-

sábado, 7 de maio de 2022

OUÇA e LEIA - A 3ª Década sem os Beatles

 Esta é a 16ª edição de OUÇA e LEIA, 

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo


Clique neste LINK  para ouvir


E siga lendo o texto abaixo!

______________________________


A Década de 1990 - Antológica

As décadas seguintes foram marcadas por grandes lançamentos dos Beatles, mas, principalmente, como banda mesmo, por incrível que pareça, passados mais de 20 anos de seu fim!!

A década de 1990 começou em Beatles Mode!!

Explico:

Trecho de I Want To Tell You – Live in Japan

Paul havia terminado a década anterior com a primeira excursão em que tocava em mais da metade do seu show, canções da época dos Beatles.

Ringo havia feito a sua primeira excursão da All Star Band, em que cantava as canções que cantou durante a época dos Beatles.

E, em 1991, George Harrison interrompeu um longo intervalo sem shows para fazer uma excursão pelo Japão, levando com ele Eric Clapton, e cantando muitos de seus sucessos da época dos Beatles, para enorme satisfação e gáudio da comunidade beatlemaníaca!

Mais um pouco de I Want To Tell You

Notou a expressão “A época dos Beatles“ repetida três vezes até aqui? Eu interpreto como um sinal de que os três Beatles remanescentes estavam pensando seriamente em algo como uma volta do mito. E o estopim foi um jantar, ainda na década anterior, entre os quatro membros, ou 3 membros mais Yoko, para resolver uma pendência judicial, e a posterior cessão de três canções que John havia composto por volta de 1977, porém deixado na forma de demos. Foi o embrião do Projeto Anthology!

Trecho de From Us To You - Live at the BBC

Enquanto os 3 Beatles trabalhavam na seleção das canções e faixas especiais do projeto, outra seleção era feita, complicada, por George Martin: a de escolher 56 dentre 275 canções que os Beatles apresentaram em 52 programas ­da BBC, rádio oficial do governo inglês, gravados entre 63 e 65. Um dos programas era chamado From Us To You, uma adaptação do grande sucesso da banda!

O resultado, o CD Duplo Live At The BBC, de 1994, oficializava parte do que já corria pelo mundo na forma de discos piratas, os famosos ‘bootlegs’, e foi extremamente bem-sucedido, topando a parada inglesa e chegando em 3º na americana, claro, vendendo muito bem em todo mundo, ávido por ouvir Beatles novamente!

Trecho do trailer de Anthology na ABC

John Lennon fala: “I had a vision when I was twelve… Beatles with an A and we are”

Locutor anuncia o Projeto Anthology na TV

John Lennon fala “That’s a good job!”

O Projeto Anthology, entretanto foi muito mais que ouvido.

Foi também visto e lido!

Um pacote completo com música, documentário e livro.

Da parte musical, são três CDs duplos, com material composto de versões das canções dos Beatles que haviam ficado pelo caminho; fosse de takes não utilizados, ou canções cedidas para outros artistas, projetos especiais, enfim, muito do que a comunidade Beatlemaníaca já conhecia. Foi mais uma forma de oficializar a pirataria. Os CDs tinham capas criadas pelo amigo Klaus Voorman, dos tempos de Hamburgo, que já havia feito algo parecido com Revolver, em colagens de imagens da carreira dos Beatles acompanhando a ordem cronológica dos três volumes.


Segue o trailer de Anthology na ABC

George: “We had fun!”

Ringo: “Just fun!”

Paul fala: “We were never the same...”

John fala: “We were the first working class singers …”

George: “We were tight…really tight … as friends!”

Paul: “We were just trying to improve all the time.”

Paul: “… if this was a band, what would be a mad name for it?”

George: “We were allwas a little nervous before each step of the ladder”

John: “.. we’ll do a telly show and ev’rybody will watch us on satellite”

Paul: “Really glad that most of the songs dealt with love, peace, understanding…”

Em paralelo, fizeram um documentário especial sobre a carreira deles, contendo imagens de shows, da histeria, da vida dos quatro Beatles, entrevistas com Paul, George e Ringo, isolados ou conversando, além de depoimentos em vídeo já dados pelo finado John. O documentário foi exibido em seis episódios pela inglesa ITV, e em três pela rede americana ABC. No Brasil, a TV Globo exibiu em cinco episódios! Os vídeos foram lançados em oito fitas videocassete (e posteriormente em cinco DVDs).

Segue o trailer de Anthology na ABC

Ringo: “It was magical… four guys … Pretty sensational”

George: “They gave their money, and they gave their screams but The Beatles kind of gave their nervous systems”

Ringo: “I loved this ...i absolutely loved this”

Paul: “It was just as paradise”

George: “Thet used us as an excuse to go mad...”

O documentário ganhou o Grammy de 97 de Melhor Vídeo de Longa Metragem. Lançaram também um tijolão, em 2000, um livro enorme com a vida dos Beatles contada por eles mesmos, uma preciosidade que foi direto à prestigiosa lista dos Bestsellers do New York Times. Sucesso em todas as mídias, quase 30 anos após o final da banda!

Trecho de Free As A Bird

Porém, a cereja do bolo foi a volta das vozes dos Beatles cantando uma canção oficial, a voz de John, vinda do além. A 1ª delas foi Free As A Bird, originalmente dois versos de John, que ganharam duas pontes, compostas por Paul, cantadas individualmente por ele e depois por George, ligando maravilhosamente com os versos cantados por John, que ganharam as harmonias vocais de Paul e George (que saudade!) em algumas ocorrências do nome da canção. A guitarra de George está sensacional, muito ao estilo de … George, arrepio-me só de lembrar. E a bateria de Ringo, firmíssima e envolvente!

Segue Free As A Bird

Ela garantiu mais dois Grammy’s, (o 9º e o 10º) para os Beatles, como banda, o de Melhor Performance de um Grupo com Vocais., e o de Melhor Vídeo de Curta Metragem. Ela abria o CD duplo Anthology 1 e veio acompanhada de um videoclipe espetacular, com 80 a 100 referências às letras das canções e à vida dos Beatles e terminava com George tocando um ukelele,

O período coberto pelo CD começava até antes da carreira oficial, com algumas das performances nos Decca Tapes, quando foram recusados (que bom!), até as gravações do final de 1964.

Trecho de Leave My Kitten Alone do Anthology 1

Eram 60 faixas (!) com gravações em programas de rádio e TV, e destaques (minha opinião) para a desprezada e ótima cover Leave My Kitten Alone, preterida em favor de Mr. Moonlight no álbum Beatles For Sale … mas também por uma divertidíssima cover Besame Mucho

Trecho de Besame Mucho de Anthology

Naquele ano de 1995, paralelamente ao Projeto Anthology, Michael Jackson realizava, do outro lado do Atlântico, um lucro formidável, vendendo 50% dos direitos ao catálogo Beatle por 110 milhões de dólares, lembrando que ele pagara 47,5 milhões por sua totalidade, 10 anos antes.

Trecho de Real Love

No ano seguinte, mais uma etapa do Projeto Anthology: outra canção de John, Real Love, abria o CD duplo Anthology 2, porém, daquela feita, não houve acréscimo de composição, pois ela foi considerada já pronta para ser gravada, claro que com instrumentação e harmonizações vocais acrescentados pelos outros três Beatles.

Mais um pouco de Real Love

Um vídeo-clipe da canção foi lançado quase 20 anos depois… aquele piano subindo aos céus foi demais pra mim... O novo CD Duplo, em suas 45 faixas, trazia versões alternativas de gravações de 1965 até o comecinho de 1968, e novidades deixadas para trás, como por exemplo a ótima That Means A Lot,

Trecho de That Means A Lot

e também If You’ve Got Troubles, duas Lennon/McCartney, esta última cantada por Ringo, e 12-Bar-Original, uma instrumental composta pelos quatro Beatles.

Ainda no mesmo ano, veio o Anthology 3, porém sem a terceira canção de John, All For Love, devido à recusa de George em gravá-la, pena, era muito linda!

Trecho da demo Now And Then de John

Trecho de Not Guilty

Dentre as 50 faixas, cobrindo tudo o que aconteceu desde as gravações do Álbum Branco até o final da carreira, a obra trazia diversas covers, algumas do Projeto Get Back, e uma deliciosa Ain’t She Sweet das sessões do Abbey Road, mas o destaque absoluto vai para as desprezadas canções Not Guilty, de George, e What’s The New Mary Jane, de John, um absurdo não terem sido lançadas oficialmente à época do Álbum Branco.

Trecho de What’s The New Mary Jane

Os 3 CDs duplos do Projeto Anthology toparam na parada americana, o que apenas o Anthology 2 conseguiu na Inglaterra, seguindo o já tradicional fenômeno de relativa má vontade dos conterrâneos em comparação com a ex-colônia d’além-mar, claro que comparativamente, pois as vendas em UK eram também estupendas, mas perdiam em situações de topo das paradas para os americanos.

Trecho de I Saw Here Standing There Live at the Star Club

Em 1977, apareceu no mercado um lançamento pirata das gravações dos últimos shows dos Beatles em Hamburgo, no Star Club, já com a presença de Ringo Starr, em final de 62. O som era captado em um único microfone e foi gravado em um gravador caseiro. Os Beatles não se interessaram, pela baixa qualidade do som, e tentaram bloquear o lançamento, mas foi só em 98 que eles conseguiram na justiça os direitos sobre as canções, com George presente na audição final.

A década teve agruras particulares para os três Beatles: Ringo perdeu Maurreen para a leucemia em 94, já estavam separados, mas ele lá estava a seu lado, abaladíssimo, no leito de morte. Paul perdeu Linda, sua companheira de 29 anos, em 98, para outro câncer, o de mama. Em 97, George aparentemente extirpou um câncer na garganta, que admitiu ser causado pelo cigarro, e dois anos depois, quase se juntou a John, partindo desta vida de forma violenta, após receber dezenas de feridas por uma faca de cozinha, de um lunático invasor de sua casa, sendo salvo por Olivia, que derrubou o agressor com um abajur, não antes de também ser estocada por ele algumas vezes, verdadeira heroína! George teve que extirpar uma parte de seu pulmão, órgão que seria acometido por um câncer, que o levaria desta vida, no início da década seguinte.

Trecho de La De Da

Em suas carreiras solo, tivemos Ringo firme nas excursões de sua All Starr Band. Foram cinco durante a década. Algumas com presenças notáveis, como Joe Eagles Walsh, Roger Supertramp Hodgson, Peter Ele Mesmo Frampton. Lançou dois álbuns com a banda e quatro álbuns solo, um deles ao vivo, do programa de TV VH1 Storyteller (muito legal!), mas apenas três singles. O melhor dos álbuns de estúdio foi Vertical Man, com a ótima La De Da

Mais um pouco de La De Da

Ringo participou de gravação de canções de vários amigos, em especial no álbum Flaming Pie de Paul, onde lançou uma canção composta pelos dois, única McCartney/Starkey da história, Really Love You.

Manteve-se ativo, então e, mais importante, sóbrio!

Trecho de I Lost My Little Girl do MTV Unplugged

Paul começou a década com três lançamentos, um deles a pioneiríssima gravação de seu show Acústico na MTV, o disco Unplugged - The Official Bootleg, antecipando-se brilhantemente à pirataria que fatalmente lançaria tudo, sem nada reverter a ele. Continha covers e versões acústicas de canções dos Beatles, além de apresentar sua 1ª composição, na guitarra, I Lost My Little Girl.

O segundo, Liverpool Oratorio, foi sua primeira incursão na música clássica, com relativo sucesso, angariando o respeito por sua versatilidade. O terceiro, ainda em 1991, foi uma surpresa para o mundo todo, menos para os russos, o CHOBA B CCCP, que fora lançado apenas na União Soviética, como falamos, nos relatos da década anterior.

Trecho de Get Out Of My Way

Fez mais uma excursão mundial, com maaaais Beatles e levando o LP Off The Ground, com algumas baladas mas minha preferida, um driving rock do bom, era Get Of My Way, que não saiu nem em single nem foi tocada na excursão. O álbum Paul Is Live, com uma icônica foto de capa atravessando a Abbey Road com sua cadela, igualzinha à Martha My Dear, registrou a excursão!

Mais um pouco de Get Out Of My Way

Mas Paul era imparável e lançou sua primeira incursão na música eletrônica, sob o pseudônimo de Fireman.

Depois do Projeto Anthology, Paul lançou o álbum Flaming Pie, seu maior sucesso desde Tug of War, quaaaase topando as paradas, e com direito a indicação ao Grammy de Álbum do Ano. Nesse disco, além de lançar a inédita parceria com Ringo, compôs uma linda valsa, The Songs We Were Singing, lembrando-se dos tempos em que compunha com nosso amado John,

Trecho de The Songs We Were Singing

e ainda homenageou a mãe dos filhos de Ringo, então recentemente falecida, com a canção Little Willow. Paul foi alçado ao posto de Cavaleiro do Império Britânico, ungido pela própria Rainha Elizabeth II em 1997, tornando-se Sir Paul McCartney.

Trecho de Run Devil Run

Depois do luto por Linda, lançou o visceral Run Devil Run, tendo como convidados David Pink Floyd Gilmour e Ian Deep Purple Paice, somente rock raiz gravado no Cavern Club.

Mais um pouco de Run Devil Run

Finalmente, Paul promoveu, no Albert Hall, uma homenagem a Linda, que teve as presenças de Eric Clapton, George Michael, Elvis Costello, Phil Collins, The Pretenders e Tom Jones, então, estava bastante ativo, também. A década fechou virgem em grandes sucessos, foram 12 singles sem beliscar as primeiras posições nas principais paradas.

Já George não lançou mais nada após Anthology, nenhuma canção, fez algumas participações beneficentes, e prestou homenagem a seu ídolo Carl Perkins indo a seu enterro e até cantando lá. A última atividade profissional antes de descobrir o câncer na garganta foi colaborando no lançamento de seu guru da cítara, quase um pai, Ravi Shankar.

Trailer de 1 Beatles Album

A década ainda teria espaço para mais um fenômeno dos Beatles. Em 2000, foi lançada a coletânea simplesmente denominada “1”, sim o Número 1… porque ela juntou as 27 canções dos Beatles que atingiram o Nº1 nas paradas, ou na Inglaterra, ou nos Estados Unidos. Infelizmente, sem a presença da icônica Strawberry Fields Forever, e também de For You Blue, que teriam esse direito por participarem como Lado B de Penny Lane e de The Long And Winding Road, ambas Nº 1 nos Estados Unidos… enfim. A canção de George, eu já homenageei no prefácio deste projeto…. A de John eterna, merece ser colocada nesse panteão...

Trecho de Strawberry Fields Forever

E a coletânea, por si só, também atingiu o posto número um de suas componentes, facilmente, muito além da expectativa de qualquer um. Sucesso em todo mundo, topando as paradas em 35 países. Era muita saudade …. e respeito à obra dos Beatles. Mais de 10 milhões de cópias foram vendidas na primeira semana, e foi o disco mais vendido no ano no mundo todo, mesmo com apenas 50 dias de ano restantes, e foi também o mais vendido nos Anos 2000 (2000 a 2009, bem entendido). O lançamento em CD tinha um encarte de 32 páginas, com imagens dos lançamentos em todo mundo, curiosíssimo. Coisa preciosa! Chave de Ouro para fechar a década (1991 a 2000, bem entendido)!


Mais Décadas dos Beatles?

Nas próximas edições do Submarino Angolano


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto






 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário