-

domingo, 17 de julho de 2022

OUÇA e LEIA - Songfacts de Eight Days A Week

Esta é a 26ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

______________________________


Eight Days A Week - Canção que abre o Lado B de Beatles For Sale

Sabe quem deu a inspiração para a canção? Foi um motorista! Paul estava sem poder dirigir por ter perdido a carteira, e teve um transporte arranjado pela EMI para levá-lo à casa de John e, no trajeto, perguntou ao motorista: "How's life?" e o cara respondeu "Pretty fine! Working eight days a week!!". Ele nunca havia ouvido a expressão, achou-a perfeita e, ao chegar, Paul disse a John: "I've got a title for our new song!", e começaram a compô-la! Na verdade, deve-se admitir que o título é a parte mais forte da letra, preenchida com clichês de holdme's e loveme's, mas maravilhosamente bem colocados e que ficam grudados na nossa mente. John sempre desconsiderou a canção porque ele já estava no mood de escrever letras mais densas! A ideia básica foi de Paul, os dois fizeram a letra e é John quem faz o vocal principal, com Paul no backing, um verdadeiro trabalho de parceria. Estruturalmente, era o básico do básico da época da banda, verso-verso-ponte-verso, sem refrão ou solo, depois repete ponte e verso, letras diferentes nos versos, que aliás, eram razoavelmente complexos, com 3 seções, cada um, com os primeiros 8 compassos contando a história acompanhado do lindo 'walking bass' de Paul, ...


Os 4 compassos seguintes  tem o apelo holdme-loveme, duas vezes...

e os últimos com o título da canção, tudo temperado por palmas deliciosas a cada compasso. 

O título volta na ponte, em dobro. 


A canção foi trabalhada muitas horas no estúdio, era a 5ª sessão de gravação para Beatles For Sale, um 6 de outubro de 1964!  Foram apenas 6 takes até chegar à base, todos em seus instrumentos usuais, mas embatucaram um pouco para definir o início, que começou com uuu's em vocal, e uns falsetes colocados  no final do título nos versos, que veio oficialmente ao mundo no Projeto Anthology.

Eight Days A Week do Anthology 1

O que sobreviveu no final, entretanto, foi um inédito fade-in  com a introdução da ótima guitarra de George e o baixo de Paul repetindo numa nota só, saindo do zero até chegar ao volume ótimo para a entrada triunfal de John 

"Oo, I need your love, babe, Guess you know it's true". 

Sensacional! Como também são 'um estouro' as palmas todo o tempo e dobradas no 

"Hold Me pa-pa Love Me pa-pa Hold Me pa-pa Love Me pa-pa". 

Notável também o trabalho de equipe nos backing vocals de Paul e de George em momentos diferentes da canção: de Paul, nos agudos "Hold Me! Love Me!", (apenas a partir do segundo verso) e de George na ponte 

"Eight days a week, I lo-o-o-o-ove you, 

eight days a week is not enough to show I care".

Depois de estabelecida a base, foram mais 7 takes com overdubs, basicamente para as fundamentais palmas e os vocais dobrados de John. A definição da introdução ideal veio somente 12 dias depois, e foi ideia do engenheiro Norman Smith!! 

Magnífico, tão magnífico que, apesar de ser apenas uma canção de álbum no Reino Unido, preterida que foi pela estupenda I Feel Fine para o efeito de lançamento em compacto, Eight Days A Week acabou sendo assim lançada nos EUA para subir ao topo da parada, tendo I Don't Want To Spoil The Party no Lado B. Pra finalizar, sua posição no álbum: com o recurso do fade-in, nada mais natural que colocá-la para abrir o Lado B de "Beatles For Sale". 

Ironia interessante foi que o nome da canção foi escolhido por Ron Howard como título de seu sensacional documentário sobre o insano ritmo da excursão americana, apesar de ela nunca ter sido tocada em NENHUM show ao vivo! Por outro lado, não há dúvida de que o nome foi absolutamente apropriado ao tema, afinal, os Beatles estavam envolvidos na excursão 'oito dias por semana'!!


Venha se deliciar com os Beatles durante 

Eight Days a Week


Ooh, I need your love, babe

Guess you know it's true

Hope you need my love, babe

Just like I need you

Hold me, love me

Hold me, love me

I ain't got nothin' but love, babe

Eight days a week

Love you every day, girl

Always on my mind

One thing I can say, girl

Love you all the time

Hold me, love me

Hold me, love me

I ain't got nothin' but love, girl

Eight days a week


Eight days a week

I love you

Eight days a week

Is not enough to show I care

Ooh, I need your love, babe

Guess you know it's true

Hope you need my love, babe

Just like I need you, oh

Hold me, love me

Hold me, love me

I ain't got nothin' but love, babe

Eight days a week


Eight days a week

I love you

Eight days a week

Is not enough to show I care

Love you every day, girl

Always on my mind

One thing I can say, girl

Love you all the time

Hold me, love me

Hold me, love me

I ain't got nothin' but love, babe

Eight days a week

Eight days a week

Eight days a week


Mais novidades sobre os Beatles, nas próximas edições do Submarino Angolano.

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 

 

 

2 comentários:

  1. Adorável. Gostosíssima. Paul andou iniciando seus shows com essa música.

    ResponderExcluir
  2. Mais um texto incrível
    Sempre bom ler 👏

    ResponderExcluir