-

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Desafio dos Anos


______________________________________________

Nasci em 1958! E pude me vacinar ontem, de acordo com o cronograma da cidade do Rio de Janeiro. Publiquei a foto em minhas redes. Um amigo me disse: "Também sou de 1958 mas serei vacinado na sexta-feira, pois nasci em maio!" Então, me lembrei desta pesquisa que fiz, e da qual me orgulho.

O ano de 1958 foi pródigo em nascimentos de celebridades, além de mim e de Neusa, claro (HeHeHe): 
  • na música, Madonna, Michael Jackson, Prince, Cazuza (celebro a música);
  • no cinema, Tim Burton, Michelle Pfeiffer, Sharon Stone, Gary Oldman;
  • no jornalismo, Christiane Amanpour, Ilze Scamparini, Pedro Bial (celebro o jornalista); 
  • no esporte, Oscar Schmidt, Maguila (figura!)
  • na TV, Maitê Proença, Cássia Kiss, Edson Celulari, Cláudia Jimenez;
  • na política, ninguém menos que Marina Silva.
Estou bem acompanhado.

Descobri também, que o ano foi até nome de filme!!
O Ano Que Não Devia Terminar!!!
Veja abaixo... depois vejo do que se trata...


Quanto aos anos de nascimento, é fácil você saber quem são seus contemporâneos famosos. No meu caso, já sabia de Michael Jackson desde criancinha, pois acompanhei sua carreira desde cedo. De Madonna, soube já há muito tempo, e finalmente, Marina, nossa Maria Oscarina Marina da Silva, apenas mais recentemente, quando entrou de vez no cenário político nacional. Os demais, fui saber na famosa e espetacular Wikipedia, fonte de boa parte do meu conhecimento inútil, ou mesmo útil. Foi só colocar 'Nascidos em 1958' como tópico de busca, e estavam todos lá.

Além da lista dos mais famosos, encontrei também os nomes de Jamie Lee Curtis, Holly Hunter, Alec Baldwin, Annette Benning, Kevin Bacon, Madeleine Stowe, Viggo Mortensen, Linda Fiorentino, Mary Elisabeth Mastrantonio, se contar o cinema de Hollywood (os que conheço), ou Márcia Peltier, Leilane Neubarth, Miriam Rios, Totia Meirelles, Silvia Pfeiffer, Mônica Torres, Lúcia Veríssimo, Vitor Fasano nas celebridades brasileiras, e alguns outros menos cotados (ou desconhecidos para mim).

Pausa para atualização poética 

No ano passado embrenhei-me em um desafio de poemas, com dois amigos. Um deles faria 80 anos, e se lembrou do ano de seu nascimento, 1940, para dizer que se orgulhava por ser sanduichado entre Lennon e Pelé. Então, no clima, eu elaborei estas duas estrofes, na mesma estrutura e métrica de Camões, que eu lia naquele momento, oitava em versos decassílabos com rimas ABABABCC.

De verdade, seu ano impressiona,

Mas o meu não fica lá muito atrás,

Pois que trouxe a este mundo Madonna,

Prince,  Michael Jackson, mais que demais!

Cazuza, Bial, Maitê, só abona!

Tim Burton, Sharon Stone e muito mais!

Esqueci de dizer, de tão afoito:

Meu ano foi o Gran 58! 

 

E a lista de notáveis inda engrossa

Com fatos de que meu ano foi pleno:

·        A Taça do Mundo terminou nossa

·        Brasília fincou pá em seu terreno

·        E cá no Rio surgiu a Nova Bossa

·        Inda teve Maria Esther Bueno.

Enfim, convido então aos duelantes,

Que provem ser seus anos importantes!

 

Fim da atualização poética


Depois de esgotar a pesquisa de meu querido 1958, fui pesquisar os anos de 1957 e 1959, citados (e desprezados) em minha mensagem, e notei que o meu ano foi realmente pródigo, pois teve bem mais celebridades que faziam cocô nas fraldas, de pano, no ano em que ganhamos a nossa 1ª Copa do Mundo.


Vejam os anos vicinais:

·    Em 1957, subiu aos olhos ninguém menos que Osama Bin Laden (ok,ok,ok, também tem Christiane Torloni, Daniel Day-Lewis, Cissa Guimarães, Lília Cabral, Lucélia Santos, Christopher Lambert, Michael Clarke Duncan... ah, sim, também tem Datena e Sérgio Mallandro); 

·   Em 1959, só consegui identificar Bernardinho, Lenine, Kevin Spacey, Marcelo Tas, Sade, Magic Johnson, Guy Laliberté (1), Zeca Pagodinho e ... Evo Morales!!!!

(1) Criador do Cirque de Soleil 


Bem, claro que minha pesquisa foi muito mais superficial para estes últimos. E claro também que pode haver informação incompleta pois, não sei se você sabe, a Wikipedia é uma enciclopédia alimentada pelos internautas, e o conteúdo não é 100% garantido...

Vamos fazer o seguinte: se você estiver interessado, e quando tiver cinco minutos pra degustar uma abobrinha, entre lá no www.wikipedia.com, coloque 'Nascidos em xxxx', onde 'xxxx' é  o ano de seu nascimento, na janela apropriada, conte quantos famosos nasceram junto com você, e destaque os mais famosos. Seria até interessante fazer uma estatística. Você me manda o seu ano e eu compilo aqui.

Lembre-se, na vida há que se deixar espaço para pensar-se em coisas menos sérias.
Abraço (e .. atendendo ao primeiro comentário deste post...)

Homerix Relaxando Ventura

13 comentários:

  1. Certeza! Cadê:" abraço Homerix "Relaxando" Ventura?"

    ResponderExcluir
  2. Muito bem.... Só pra dar um gostinho a mais.... tenho o mesmo sobrenome que a Madona.

    ResponderExcluir
  3. ano do meu Marido tbbb!! E está escrito Ensina-nos ó Deus a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio...Bjkas Flavia Leal

    ResponderExcluir
  4. Homerix,

    Boa safra 58, do século passado. A soma dos algarismos resulta 13. Meu número da sorte.

    ResponderExcluir
  5. Cheguei em 1989, relativamente pouco tempo atrás. Nem reconheci muitos nomes, só Taylor Swift, Chris Brown (nada muito louv´vavel, no caso do Chris). Mas um nome não sei por que me chamou a atenção: Jake Lloyd. Fui lá ver, ele foi a própria versão infantil do poderoso Darth Vader, o fofinho Anakin Skywalker. haha

    ResponderExcluir
  6. Homerix, bom passatempo. Com a ajuda do amigo Google descobri alguns dos meus contemporaneos famosos, o primeiro vai lhe fazer inveja. Veja so quem nasceu em 1961: Barack Obama, George Clooney, Eddie Murphy, Meg Rayan, Princesa Daina, Manu Chao, Enya, Boy George, Nadia Comaneci, Carl Lewis, Fernanda Abreu, Pato Banton, Ingridi Betancourt, Bi Ribeiro (Paralamas). Nao achei nenhuma lista so de brasileiros. . .
    Abracos, Milas.

    ResponderExcluir
  7. A minha lista de celebridades nascidas no mesmo ano que eu tem uma pessoa a mais que a sua: você! ; )
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Eu vi um link que mostra o que aconteceu no ano que você nasceu: https://www.youtube.com/watch?v=kxAqTFqQZZQ , eu sou 1965. O Santos foi campeão brasileiro, o filme A Noviça Rebelde foi lançado, mas quem ganhou o Oscar de filme foi My Fair Lady. Winston Chuchil morreu, e o palhaço Tiririca nasceu!! E teve o primeiro passeio no espaço...

    ResponderExcluir
  9. Para mim um ano inesquecivel meu irmão.Você era um bebe adoravel, que fazia bico desde a maternidade.Nunca chorou a não ser por colica.E sorria...mas sorria muuuuuito..

    ResponderExcluir
  10. Em junho entro para o seleto Club dos "sexis".

    ResponderExcluir
  11. Pois é. Todos os anos gente nasce...E sempre alguns deles ficam importantes.Coisas boas acontecem todos os anos. Coisas terríveis também. Porém reconheço que seu ano foi pródigo em celebridades. Mas seu amigo...junto com John Lennon foi demais, não? E com Ringo Starr também, que não pode ser esquecido. 7 de julho de 1940. Oito anos depois nascia...eu. No mesmo dia e mês. Jim McCartney também é de 7 de julho.

    Homero, eu tenho um texto imenso sobre os acontecimentos de 1948 tanto na minha cidade como no mundo. E com lista dos nascidos no mesmo ano. Sim, há muitas celebridades. Alice Cooper, Steve Tyler, Tony Ramos, James Taylor, Arnaldo dias Batista, Cat Stevens, Neila Tavares, Brian Eno, Oliva Newton John, Marilia Gabriela, Robert Plant, Jeremy Irons, Al Gore, Lloyd Webber, o Principe Charles...

    ResponderExcluir
  12. Curioso você ter tido a mesma idéia que tive. Investigar o ano que nascemos. Eu fui fundo. Mataram Ghandi, rapaz. Mas também veio a Declaração dos Direitos Humanos.E o Estado de Israel. E a Geração Beat recebeu nome! Nasceu o SUS inglês! Veja acontecimentos de 1958 mais a fundo. Gostaria de saber mais sobre o filme mostrado. Amei a foto...Eu era apaixonada pelos rapazes de lambreta. rs rs rs.

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha dez anos quando você nasceu. E qualquer coisa lembrada daquele tempo me bate com força. Era criança...Estava terminando o curso primário. Preparando para admissão ao ginásio. Ouvindo Pat Boone direto e aprendendo inglês com ele. Uai...espera aí..Acho que sonhei com a música Stardust na noite passada.

    ResponderExcluir