-

quarta-feira, 23 de março de 2022

OUÇA e LEIA - Happiness Is A Warm Gun

Esta é a 11ª edição de OUÇA e LEIA


Clique neste LINK para ouvir

E siga lendo o texto abaixo!


Olá, Viajantes do Submarino Angolano, aqui é Homero Ventura, direto do Brasil!


Um libelo contra as Armas, num jeito super divertido.

Meus estudos sobre o universo das canções dos Beatles começaram com a identificação dos assuntos das letras de suas composições. Consegui identificar 7 Assuntos, um deles acomodou as histórias que os autores contaram. Foram 26 as Story Songs, dentre as 186 canções que compuseram. Paul foi o maior Storyteller do grupo, com 16 entradas, mas foi John quem começou, ainda em 1965, em Rubber Soul, com Nowhere Man

I1º Verso de Nowhere Man

John contou outras 9 histórias (George fez as outras duas). Quatro delas eram bem-humoradas e todas ele compôs em 1968. Duas dessas 4, entretanto, escorregaram para o ano seguinte, e saíram em Abbey Road

Final de Mean Mr Mustard

Início de Polythene PAM

As outras duas saíram no Álbum Branco, a primeira delas foi The Continuing Story of Bungalow Bill, escrachando com um caçador americano que matou um tigre, em meio a um ambiente de elevação espiritual, pois estavam na Índia, aprendendo Meditação Transcendental. Outras 17 canções que compuseram naquele período se materializaram no duplo LP.

Trecho da canção ‘So Capitain Marvel zapped in right between the eye, all the children sing: Hey Bungallow Bill, what did you kill, Bungalow Bill’

E a outra Funny Story Song é sobre a qual eu vou contar agora!


Happiness is a Warm Gun (de John Lennon)


A inspiração para John escrever esse libelo contra as armas foi de uma propaganda que tinha os dizeres do título e mostrava um revólver fumegante, após disparar um tiro. Mas a música foi banida das rádios por causa da conotação sexual de algumas palavras. O que interessa é que é uma genial canção, na verdade um medley.

Começa com uma balada sobre uma garota (‘She's not a girl who misses much tchurururururu oh yeah'... até ...'a soap impression of his wife which he ate and donated to the National Trust'), ao violão de John naquele mesmo dedilhado de Julia.

1º Verso de Julia

Profusão de frases desconexas, até mesmo pela forma como John a compôs. Dele mesmo, apenas a primeira frase, apresentando a garota. Agora, as demais, que falam em toque de veludo, em lagarto na janela, espelhos multicoloridos, botas de pregos, impressão em sabão, e outras coisas aparentemente sem relação umas com as outras, realmente nada têm umas com as outras. Foi resultado de um 'brainstorm' entre John e alguns amigos, numa noite regada a LSD, em que John provocou os demais para falarem frases que viessem na cabeça, John ia anotando, escolheu algumas, e colocou na letra. Mérito para o compositor que conseguiu colocar aquilo tudo numa métrica agradável de ser ouvida. Acho que ele era o único clean naquela noite, na verrdade.

Aí muda a batida e vem uma guitarra magnífica, distorcida, com a melodia do 2º trecho,

Guitarra distorcida de George, início do 2ºtrecho 

introduzindo ('I need a fix, cause I'm going down' ), e tudo finaliza num sensacional clima de anos 50, com os backing vocals de Paul e George, acompanhando o 'Happiness is a warm gun' de John com 'Bang Bang Shoot Shoot'. Simplesmente perfeito!

Backing vcals de Paule George

Tudo em menos de 3 minutos, com variações frequentes de tempo (Ringo teve trabalho).

A primeira vez que a canção foi mostrada aos demais foi no final de maio, na casa de George em Esher, ainda sem aquela definição de felicidade, havia apenas o segundo trecho terminando em . ‘Mother Superior jump the gun'), sendo que a Madre Superiora seria a Yoko, e o gun que ele pedia para ela jump (sacar), era o tal fix que John estava needing, e que seria uma picada de injeção de heroína, droga que o casal embarcou, e que nenhum dos outros três Beatles experimentou. John jura de pés juntos que não tinha nada a ver isso.

Demo de Esher

Bem, o fix podia ser também um drinque, aprendi isso em I'm So Tired.’

Trecho "I wonder should I get up and fix myself a drink, no no no”

Enfim ... O trecho final da canção, que dá o tom de humor a que me referi anteriormente, veio já no período que estavam já em estúdio, quando John leu um artigo de uma revista de George Martin com essa manchete. Ele achou aquilo o máximo do absurdo, e resolveu colocar mais um trecho na canção que finalmente ganhou seu nome, acompanhado pelos deliciosos bangs e shoots. E aquele trecho maravilhosamente gritado entre os 'refrões', se é que podemos chamá-los assim

Vocal gritado de John "When I hold you in my arms (oooh yeah!) and  I feel my finger on your trigger (oooh yeah!) I know you can't do me no harm  (oooh yeah!) Because HIAWG BBSS"

O tal ‘when I feel my finger on your trigger (oooh yeah!)" (quando sinto meu dedo em seu gatilho) teria um duplíssimo sentido, uma conotação sexual, pois ‘you’, (você) pode ser o revólver, ou a garota, e o trigger, seria o gatilho ou aquele órgão sexual, que dispara sensações femininas.

Após aquela mostra inicial de Esher, quase quatro meses se passaram, até que se encontraram no estúdio para ensaiar a canção, em 23 de setembro. E foi duro! Foram 45 takes, em 8 horas, muito por causa da variação de tempo entre os três trechos, bem complexo. Note que o tempo passa de 4/4 no Trecho 1 para uma valsa (3/4) no Trecho 2, volta ao 4/4 no começo do trecho final e migra para a valsa novamente, na fala gritada de John, com os "Ooo Ooooh yeah". Os entendidos notam outras microvariações, para um 5/4, um 6/4 e até um 6/8, mas meu ouvido não é treinado o suficiente para identificá-los e passar aqui pra vocês.

Bateria isolada de Ringo

Entretanto, nada se aproveitou daquele dia oficialmente! Depois de algumas horas de sono, voltaram à batalha, e foram mais 25 takes, dois dos quais foram considerados apropriados para seguirem adiante! Uma bolha num dedo de John fez com que interrompessem a sessão, e decidissem por juntar as melhores partes daqueles dois takes selecionados, e no dia seguinte, estava pronta a base da canção, com o mix dos Takes 53 e 65. Dá até pra notar, percebam um resto de ‘down’ antes de "I need a fix...", quando entra o outro take. Até essa falha é charmosa! Até então a base tinha os tradicionais duas guitarras, baixo e bateria, puro Beatles, na veia!!

E depois vieram os overdubs, John, em seu extraordinário vocal principal, Paul harmonizando na parte final do Trecho 1 a partir de "Lying with his eyes while his hands are busy working overtime..." e em uma 8ª acima em n-1 "Mother Superior jump the gun...", Paul e George 'conversando' com John no "Hapinness" e nos "Ooo Oooo Oh yeah", enquanto John dá aquele show nas falas gritadas com voz alterada dos "arms, finger and trigger", e nos "Bang Bang Shoot Shoot", ai, ai, ai, é a terceira vez que eu falo neles, mas é que são tão especiais. E teve um órgão de John logo no começo, pouco audível, e nova linha de baixo de Paul, que também acrescentou um piano no hilário trecho final, além do pandeiro especial de Ringo.

Órgão de John

Eu já elogiei o vocal de John? Já, mas repito e acrescento e amplifico, não há adjetivos suficientes para qualificar! Que final apoteótico é aquele "Guuuuun" no final??!!

A sessão daquele dia foi eleita pelos quatro Beatles como a mais divertida das sessões do Álbum Branco! O clima estava tão bom que Paul até arriscou uma tuba que estava por ali, mas pouco se a identifica.

Complexa estrutura, premiada com um banimento inicial, mas também com o elogio da crítica (consideraram-na a segunda melhor do álbum, apenas perdendo para While My Guitar Gently Weeps).

Agora, vão me perdoar porque não pude deixar de notar uma triste relação da arte com a vida real.

Ironia do destino... 12 anos depois...

Uma arma ficou muito quente...

cinco vezes fumegante...

às 22:30 h de 8 de dezembro de 1980...

na portaria do Edifício Dakota,

72 Central Park West, New York, NY, USA...

Mark Fucking Chapman estava feliz…


mas esqueça isso, e venha se divertir, como os Beatles, em

Happiness Is A Warm Gun

_______________________________________

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. A Origem dos Beatles neste LINK
  2. Homenagem a Buddy Holly neste LINK
  3. 1º Capítulo do Projeto Medley neste LINK.
  4. 2º Capítulo do Projeto Medley neste LINK. 
  5. 3º Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  6. 4º  Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  7. 5º  Capítulo do Projeto Medley neste  LINK. 
  8. O Projeto Medley neste LINK.
  9. O 6º Compacto, neste LINK
  10. The Ballad Of John And Yoko neste LINK

 

 

  1.  

 

ENJOY!!

2 comentários:

  1. Muito bom. A felicidade é uma arma quente, só verdades.

    ResponderExcluir
  2. E a história que soube sobre a impressão do sabão...? Que o cara comeu e fez uma doação para o National Trust. Só mesmo quem é de Liverpool poderia adivinhar. Havia um lugar por lá onde as pessoas costumavam 'se aliviar' durante as noitadas. Ruinas de Guerra. E que pertencia ao patrimônio histórico. A doação para o National Trust seria isso. Comeu e foi defecar lá nas tais ruínas. Se isso é verdade eu não sei. Mas faz sentido.
    Já comentei sobre a conotação sexual. Foi proposital. Há pessoas que tem um prazer sexual na violência. Se sentem felizes ao atirar em alguém. É apavorante mas verdadeiro. John acertou em cheio.

    ResponderExcluir