-

domingo, 20 de fevereiro de 2022

OUÇA e LEIA - Medley 6 7 - Uma Canção de Ninar e uma Profecia

Antes de mais nada... todo Sábado às 13 horas, tem Submarino Angolano

Neste link: lacluandafm.blogspot.com 

Ou neste: Rádios Online (sapo.ao)


Este é o 4º Capítulo da série O Medley de Abbey Road.

Os 3 Capítulos iniciais estão lá ao final

O novo áudio, Medley 6 7, com 20 minutos, está aqui, neste LINK

Abaixo, o texto do 4º Capítulo!

__________________________

Olá, viajantes do Submarino angolano, 

Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

As Canções do Medley de Abbey Road – Capítulo 4

Pois bem, nos Capítulos anteriores detalhamos as Canções 1 a 5 do Medley

Este capítulo detalhará as Canções 6 e 7 do Medley, que tiveram suas bases gravadas in tandem, ou seguidas uma da outra, em 24 de julho. As duas eram composições de Paul McCartney. Vamos a elas!


6. Golden Slumbers

Trecho inicial de Golden Slumbers

A inspiração veio numa visita à casa de seu pai James, próximo a Liverpool, que Paul o presenteara já em 1964, aonde ele foi morar com sua nova esposa Angela e filha Ruth. Se ainda não sabem, Paul ficara órfão de mãe em 1956, o nome dela era Mary, a quem Paul se referiu em Let It Be ("Mother Mary comes to me"). Estava ele ao lado de sua meia-irmã, e viu uma pauta de uma canção, que ele não sabia passar para o piano (ele não sabia 'ler' música), mas viu a letra, e compôs sua própria melodia, com pequenas variações na letra aqui e lá. Ali nasceu o refrão: "Golden slumbers fill your eyes, ...." As rimas não são de Paul... já estavam lá. Depois, ele juntou um pedaço que veio à sua mente, e que tinha a ver com estar ali, tão próximo a Liverpool e criou o único verso da canção: "Once there was a way to get back homeward...." e seguiu com as duas últimas frases do refrão! Depois do refrão, na gravação, repete-se o primeiro verso. A idade da canção original, superior a 300 anos, afastou de Paul o receio de acusação de plágio de letra. 

Golden Slumbers viu a luz do sol, ou melhor, do inverno londrino, no dia 7 e janeiro de 1969, quando Paul a trouxe ao Twickenham Studios como proposta para o Projeto Get Back. Só ele estava presente e cantou verso-refrão-verso-refrão-verso-refrão. No dia 9, mais ensaios, agora com Ringo, mas ele não sentiu firmeza para seguir, e lá se foi ela para a prateleira por quase seis meses. 


Canção 7 Carry That Weight 

Trecho inicial de Carry That Weight

Paul diz "Menino, você vai ter que carregar esse peso por muito tempo' 

Na verdade, o 'menino' seria ele mesmo e cada um dos outros três Beatles, sendo o sucesso, aquele peso citado! Concorria o fato de que começavam os problemas comerciais que acabariam por levar ao fim da banda, e Paul previa que iriam durar os problemas de relacionamento! 

Carry That Weight veio ao mundo no dia 6 de janeiro de 1969,no Projeto Get Back. Ela tinha alguns versos quase prontos e o refrão traduzido acima, e tinha um ritmo country-western e sua intenção era dá-la para Ringo, relembrando o sucesso que foi Act Naturally com a mesma pegada! 

Paul McCartney mostra Carry That Weight para Ringo Star, jan.69

Fizeram quatro ensaios, com George no baixo e Ringo já cantando o refrão! Mas já no dia seguinte, desistiu dos versos e anexou apenas o refrão a Golden Slumbers. Só Paul estava presente e cantou verso-refrão1-verso-refrão2. No dia 9, mais ensaios, agora só com Ringo, mas ele não sentiu firmeza para seguir, e também lá se foi ela para a mesma prateleira.

Voltaram às duas canções já com a decisão de comporem um medley no último álbum da banda, já em 2 de julho. Ainda sem John, desta vez por conta do recente acidente de carro que teve com a família (John dirigia muito mal). Paul no piano, George no baixo e Ringo na bateria, fizeram 15 takes da canção, já composta com a peça seguinte do medley, Carry That Weight. Inclusive, esta última era considerada nos registros como parte de Golden Slumbers, como se fossem as duas uma só canção. O Take 15 foi um dos poucos em que o vocal de Carry That Weight foi até o fim, mas claro para ser melhorado mais tarde, para ficar do jeito que conhecemos. 

Os Takes 1 a 3 foram recuperados e lançados na celebração dos 50 anos do álbum, claro, ainda sem orquestra, só a voz de Paul, o baixo de George já bem colocado, e perceba que Paul se lembra de A Fool On The Hill, nos acordes iniciais do piano. 

Takes 1 a 3 Golden Slumbers / Carry That Weight 

No dia seguinte, e em mais duas vezes no final do mês, Paul apenas melhorou seu vocal. Ele fazia questão de ter aquela forte e rouca emissão no refrão ("smiiiiiiles awake you when you arise ..."), até mesmo para alternar com a doce leveza da canção de ninar! Paul e Ringo adicionaram vocais no refrão de Carry That Weight, ou melhor Ringo e Paul, com mais foco na voz do baterista, obedecendo ao desejo do autor de que Ringo a cantasse. Ringo acrescentou passagens de bateria e George acrescentou uma breve guitarra amplificada num Leslie.

Já nessas sessões, os registros de Abbey Road mostravam Golden Slumbers e Carry That Weight, com status de canções separadas. 

O toque de classe veio em 15 de agosto na já famosa sessão no enorme Estúdio 1, em que 5 canções de Abbey Road ganharam os arranjos orquestrais, pelas geniais mãos de George Martin, duas normais de George, e as três 'de medley' de Paul, a estas últimas sendo dedicadas três horas de gravação, com Paul atuando como produtor de suas faixas. As primeiras cordas se ouvem juntamente com a ótima nota forte do baixo de George, após "Once there was a way", e depois numa linda melodia entre frases. As notas de George são ponto alto, em todas as vezes que aparecem. As notáveis viradas de Ringo, com suaves pratos vêm no refrão. 

1º minuto orquestral de  Golden Slumbers / Carry That Weight 

As cordas acompanham o refrão, com 12 violinos, 4 violas, 4 violoncelos e um baixo, acompanhando os refrões cantados em coro uníssono pelos quatro Beatles, sim, porque John fez questão de acrescentar o seu vocal só ali, afinal o recado da letra de Paul era pra eles 4. 

Porém, o ponto alto da orquestração desta canção são os metais, primeiro tocando a melodia de um verso de You Never Give Me Your Money, que aqui funciona como uma ponte,  depois acompanhando o solo de guitarra de George que veio  em 31 de julho, com Ringo também acrescentou o sempre vigoroso tímpano de orquestra. Depois vem a ponte lindamente harmonizada por Paul e George "I never give you my pillow, I only send you my invitation, " , mas o mais marcante é o anúncio dos refrões a seguir, com quatro toques de todos os metais (as 4 trompas, os 3 trompetes, os 2 trombones) num compasso inesquecível... 

conte mentalmente 1-2-3-4

junto dos metais Pa - - PaPaPa

e agora cante com  Ringo-George-Paul-John 

Boy, you're gonna carry that weight, 

Trecho instrumental foco em Carry That Weight 

e depois repetindo, brilhantemente. 

O trio final de Paul (Golden Slumbers/Carry That Weight/The End) virou frequente presença nos shows de Paul em sua carreira solo, e eu tive a honra de ouvi-lo na primeira vez que ele a fez, na excursão em que veio ao Brasil, em 1990.

Paul não menciona isso em suas entrevistas, mas

acho que aquele tal 'peso' foi demasiado para dois deles... 

John, que foi assassinado por um lunático, 

e George, que morreu de câncer mas, um ano antes, 

foi atacado por um invasor em sua casa, levando 10 facadas!  


Enfim, venha se ninar em Golden Slumbers e profetizar em Carry That Weight

Golden Slumbers e Carry That Weight, na íntegra

______________________

Demais Capitulos da série O Medley de Abbey Road.

 1º  Capítulo está neste LINK.

 2º  Capítulo está neste LINK. 

 3º  Capítulo está neste LINK. 

 4º  Capítulo está neste LINK. 

 5º  Capítulo está neste LINK. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário