uma mensagem política, e que a entidade vítima de suas declarações seria o próprio governo.      

Não, eu acho que não! Tem certas coisas que não se falam para uma entidade, tipo, ‘fique com sua mente ruinosa’, ‘acabe-se em seu egoísmo’, e até o nome da canção ‘pense por você mesmo’, enfim, era uma garota que o havia magoado profundamente E PRONTO! Ampliando um pouco o conceito, George dava uma mensagem a todas as pessoas, para que pensem menos em si mesmas e mais nos outros, uma espécie de começo de uma revolução espiritual, de sua fase indiana.  Seguindo a política de seus parceiros maiorais, George não repete letra nos 3 versos da canção.

Beatles ensaiando Think For Yourself 

A base da canção tinha apenas George no ritmo, Paul no baixo e Ringo na bateria, John chegou apenas nos overdubs, no órgão, esmurrando os acordes oito vezes a cada passagem! Gosto muito da batida sincopada de Ringo no segundo refrão, que infelizmente ele se esquece de fazer nos demais. Sua percussão é enriquecida com pandeirolas nos versos e maracas dobradas nos refrões. E, ponto altíssimo nos overdubs, Paul repete, praticamente, sua linha de baixo, porém usando uma caixa de ‘fuzz’, uma fuzz box, alterando o som de seu instrumento de forma marcante, conferindo-lhe um ar eletrônico, na primeira vez que utilizavam esse recurso, que foi copiado por muitas outras bandas. 


Paul Fuzz Box

Paul e John completam harmonia tripla nas segundas frases dos versos, e apenas Paul acompanha George no refrão, após o solo da primeira frase

“Do what you want to do” “And know where you’re going to”,

com a costumeira qualidade vocal Beatle, incomparável! Ao vivo? Nunca foi tocada!

Think Yourself

_____________ 

        If I Needed Someone quase inteira

If I Needed Someone, a 3ª inédita de George em Revolver, é uma paquera, mas veja que George não está lá assim muito interessado em alguém específico, “Carve your number on my wall and maybe you will get a call from me, if I needed someone” ou seja, se ele precisar de alguém e ele tiver o telefone dela GRAVADO NA PAREDE DELE (olha que dificuldade!), ele poderá chamar. Ou ainda em “If I had some more time to spend, than I guess I'd be with you my friend, if I needed someone”, ou seja, se ele não tiver nada o que fazer, pode ser que ele esteja com ela. Essa postura, muito devida ao intenso assédio que os quatro sofriam, mesmo comprometidos com namoradas ou esposas, a oferta era grande. Nas pontes, ele até fala que a garota chegou em má hora, porque ele está apaixonado, mas quem sabe, depois ela tenha uma chance!

Ponte inteira: “Have you come some other day… too much in love”!

Ou seja, em permanente estado de paquera, mantendo uma fila...

A canção foi a primeira de George gravada para Rubber Soul, mas acabou no Lado B. Foi Think For Yourself que teve a distinção do Lado A. Ela necessitou duas sessões de gravação, a primeira para a base, com George na guitarra solo, John na base, Paul no baixo, Ringo na bateria, ou seja, bem padrão, com a notável posição do CAPO lá em cima, no 7° traste da guitarra do compositor. 

Detalhe da guitarra, CAPO no 7º traste

No segundo dia, George acrescentou algumas notas de sua guitarra, Ringo acrescentou um pandeiro importante, primeiro calmamente, nos versos, depois acelerado nas pontes (“Had you come some other day, then it might not have been like this, but you see now I'm too much in love”). Note a ausência de rimas e uma interessante disritmia: a última palavra cantada da primeira frase ("then") é na verdade a primeira da frase seguinte. Sabe como se chama isso? Eu também não, apenas achei muito interessante! E voltando aos overdubs, finalmente, claro, entram os já tradicionalmente estupendos vocais dos Beatles. O vocal principal de George é quase todo levemente sincopado, ou seja, sílabas cantadas fora da batida principal, coisa rara. Nos versos, George canta sozinho apenas na primeira vez em que o título é cantado, e depois, a cavalaria de John e Paul chega e não larga mais, ao longo de todos os versos, Paul na harmonia aguda, John na grave.

Harmonia vocal da 1ª frase do 2º verso “If I had some more time… someone! 

Inclusive no verso instrumental, quando os três atacam nos aaaaa’s, quatro vezes. Nas pontes, é George sozinho de novo, com vocal dobrado, e com a companhia fundamental do pandeiro desembestado de Ringo!!

A canção foi a ÚNICA composta por George que foi tocada ao vivo pelos Beatles, e foram muitas vezes! Ela foi tocada na excursão europeia, na excursão mundial, e na excursão americana. George também a tocou em seu último show solo ao vivo, na excursão ao Japão, em 1991,  quando sua banda teve o auxílio luxuoso de um certo Eric Clapton, e sua Psycho Guitar.

 

Trecho de If I Needed Someone em Tokyo com Eric Clapton (espetacular)

  

Início de I Want To Tell You

I Want To Tell You é a 3ª canção de George em Revolver (um marco em sua história Beatle),  ele está cheio de coisas pra falar quando  está com ela, mas as palavras parecem sumir quando ela se aproxima, as coisas começam a atrapalhar. E então, ele se resigna: "Está tudo certo! Talvez da próxima vez eu consiga!" Pobre George!   Mas é apenas um personagem.... ele não parecia ser assim, tímido, na vida real, quando abordou Pattie Boyd, nas filmagens de A Hard Day's Night, por exemplo. No momento da composição, ela já era Mrs. Harrison. 

Bem, George podia demorar a entregar uma canção mas quando o fazia, entregava perfeição: são quatro versos diferentes um do outro e também duas pontes contando uma história cada uma! Ah, sim, há uma repetição, mas é de uma frase ("I don't mind, I could wait forever, I've got time")

A base é George na guitarra, Ringo na bateria e Paul no ... piano! Sim, sim,começava um período em que Paul preferia deixar sua linha de baixo para os overdubs, onde podia se dedicar mais, e entregar uma coisa mais bojuda! E Paul era o melhor pianista da banda! Assim, foi, mas ele colocou o baixo só na sessão seguinte. Antes, vieram o chocalho de Ringo, o pandeiro de John (sim, ele toca algo!) por vezes com energia dobrada, e as harmonias vocais de John e Paul! 

Harmonias vocais de George, John e Paul

Notáveis são o riff de entrada da guitarra de George chegando de longe, e repetido ao longo da canção, e finalizando-a, brilhante.. e o piano de Paul num acorde dissonante, na segunda metade de todos os versos ("When you're here..." e "It's all right ...." e duas vezes "I don't mind...") e no ataque numa nota só anunciando o verso seguinte ou a ponte! Brilhante! 

Claro que nada foi tocado ao vivo, felizmente George nos brindou num show no Japão em 1991, sua segunda e última excursão da carreira solo!

I Want To Tell You no Japão

 

No próximo capítulo, as últimas canções do George Romântico

Até lá!

 Na próxima semana, Mais George Romântico

Até lá!

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK Análise de Eight Days A Week
  27. Neste LINK Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite 
  28. Neste LINK Análise Temática de Honey Pie
  29. Neste LINK Análise Temática de Yer Blues 
  30. Neste LINK Análise de Birthday
  31. Neste LINK Análise temática de Yellow Submarine
  32. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - As Covers
  33. Neste LINK O George Harrison dos Beatles - O George Romântico Parte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário