-

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

OUÇA e LEIA Medley 0 1

 

Primeiro de 5 capítulos da Série "O Medley de Abbey Road"

Apresentada no Programa Submarino Angolano

da Rádio Luanda Antena Comercial.

Chama-se Medley 0 1 porque cobre a origem do Medley e sua Canção Nº 1

Aqui, o áudio, para que OUÇA, neste LINK

Abaixo, a transcrição, para que LEIA, na verdade, a origem do áudio!

_______________________________________


Olá, viajantes do Submarino Angolano, 

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!


As Canções do Medley de Abbey Road


O grande LP Abbey Road, último a ser gravado pelos Beatles pode ser dividido em duas grandes categorias: as 8 cancões normais, com começo e fim bem definidos, e com aquele espacinho entre elas, e as 9 canções do Medley, que são ligadas umas às outras. Vamos nos dedicar e estudar este medley, em 5 capítulos! Note um sutil detalhe: o termo é aplicável a uma mistura de canções ou partes de canções EXISTENTES, conhecidas, já previamente gravadas e lançadas. A novidade dos Beatles, é que as canções seriam gravadas e lançadas como parte de um medley. Apesar de não ser uma novidade! Afinal, Paul teve a ideia por causa de um certo Keith West fizera algo parecido, mas ninguém se lembra dele. A intenção original era lançar a novidade como um dos lados do disco que sairia do Projeto Get Back, do início de 1969. Com a desistência, engavetamento do Projeto, após o show do terraço, a peça foi junto para a prateleira. Porém, voltou com força em maio, quando se decidiu voltar aos estúdios da EMI para gravação de um novo LP. O medley voltou com força e com tanta força que ele estaria no Lado A do novo disco.

John abraçou o projeto, chegou a dar declarações sobre ele (depois, desanimou-se). Ele já tinha duas canções tentadas para o Álbum Branco no ano anterior, e criou mais uma para a montagem de canções, como ele chamou. Paul apresentou logo de cara um sub-medley de quatro canções para abrir a peça, e compôs outras cinco. Total de nove canções. Seis delas, ensaiadas ainda em janeiro, foram engavetadas com as demais do projeto e gravadas oficialmente a partir de primeiro de julho, em Abbey Road. 

Das 9 canções, seis foram gravadas em pares, 2 com 3, 4 com 5, 6 com 7, retratando AO VIVO o espírito do medley. As nove canções formam um conjunto uno, que espantou a críticos e ouvintes, ao perceberem que não havia espaço entre elas na bolacha. A coisa é tão bem conectada que é considerada como uma unidade. Por exemplo, a revista Rolling Stone, quando faz o ranking das Melhores Canções dos Beatles, coloca o medley em uma posição, e não cada uma de suas nove componentes. O conjunto é mais forte que cada uma das partes. Um verdadeiro caldeirão!

E agora, vamos a elas.


Canção 1: You Never Give Me Your Money (Paul McCartney)

Trecho inicial de YNGMYM

Além de iniciar o maior medley da história da música, a primeira de 9 canções, não é UMA canção, mas ela própria é um medley de QUATRO canções, cada uma com um assunto diferente, sem conexão temática entre elas. Paul gostou tanto da ideia que fez várias vezes em sua carreira solo. Logo no 2º álbum, RAM, temos Uncle Albert/Admiral Halsey, depois, a própria Band On The Run, que é um medley de 3 canções e finalmente o LP Red Rose Speedway termina com um medley de 4 canções.

Voltemos ao medley em questão, de fato um medley dentro do medley. No 1º trecho, Paul reclama: "Você nunca me dá seu dinheiro. Você só me dá um funny paper. E quando a gente negocia, você cai em prantos. Eu nunca lhe dei meu número, eu só lhe contei de minha situação". A menção a 'dinheiro' e a 'funny paper' que pode ser considerado como 'documento', refletia a época em que eles estavam, discutindo relações comerciais, sendo gerenciados por empresários que não lhes davam o dinheiro, então a "situation" se referia à situação financeira!! A reclamação seria direcionada a Allen Klein, que começava a administrar as finanças da banda.

A 2ª canção interna começa por "Out of college, money spent, see no future, pay no rent, all the money gone, nowhere to go"

Áudio deste trecho "Out of college..."

fala das dificuldades de um recém-formado, sem dinheiro e sem saber pra onde ir, uma observação social. No 3º trecho, que tem nada a ver com os outros dois ele diz: "One sweet dream, pick up the bags and get in the limousine, soon we'll be away from here, step on the gas and wipe that tear away",

Áudio deste trecho "One sweet dream..." 

vem a ser uma inspiração de sua esposa Linda, com quem havia acabado de se casar e que gostava quando mais jovem, de sair sem destino, e colocava o pé no acelerador ("step on the gas"), só que a "limousine" que rima com "dream" reflete melhor o estado de milionário do agora maridão. Numa 4ª seção tem a brincadeira infantil rimada "One two three four five six seven, All good children go to heaven",

Áudio deste trecho "One two three four five..."

orientando ritmadamente um pular de corda. Enfim, uma salada, como a que John fez em Happiness Is a Warm Gun, um ano antes. Então, sendo a canção uma montagem de sons, não faz sentido identificar sua estrutura, falar sobre versos, pontes e refrões. No início, até se identificariam dois versos, começando por "You never give me your money" e "I never give you my number", mas como se trata de uma letra que para por aí, nem isso dá pra fazer. Essa é a cara dessa montagem de sons. E, lá adiante no super medley, vem um terceiro verso na linha daqueles primeiros, inserido em Carry That Weight "I never give you my pillow..." numa épica recorrência!

Áudio deste trecho "I never give you my pillow..."

A gravação da primeira canção do grande medley foi fora da EMI, no dia 6 de maio, no Olympic Studios, já utilizado antes em outras canções, inclusive Hey Jude. Foram gravados 36 takes!!!… com Paul ao piano, John na guitarra distorcida, George numa guitarra usando mais os tons graves, quase um baixo, e harmonizando com o piano e Ringo na bateria. O piano do terceiro trecho “Oh, that magic feeling” foi amplificado pelo já famoso Leslie Speaker.

Áudio deste trecho “Oh, that magic feeling”

O Take 30 foi considerado bom o suficiente, mas o Take 36 é bem interessante e foi lançado posteriormente, com vocal apenas de Paul, ainda sem a seção infantil, e com uma finalização extensa que vai diminuindo, fading out. Dá pra se notar logo no início o que significa o efeito do Leslie Speaker no piano: após um papo nonsense delicioso, Paul começa a tocar, mas pede à sala de controle: "Leslie out, please!". Incrível!

Áudio deste trecho "Leslie out, please"

Depois de um break de mês e meio, de descanso e projetos pessoais, em que John fez aquele segundo Bed-in, em Montreal, e teve um acidente de carro na Escócia, a canção voltou a receber esforços em 1 de julho, com apenas Paul gravando seu vocal principal. Àquela altura, já se havia decidido que o medley entraria no último álbum da banda, então sem nome. No dia 11, apenas Paul novamente, acrescentando seu baixo estonteante sobre o Take 30, na seção “Out of college...”.

Áudio do baixo de Paul

Quatro dias depois, vocais dobrados de Paul a partir de "funny paper", e ele também acrescentou sinos tubulares reforçando (e até afogando, eu diria) a guitarra de John…

Áudio do trecho instrumental do LINK

You Never Give Me Your Money (Full Instrumental Performance with Guitar) - YouTube

de 1.34 até 1:52

e George dobrou sua incrível guitarra logo a seguir até o começo do 3º trecho, que começa com "One sweet dream".

Áudio da guitarra de Geaorge

A bateria de Ringo não precisou de consertos, estava perfeita!

Áudio da bateria de Ringo

No final de julho, já com várias canções do super medley quase prontas, começou uma série de sessões para conjuminá-las num conjunto espetacular. Então, eles ficavam indo do estúdio para a sala controle e desta de volta ao chão da fábrica para acrescentar sons. Que sessões devem ter sido aquelas! Como eu queria estar lá! Então, naquele dia 30, os três cantores harmonizaram backing vocals para o 1º trecho e para a seção infantil, e Ringo tocou um pandeiro no final das frases. Àquela altura, o take de trabalho já era o 40, após algumas reduções. O trabalho final daquele dia foi discutir e acertar qual seria a transição da canção para Sun King, mas dia seguinte, ainda continuou o trabalho. Paul reforçou sua linha de baixo e foram gravados backing vocals "aaaaahhh aaaaahh" na seção “Out of college...”, e lá mesmo desistiu do efeito Leslie, e tocou ali um piano sensacional,

Áudio do trecho instrumental

ponto alto instrumental da canção, algo que soaria como aquele honky tonk piano, de Rocky Raccoon com os mesmos truques (velocidade reduzida, uma oitava abaixo, e tal). Tão especial, piano, baixo, vocal, sino, letra, que merece um destaque…

Áudio deste trecho completo

Paul ainda não estava satisfeito com a transição para Sun King e acrescentou, no dia 13 de agosto, efeitos sonoros (bolhas, grilos, pássaros, sinos, vozes, grunhidos)

Sons de ligaçãocom Sun King

e uns tape loops que ele trouxe de casa, e, como sabemos, tudo caiu como uma luva. E depois, entre operações de fita, Paul acrescentou aquele vocal "ah, ah, ah, ah, ah" antes da seção infantil.

Áudio deste vocal

Enfim, alguns meses dedicados a uma verdadeira epopeia sonora…. Ouça o resultado!

No próximo capítulo, a criação e gravação de Sun King e Mean Mr, Mustard

___________________________

Todos os Capitulos da série O Medley de Abbey Road.

 1º  Capítulo está neste LINK.

 2º  Capítulo está neste LINK. 

 3º  Capítulo está neste LINK. 

 4º  Capítulo está neste LINK. 

 5º  Capítulo está neste LINK. 

3 comentários:

  1. Ouvi antes. Imagino que seja o mesmo áudio, não? O texto é o mesmo. Você caprichou. Muitos detalhes importantes. Aqui eu tentei abrir e não consegui.

    ResponderExcluir
  2. E finalmente consegui. rs rs rs. Tive de tentar três vezes. Lição: jamais desistir.

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que aquela formatação das músicas tinha sido em razão do grupo ter acabado e eles não tivessem tido tempo para findar o disco. Santa ignorância. Excelente Homero. Laury

    ResponderExcluir