-

sábado, 19 de fevereiro de 2022

OUÇA e LEIA - Medley 4 5 - A Garota de Plástico e a Invasora de Banheiros

 

Ai ai ai esses meninos, produzindo mais uma fábula infantil...

Mas não!! São duas canções dos Beatles!

Antes de mais nada... logo mais, às 13 horas, tem o Capítulo 4

Neste link: lacluandafm.blogspot.com 

Ou neste: Rádios Online (sapo.ao)


Este é o 3º Capítulo da série O Medley de Abbey Road.

O 1º  o 2º Capítulos estão lá ao final

O novo áudio, Medley 4 5 está aqui, neste LINK

Abaixo, o texto do 3º Capítulo!

__________________________

Olá, viajantes do Submarino Angolano, 

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

As Canções do Medley de Abbey Road – Capítulo 3


Pois bem, no Capítulo 1 desta série sobre o Medley, explicamos as razões de sua existência e detalhamos a Canção You Never Give Me Your Money. No Capítulo 2, comentamos Sun King e Mean Mr. Mustard.

Este capítulo detalhará as Canções 4 e 5 do Medley, que tiveram suas bases gravadas in tandem, ou seguidas uma da outra, em 25 de julho de 1969. Vamos a elas!

Início de Polythene Pam

Canção 4: Polythene Pam

Terceira e final presença de John no espetacular medley de Abbey Road. 

Tem a mesma 'carreira' de sua antecessora Mean Mr. Mustard, em quatro estágios: 

  1. foi feita na Índia, durante o retiro espiritual dos Beatles, 
  2. não vingou no Álbum Branco, 
  3. não aconteceu no Projeto Get Back, 
  4. pra acabar, gloriosa, no medley de Abbey Road.

Apesar de John se inspirar numa menina que conheceu numa quente noite a três, que realmente se vestia em polietileno, macacão e botas (somente!), não poderia deixar de associar sua imagem ao humor. E quando soube que o nome Pam foi tirado por similaridade a uma garota de Liverpool, que tinha o apelido Polythene Pat, porque literalmente 'comia' polietileno, aí confirmamos o meu diagnóstico. E aí surgiu uma de quatro Funny Stories da carreira de John, sendo as duas primeiras lançadas no Álbum Branco (TCS of Bungallow Bill e Happiness Is A Warm Gun), além de sua companheira de medley, a do Malvado Sr. Mostarda!

John apresentara sua canção ao grupo no final de maio de 1968, nas famosas sessões de Esher, casa de George, onde combinaram os trabalhos para o Álbum Branco. Ali, ela já tinha aquela mesma estrutura, dois versos apenas, com quase a mesma letra que vemos na versão final, o Verso 1 apresentando "Polythene Pam, good looking but she looks like a man", e no Verso 2 dando-lhe mais características, "de salto alto e saiote escocês, vestida para arrasar" e notando como ela era bem torneada.

Esher Demo de Polythene PAM.

As linhas em que afirmava que "a garota por si só é notícia", da versão final, só viriam depois. Na verdade, o News of The World era um tabloide da época, de fofocas. Devo destacar que é preciso ter um inglês acima da média para cantar aquela metralhadora de sílabas, me enrolo todo. "Yes you could say she was attractively built… yeah yeah yeah". Difícil!

O fato é que ela não vingou para o Álbum Branco e foi ensaiada em apenas uma sessão, em 24 de janeiro, no projeto Get Back, mas nem John nem os demais, todos em seus instrumentos tradicionais, sentiram firmeza na canção nesse estágio, e ela foi para a prateleira. Mas teria a glória de integrar o famoso medley, na posição 4.

Na posição 5, viria uma canção de Paul, She Came In Through The Bathroom Window

Primeira de um sprint de cinco canções de Paul que fecham o fantástico medley, ela é recebida por um 'Look out' de John ao final de Polythene Pam.

Trecho descendente da guitarra de George com o Look Out de John

A imagem de alguém entrando pela janela do banheiro é de um humor fenomenal. O movimento de invasão ocorreu. Uma das Apple Scruffs, que cercavam os Beatles, encontrou uma brecha pela escada de incêndio da casa de Paul, literalmente entrando pela janelinha, e abriu a porta da frente para as demais. Há entrevistas com a invasora, que se orgulhava do ato. Paul vinha 'cantando' essas fãs invasivas desde Fixing A Hole, dois anos antes, em Sgt.Pepper's.

Na letra, Paul dá à ocorrência outra interpretação, numa estrutura básica de verso-refrão-verso-verso-refrão. A garota seria alguém que chegou na vida do sujeito, assim, de paraquedas, pra agitar sua vida. No caso, ela, uma dançarina batalhadora e ele um oficial da polícia.

Outra interpretação doida rola: 'protected by a silver spoon' do 1º verso, a tal 'colher de prata' é equivalente ao nosso 'berço de ouro', a mulher em questão já seria rica, mas mimada pois ainda 'chupava o dedo' em 'but now she thucks her thomb and wanders', o que se encaixaria com sua esposa Linda, herdeira da família Eastman, e que teria, na ocasião, invadido o mundo de Paul, que no refrão pergunta “Didn't anybody tell her?” ... ninguém contou a ela?, e os Sundays e Mondays ao telefone seria Linda reclamando onde havia se metido!! Uau! A imaginação vai looonge!!

No Verso 2, ele volta à dançarina que trabalha muito, e emenda, sem repetir o refrão para diminuir a duração da canção por estar em um medley, o Verso 3, cuja ideia veio de uma viagem de Paul a New York, quando leu o crachá do motorista de táxi, que dizia "Eugene Quits, New York PD", e então criou o "And so I quit the Police Department and got myself a steady job", muito engraçado, e foi a deixa pra rimar com um "She could steal, but she could not rob", voltando às garotas invasoras, que teriam furtado, mas não com violência. É até uma aula de inglês, com a mesma diferença entre furto e roubo, que temos aqui.

A canção foi tentada também no Projeto Get Back, sendo ensaiada mais de 20 vezes em cinco sessões, com John num piano acústico, depois elétrico, e os demais em seus instrumentos usuais.

SCITBW do Projeto Get Back

Mesmo assim, não sentiram firmeza na canção nesse estágio, e lá se foi mais uma pra prateleira. Quase seis meses depois, e já no último mês de gravação de Abbey Road, as duas canções retornaram ao chão de fábrica assoalhado do Estúdio 2 da EMI, rumo à glória de integrarem o famoso medley, nas posições 4 e 5.

Foi no dia 25 de julho, numa tarde muito inspirada, quando John e Paul, lideraram, cada um em sua canção, seus companheiros, em 39 takes. Era John no violão 12 cordas, Paul no baixo, George na guitarra solo, e Ringo em sua bateria. Após duas horas de discussões sobre arranjo, embrenharam-se em genial sessão. Um daqueles takes foi lançado na celebração dos 50 anos de Abbey Road. Ouça aqui, e participe de uma memorável sessão. Note as falas de Paul incitando os demais a fazerem suas partes. 

Take 27 inteiro com PP e SCITTBW

Entretanto, dessa feita, John não ficou satisfeito com a bateria de Ringo e pediu para melhorá-la. Paul ajudou o amigo, e Ringo passou as duas horas seguintes aperfeiçoando a tocada nos tom-tom's. No mesmo dia, de noite, a caminho da madrugada, vieram os overdubs iniciais, primeiro do vocal principal de John, acrescentando o "Yeah Yeah Yeah" entre versos, e Paul melhorando sua linha de baixo.

Mais três dias e vieram mais overdubs, com George melhorando a transição para a próxima canção em sua guitarra e Ringo acrescentado pandeiro, maracas e cowbell na canção 4,

Trecho com maracas e cowbell logo antes do fim

e a canção 5 também teve Ringo acrescentado pandeiro, maracas, algumas palmas, e também George e John refazendo suas guitarras.

Só no dia final dedicado ao medley, 30 de julho, dentre vários overdubs em várias canções, John, Paul e George acrescentaram vocais aos versos da Canção 4, e harmonias com John nos "Yeah Yeah Yeah", e também harmonizaram no refrão da Canção 5. Foi ali que John gritou aquele "Oh Look out!!" aceito de imediato como ótimo, e mantido na versão final,

O resultado final foi estonteante!

Polythene Pam e She Came In Through The Bathroom Window

PRÓXIMO CAPÌTULO falará de Golden Slumbers e Carry That Weight

Um abraço aos ouvintes da LAC Luanda Antena Comercial e até para a semana

______________________

Todos os Capitulos da série O Medley de Abbey Road.

 1º  Capítulo está neste LINK.

 2º  Capítulo está neste LINK. 

 3º  Capítulo está neste LINK. 

 4º  Capítulo está neste LINK. 

 5º  Capítulo está neste LINK. 

Um comentário:

  1. Ouvi pela segunda vez, sempre revelador e especial cada audição explicada. Parabéns. Laury

    ResponderExcluir