-

sábado, 25 de junho de 2022

OUÇA e LEIA - Os Nomes de Animais nas Canções dos Beatles

 Esta é a 23ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

É o fim das estatísticas colhidas das letras das canções!


______________________________


Os Nomes de Animais nas Canções dos Beatles






E segue a política do 'Uma coisa leva à outra', mais uma vez. 

Nos últimos três programas, listei os números, listei os nomes de gente e os nomes de lugares e outras coisas nas canções dos Beatles! Hoje vou seguir nessa seara com as citações de nossos amigos animais em canções dos Beatles! Vocês verão que surpresas acontecerão!

Nas listas anteriores, comecei com a contabilização dos compositores campeões em citações, porém, nesta tive que mudar o esquema, pois tivemos uma novidade!!!

Trecho de Octopus’s Garden

Sim, reconheceram a voz, não. Nosso Ringo Starr finalmente apareceu nesta minha nova série. Ringo vem com uma marca imbatível: 50% de suas composições para os Beatles têm a citação de um animal! Perdoem a zoação! Vocês sabem que eu amo Ringão, fundamental para o sucesso da banda. E Ringo ainda colocou o animal no título! Foi Octopus's Garden! E a canção é um sucesso, especialmente com as crianças, merecendo até um programa especial de Vila Sésamo, com direito a um vídeo super gracinha!

Agora, vamos aos campeões dos bichinhos! Na verdade, o campeão, sem disputa! É John, que citou 23 animais em suas canções! Lá looonge, vêm Paul e George com duas, e o nosso amado baterista com uma! Fizeram a conta? Quase 80% dos animais do universo dos Beatles vieram da mente de John Lennon!

Trecho de A Hard Day’s Night

E John começou logo cedo, na plena Beatlemania de 1964, na canção título do primeiro filme, reclamando que ele estava trabalhando pra cachorro… e no mesmo LP diz que vai amar sua mulher até que as vacas voltem para casa.

Trecho de When I get Home...

Interessante que John foi constante: não passou um só ano sem uma menção a um animal, religiosamente, até 1970 quando foi lançada Dig a Pony,

Trecho de Dig a Pony

sim que quer dizer poney, mesmo, aquele cavalo pequeninho, mas na letra está no significado de 'shot', um copo para aquele drink pequeno que se toma numa talagada só!! Mesmo assim, está na lista! O outro animal da canção é hog… você sabe o que é? Falarei ali adiante!

A canção de 65 foi Yes It Is, em que John lembra das borboletas que sentia no estômago ao ver sua amada, em meio a outras 16 palavras que rimavam com butterfly, e ano seguinte veio a primeira canção com um animal no título

Trecho de And Your Bird Can Sing

Em 67, em Sgt.Pepper’s, John apresentou Henry, o cavalo dançarino do circo de Mr Kite, claro, de John, que no final do ano, decidiu entrar de vez no ramo, mostrando a canção campeã de citações animalescas do catálogo Beatle.

Trecho de I AM The Walrus

Além da morsa do título, I Am The Walrus veio com outros quatro animais, a mulher do peixe crabalocker, seja lá o que isso signifique, o pobre cachorro morto com secreções saindo dos olhos, e os outros dois numa frase sem qualquer explicação plausível: 'Sardinhas de semolina subindo a Torre Eifell, pinguim elementar cantando Hare Krishna, cara, você devia vê-los chutando Edgar Allen Poe, sou o homem-ovo, eles são os homens-ovos, eu sou a morsa, goo-goog-joob!', uma brilhante viagem alucinógena!

Mais I Am The Walrus

O Ano de 68 abriu com a gravação da sensacional Hey Bulldog, que trazia também o Cão-Pastor e o Sapo-boi pra rimar com ele (Sheepdog e Bullfrog), que seria lançada no filme Yellow Submarine em julho, mas apenas no começo do ano seguinte em disco. Naquele ano glorioso veio o Álbum Branco, o campeão absoluto em citações, com 10 das 30 canções mencionando um animal, e apresentando 12 criaturas de todas as  espécies… Dove, Tiger, Elephant, Lizard, Blackbird, Pig, Raccoon, Seashell, Eagle, Worm, Monkey, Bee.

Trecho de Everybody's Got Something To Hide Except For Me And My Monkey

O macaco que não tem nada a esconder, assim como John, vem numa canção deste último que deixou a todos os participantes eletrizados. Ele também nos choca com a imagem de uma águia comendo seu olho e o verme lambendo seu osso, em tremendo estado depressivo suicida em Yer Blues.

Trecho de Yer Blues

John também nos apresenta os animais asiáticos, como o elefante que Bungallow Bill usou na caçada ao pobre tigre que matou na Índia. O Bird and Bee de Cry Baby Cry, era apenas o nome de um local imaginário onde o Duque ia colocar uma mensagem, portanto não tinha a ver com os animais em si. E até olhos de concha apareceram (sim, concha é um animal) que John compara aos de sua mãe Juuuliaaa, seashell eyes.

Aquela lista dos animais de 68 que apresentei abre por um animal que eu não identifiquei de imediato que era um animal, mas desconfiei porque na letra, ele aparece em 'dove tail' de Glass Onion, portanto, se tem rabo, é porque é animal! Aliás, tenho minhas dúvidas que as pessoas com conhecimento mediano de inglês identifiquem, por exemplo, que animais sejam  dove, hog, jay, pilchard.

Dove é pombo (além de pigeon), 

Hog é porco (além de pig), 

Jay é gaio (um pássaro),

Pilchard é sardinha.. como já traduzi ali em cima, elas foram apanhaadas subindo a Torre Eifell


Trecho de Blackbird

Nem sempre os animais aparecem exatamente como animais que são. Raccoon (que é guaxinim), por exemplo, é um apelido do personagem Rocky, que Paul tirou da cartola, e ele também nos apresentou Blackbird, mas, na verdade, é usada no sentido figurado, era uma mensagem de Paul às garotas negras (pois birds, eram garotas na gíria da juventude na época), incentivando que 'voassem', era 68, época de Martin Luther King e de valorização da raça, no outro lado do Atlântico.

Os animais que George nos apresentou foram também em títulos de duas canções.


Incluir Piggies


O tal Blue Jay era um pássaro azul que era nome da rua em que se hospedou em Los Angeles. E os porquinhos de Piggies, eram na verdade usados num tremendo sentido figurado criticando os ricos por desprezarem os pobres.

E tem aqueles que sabemos ser animal, a Martha, cadela de Paul, mas dog está nesta lista por causa da já anotada presença em A Hard Day’s Night.


Incluir Old Brwn Shoe


Vamos a um resumo científico. Cinco espécies de animais apareceram, os mamíferos sendo os mais citados, com 12 ocorrências, e teve pássaros, animais marinhos, répteis e até insetos! Precisaria de um zoológico de amplo espectro para acomodá-los! Isso leva imediatamente a lembrar de Old Brown Shoe, espetacular rock em que George usa a palavra zoológico abreviada, embora em contexto fora do significado básico, ‘got me escaping from this zoo’ mas decerto vale o registro, como local onde se encontra muitos animais, como é, em verdade, o maravilhoso catálogo dos Beatles!

Trecho de Old Brown Shoe com ‘got me escaping from the zoo’ de Old Brwn Shoe

ATENÇÃO, eu já estava a começar as despedidas, ia dar Boa Noite, quando chegaram-me aos ouvidos a vozes dos Beatles em harmonia me dando Bom Dia três vezes ao som de um galo cantando!

Início de Good Morning, Good Morning, Good Morning

Pois ééé… já ia me esquecendo dos SONS de animais que se ouvem nas canções dos Beatles. Para além dos cachorros em Hey Bulldog,

Final de Hey Bull Dog com os cachorros

e dos pássaros que abrem Across The Universe,

Início de Across The Universe

tem a verdadeira cadeia alimentar que John, sempre John, nos apresenta ao final de Good Morning, Good Morning, e já emendando com a despedida da banda do Sargento Pimenta!

Note, na ordem, como se um animal fosse devorado pelo outro, galo, aves, gato, cachorro, carneiro, leão, elefante, e também cães caçando raposas, e cavalos galopando, tudo finalizando com uma galinha, e ao som de seguidos Good Morning Good Morning Good Morning.

Agora, sim!!

Em príncípio, está terminada esta série de estatísticas sobre as letras dos Beatles, e voltaremos aos Songfacts na semana que vem, a não ser que apareça nas ideias algo mais que se possa escarafunchar nesse maravilhoso universo dessa extraordinária banda!

_______________________________________

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles

 

2 comentários:

  1. Não consegui mesmo achar o link para ouvir. Então, por não aguentar mais, li o texto. Embora não estivesse lembrando de todos os nomes dos animais, assim que li escutei todas as músicas na cabeça. E confesso também não saber o que vem a ser crabaloker fishwife. Nem sei que escrevi direito. Lembro de ter lido certa vez que ninguém sabe do que se trata. Mas parece que fishwife é uma mulher que grita muito. Não garanto nada.
    Eu confesso que, de novo, me decepcionei com uma música dos Beatles. Sempre achando que gostava de todas...Acho triste ter de eliminar seja qual for. Ainda não consegui eliminar totalmente Norwegian Wood. Fiquei algum tempo com raiva rs rs rs...Mas ai achei uma desculpa para não eliminá-la. E que teria sido mentira de Paul aquela explicação horripilante. Afinal a letra não é dele. E existe uma mentirinha que sempre gosta de contar, mas já sabemos que é mentirinha. John, autor da letra, nunca confirmou o que Paul disse e deu outra explicação...que também me pareceu pouco provável. Melhor não querer saber os significados das suas músicas porque eles inventam qualquer coisa para bagunçar nossas cabeças. Parecem preferir que ninguém tenha certeza sobre o que estavam cantando. Falavam qualquer coisa.
    <Mesmo assim, de vez em quando acabou pensando...E se Paul falou a verdade? Olha, Paul conseguiu estragar aquela música. Que chato. Fico pensando que é mentira...mas e se for verdade? Já não consigo ouvi-la como ouvia antes.
    Agora é Good Morning Good Morning que sempre amei. Desconhecia essa explicação dada aqui. Tem certeza que está correta? Disseram que é isso? Fiquei arrasada. Eu gostava tanto! Chegava a ver os bichinhos...Agora perdeu todo o encanto.
    Ainda quero ouvir o texto com o som das músicas. Hei de encontrar o link do mixcloud. A ideia foi sensacional. Os bichos nas músicas dos Beatles. Disso eu gostei.
    E estou aqui pensando...será que mais alguém levou susto com o significado de Good Morning Good Morning? Gente, eu nunca tinha lido nada a respeito. Chocada estou.

    ResponderExcluir
  2. Inconformada e de coração partido fui em busca de mais informações. Eis o que encontrei:
    "John said to me during one of the breaks that he wanted to have the sound of animals escaping and that each successive animal should be capable of frightening or devouring its predecessor! So those are not just random effects, there was actually a lot of thought put into all that".Geoff Emerick
    Mas não disse que thoughts seria esse. Não entendi o que John queria dizer com isso.. Mas não é cadeia alimentar não. A maioria ali não devora o outro. Podem amedrontar e até matar mas não se alimentam deles. É que seriam capazes de amedrontar ou devorar. Ou. Mas estão escapando! Menos mau.
    Agora...por qual motivo numa canção desejando bom dia john quis lembrar da crueldade da natureza? Eis o mistério. Eu pensava no óbvio...coisa mais comum é o galo cantando ao nascer do dia...Há muitas músicas que se referem a isso. "O galo já cantou, o galo já cantou...Cristo nasceu em Belém o galo já cantou..." A gente escuta um galo e logo desejam bom dia...Como eu podia imaginar que falava de pavor e violência? O que veio de repente é que ele estava mal naquele momento pensando na competição humana mesmo. Usou os animais no sentido figurado como os porquinhos de George. Vendo perigo por todos os lados. Sei lá...
    Mas sendo assim a musica volta a ser possível de ser ouvida.

    ResponderExcluir