-

sábado, 12 de fevereiro de 2022

OUÇA e LEIA - Medley 2 3 - O Rei Sol e o Malvado Sr. Mostarda


Parece nome de fábula infantil, né?

Mas não!! São duas canções dos Beatles!

Este é o 2º Capítulo da série O Medley de Abbey Road.

O 1º  Capítulo está lá ao final

O novo áudio, Medley 2 3 está aqui, neste LINK

Abaixo, o texto do 2º Capítulo!

Logo mais, às 13 horas, 

Capítulo 3 do Projeto Medley

Em lacluandafm.blogspot.com

______________________________


Olá, Viajantes do Submarino Angolano, Aqui é Homero Ventura direto do Brasil!

As Canções do Medley de Abbey Road – Capítulo 2

Pois bem, no Capítulo 1 desta série sobre o Medley, explicamos as razões de sua existência e detalhamos a Canção 1 – You Never Give Me Your Money, que veio ao mundo em 6 de maio de 1969.

Trecho de You Never Give Me Your Money

Este capítulo detalhará as Canções 2 e 3 do Medley, que tiveram suas bases gravadas in tandem, ou seguidas uma da outra, em 24 de julho. As duas eram composições de John Lennon. Vamos a elas!

Canção 2: Sun King 

Trecho inicial de Sun King

John anuncia: "Lá vem o Rei Sol!  Lá vem o Rei Sol! Todo mundo está rindo! Todo mundo está feliz! Cuando paramucho mi amore de felice corazón. Mundo paparazzi mi amore cicca ferdy parasol. Questo obrigado tantamucho que canite carousel

Esta é a totalidade da letra, parcialmente traduzida. Resolvi não traduzir as três frases com sequências de palavras nas 'romance languages' que é como os humanos de língua inglesa chamam os idiomas espanhol, italiano, e português, nela empregados. ‘Obrigado' é a única lírica em português da letra, e de toda carreira dos Beatles! E o tal ''cicca ferdy" era uma expressão da cidade natal Liverpool, pra não dizer 'fuck-off'.  No Brasil, seria “Vaza daqui!”. 

Verso de Sun King (a capella) - YouTube 

Essas palavras, assim jogadas, meio sem nexo, quase me fizeram classificá-la como Nonsense, mas elas têm algum sentido, sim, porque é um anúncio da chegada do Sol, como a luz, que abre a mente de quem recebe um incentivo, digamos, estimulante. O clima da canção é etéreo, aquelas harmonias vocais triplas de John, Paul e George, levam a um estado de elevação, de sonho. 

A canção surge delicada, aparecendo lentamente após You Never Give Me Money.

Importante, o título original da canção era Here Comes The Sun King, o que inspirou George a escrever a magnífica Here Comes The Sun, daí resolveram tirar o anúncio da chegada do Rei Sol do nome, e ficou apenas Sun King. John trouxera a melodia, ainda incompleta, nas primeiras sessões do Projeto Get Back, em pleno inverno de janeiro de 1969. 

Sun King do Projeto Get Back

Sun King é curtinha, mas tem estrutura, sim, com certeza. Ela começa com a melodia do verso, apenas instrumental, lenta, acalmando os espíritos, você se imagina tendo acordado cedo, ouvindo grilos e pássaros (que foi a transição escolhida por Paul no final da canção anterior), e de repente aparece o Rei Sol, e você, juntamente com outras dezenas de vizinhos, testemunhando sua real chegada, une-se a eles na saudação das quatro primeiras frases ali de cima, que se constitui no refrão em coro da canção, 

Refrão de Sun King (a capella)

E então você, inglês raiz, extasiado, começa a exprimir sua felicidade com as palavras em outros idiomas que não o seu, no aparentemente sem sentido verso final, o único com letra! 

Foram três as sessões de janeiro em que, ainda em seu estado embrionário, num total de 10 vezes, sendo a última no mesmo e fatídico dia 10, em que George Harrison abandonou a banda, retornando 10 dias depois. Mais de seis meses depois, no mês sete, ela retornou ao chão de fábrica assoalhado do Estúdio 2 da EMI, com a intenção de integrar o famoso medley, quando os registros ainda a chamavam de "Part Two...Here Comes The Sun-King", mas já definida na posição 2 do medley.

Naquele 24 de julho, começaram cedo, uma sessão muito inspirada, quando John, muito animado, chamou Paul para um canto do estúdio para completar a letra com aquele palavreado latino, dizem as más línguas, depois de fumarem umazinha… Depois, liderou seus companheiros em 35 takes, cantando um guia vocal, com sua guitarra ligada no Leslie Speaker,  Paul no baixo, George na guitarra solo, e Ringo em sua bateria, mas com a diferença importante de que ele, ao invés das baquetas comuns, municiou-se daqueles pesados batedores de tímpano de orquestra que têm uma esfera na ponta, vigorosos, para tocar os pratos. John estava tão animado que investiu-se da filosofia do medley e resolveu ensaiar logo em seguida, em cada take, a canção seguinte da montagem, que também era dele. 

Versão Original de Sun King na íntegra

 

Canção 3. Mean Mr. Mustard 

Trecho inicial de Mean Mr. Mustard

John comenta 'Que velho malvado! Sua irmã Pam trabalha numa loja, nunca para, sempre vai junto, leva-o pra dar uma olhada na Rainha, um lugar que ele sempre foi, sempre gritando algo obsceno, mas que velho sujo!'

Mean Mr.Mustard foi feita na Índia e tentada para o Álbum Branco, mas foi deixada de lado. 

O tempo não mudou a persona do mendigo que esconde dinheiro, dorme no parque, se barbeia no escuro. Só que, como ele tem uma irmã que vem passear com ele, eu não diria que é uma canção sobre solidão. Preferi deixar como funny story, porque é um personagem risível, mas muito também por causa do clima da música, ajudado por um sensacional fuzzy bass de Paul, que acompanha a canção toda, parece uma tuba, e tuba is very funny

Mean Mr. Mustard BASS ONLY 

A canção viera à sua mente de artigos de jornal que ficaram em sua mente, que falavam sobre um certo John Mustard, que era um marido malvado pão-duro, que se barbeava e ouvia rádio no escuro para economizar luz. John o apresenta num primeiro verso, com toda sua avareza, e num segundo, sua irmã Pam, que o leva para ver a Rainha. Haveria um terceiro onde seguiria contando sua história, mas foi abortado. Outra coisa que viria era uma ponte, entre os Versos 2 e 3, a gente percebe isso na demo que John gravou em Esher, naquelas sessões na casa de George quando organizavam o material para o Álbum Branco.

Mean Mr Mustard (Esher Demo)

Notou que a irmã dele mudou de nome? É, porque a canção faria uma ótima combinação com a canção que a segue no medley, Polythene Pam!!  E por causa dela, a irmã do Senhor Mostarda não seria mais Shirley, mas Pamella, ou Pam, para os íntimos.

Foram quatro as sessões, de 8 a 25 de janeiro, em que Mean Mr. Mustard, foi ensaiada no Projeto Get Back, uma delas já em George, nas outras três ele tocava sua guitarra, com John no piano, Paul no baixo, Ringo na bateria. 

Mean Mr. Mustard do Projeto Get Back

E voltamos agora para a genial sessão de sete horas, para sempre gravada nas memórias de todos os envolvidos, como a de melhor ambiente daqueles tempos problemáticos no relacionamento! Felizmente, um daqueles 35 takes sobreviveu e foi lançado na celebração dos 50 anos de Abbey Road.  

Sinta-se no estúdio, participando de uma memorável sessão de Abbey Road. Note as deliciosas falas de John antes de Sun King, chamando os FAB Gear de volta ao trabalho, após uma jam session em que cantaram o clásssico Ain't She Sweet e outras, pois "...aquilo não vai sustentar o pessoal do estúdio e suas famílias"! Fiquei arrepiado aqui ao ouvir, aliás, já do começo, com Ringo batendo suavemente no prato de sua bateria...

Início de Sun King (Take 20) Abbey Road

Como as canções eram tocadas sem interrupção, Paul e Ringo tinham que ser rápidos, entre uma canção e outra, o primeiro tinha que ligar a Fuzz Box ao baixo, e o último largar suas baquetas de tímpano (de orquestra) e pegar as normais, John e George seguiam em suas guitarras, sim, John teve que abandonar o piano que tocara nas sessões de janeiro por causa disso. Então o que se ouve no disco é a reedição do que foi feito em estúdio, apenas melhorado por posteriores edição, mixagem, e overdubs.  Note como John incluiu divertidas respostas, a cada frase, "Yes, he does!" e "Yes, he is!" e "God save the Queen!", e além disso, que a irmã de Mr. Mustard ainda era a Shirley da letra original. 

Mean Mr. Mustard (Take 20) Abbey Road 

Note na versão final como a métrica fica muito melhor com Pam do que com Shirley, "pa-para-RA pa-para-RA pa-para-RA", veja "His-sister-PAM works-in a-SHOP, she-never-STOPS". Se fosse Shirley, não ia dar certo

Adicionalmente admire a rima da última linha "She's a go getter" lá com a mesma linha correspondente do Verso 1, "trying to save paper", viajei? E tem uma última viagem deste admirador. A escolha de "Mister" para colocar entre "Mean" e o "Mustard" que estavam na reportagem propiciou um efeito sonoro interessante, com o triplo M em três palavras. Além disso, o "Mister" do Verso 1 rima com o "sister" do Verso 2. Nossa, de viagem em viagem acho que já estou na Lua.

Bem, no dia seguinte, (qual era mesmo? Ah, sim, 25 de julho), vieram os overdubs, primeiro dos vocais, tanto o de John, principal, como o dele, com Paul e George harmonizando em "Aaaaaah, here comes the Sun King" e na sequência de palavras latinas, todos arranjados magnificamente por George Martin, que também tocou um espertíssimo órgão, no refrão, e Ringo acrescentou maracas e certificou-se de que seus pratos acentuavam um a um cada compasso, muito lindo. 

Sun King - Isolated Organ + Percussion

Em Mean Mr. Mustard, primeiro vieram os vocais, tanto o de John, principal, já com o nome da irmã trocado para Pam, como o de Paul harmonizando com John no "mean old man" do Verso 1 e no Verso 2 inteiro, e claro, John se lembrou do piano que tocara lá em janeiro, e acrescentou o instrumento, fundamental! Mais três dias, e os dois vocalistas dobraram seus vocais, e Ringo acrescentou aquele pandeiro maneiro a partir da metade do Verso 1 até o final da canção. 

Mean Mr Mustard - Isolated Vocals + Piano 

Houve mais um dia de esforços de overdubs pontuais em várias canções do medley no dia 30, não especificados, mas desconfio fortemente que Paul deu uma reforçada no espetacular Fuzz bass, de Mean Mr. Mustard que está muito mais sonoro na versão gravada do que no take disponibilizado. E aquela 'tuba' disfarçada é very very funny, um ponto fundamental da instrumentação.

Mean Mr.Mustard integral

O PRÓXIMO CAPÌTULO falará de 

Polythene Pam e She Came In through The Bathroom Window

Um abraço aos ouvintes da LAC - Luanda Antena Comercial e até para a semana

Sun King e Mean Mr.Mustard integral

__________________________________________________________

Todos os Capitulos da série O Medley de Abbey Road.

 1º  Capítulo está neste LINK.

 2º  Capítulo está neste LINK. 

 3º  Capítulo está neste LINK. 

 4º  Capítulo está neste LINK. 

 5º  Capítulo está neste LINK. 

2 comentários:

  1. Eu podia jurar que na primeira parte você falava sobre essas duas músicas. Pois até comentei sobre a tuba! Me confundi toda agora. Não importa. Adoro essa sua série.
    Os Links não estão funcionando. Só os dois últimos.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado a palavra obrigado e a tuba nesse medley. A riqueza de detalhes dos comentários torna muito compreensível o processo criativo. Parabéns por esse inspirado trabalhado. Laury

    ResponderExcluir