Esta é a 30ª edição de OUÇA e LEIA,
onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo
Clique neste LINK para ouvir
E siga lendo o texto abaixo!
______________________________
Olá, viajantes do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil
Isto é Songfacts, a história de uma música
Hoje com Birthday
____________________________________
Olá, viajantes do Submarino
Angolano
Aqui é Homero Ventura,
direto do Brasil
Isto é Songfacts, a história
de uma música
Só que antes tem uma celebração a fazer... no dia 14 é o meu aniversário
também, sim, um ano de viagens neste Submarino.
Abertura do filme 20 mil Léguas Submarinas
Foram 48 viagens como Contramestre dessa nave que singra os oceanos de
admiração pela obra dos Beatles, em que procurei contar histórias sobre a
música deles de uma maneira diferente, numa parceria afinada com nosso Imediato
Paulo Seixas.
Considerando a distância entre Luanda e Rio de Janeiro, percorremos um
total perto de 100 mil Léguas Submarinas, portanto 5 vezes o que o Nautilus de
Júlio Verne viajou, sob o comando do Capitão Nemo.
Obrigado por seus ouvidos e corações ao longo desse tempo todo.
Esperamos continuar nossas viagens por muito tempo.
E para celebrar esse aniversário, nada melhor que uma canção dos Beatles
chamada Aniversário!!
Venha conhecer como surgiu e foi gravada essa canção!
Birthday (de Paul McCartney)
Paul celebra: "Você diz que é o seu aniversário... é o meu
aniversário também, sim. Eles disseram que é o seu aniversário. Nós
vamos nos divertir. Que bom que é o seu aniversário. Feliz aniversário
para você!"
Ô letra simples e direta!! A música é contagiante!! Trata-se de um pérola de rock 'n roll.
Vamos a mais detalhes sobre ela. Nem vou analisar letra, rimas, muito aprofundadamente, pois ela foi literalmente jogada, por sobre uma base que foi feita sem pensar em letra nenhuma, de puro rock'n roll, duas guitarras, baixo bateria! E depois veio um piano insano! A coisa começou (e terminou) num dia incomum, porque os Beatles queriam ver de noite na TV Inglesa o filme The Girl Can’t Help It, que todos já haviam visto no cinema 10 anos antes, com vários astros de rock americano.
Inclusive Eddie Cocrahn cantando e tocando Twenty Flight Rock, que foi
tão importante no encontro de John e Paul 11 anos antes.
Cena de Eddie Cochran em Twenty Flight Rock
no filme The Girl Can’t Help It
Então, eles chegaram às 5 da tarde no estúdio, ou seja, duas horas antes do usual, pararam às 8:30, foram pra casa de Paul ali perto, viram o filme, voltaram ao estúdio e foram pra casa às 5 da manhã seguinte, já com a canção pronta!! E a canção não existia até às 5 da tarde do dia anterior! Foi a primeira vez que isso aconteceu.
Paul chegou um pouco mais cedo que os demais e se sentou ao piano com a música na cabeça. Quando os outros chegaram, ele a mostrou, passou ao baixo, John e George pegaram de suas guitarras, e Ringo de sua bateria, cada um plugado numa faixa de uma fita de 4 canais. A coisa ficou boa logo no Take 2, que felizmente temos acesso... só instrumental, todos curtindo muito com Paul fazendo uma contagem antológica dos 8 compassos que ele queria que Ringo sustentasse sua bateria. Sensacional!
Take 2
Chegaram a 20 takes, as guitarras tocando o mesmo som, uma oitava acima da outra em boa parte da canção, e a bateria com um destaque solo, coisa que Ringo detestava! O último take foi considerado bom, e caminharam para a casa de Paul. Você pode imaginar essa cena, os 4 Beatles caminhando pela rua, assim, tranquilamente?
Bem, na volta, já estava pronta a nova fita, de 8 canais, Take 21, por
sobre o qual apuseram vocais e novos instrumentos. O maior destaque
instrumental foi para o piano de Paul, ligado ao já famoso Leslie
speaker, a trapizonga que fez aquele enorme efeito na voz de John e na
bateria de Ringo em Tomorrow Never Knows. O som ficou
especial, reverberado.
Piano de Paul no Leslie Speaker
Agora é uma boa hora pra falar da estrutura! O começo é um verso apenas instrumental, com Ringo abrindo para as guitarras oitavadas de John e George, depois a bateria de Ringo pa-pa-pa-pa, repetindo-se a dupla guitarra-bateria, 5 vezes, em tons diferentes, e Paul no baixo, espelhando as guitarras anteriores nos compassos de Ringo.
1º Verso - Instrumental
Entra o segundo verso, onde aqueles pa-pa-pa-pa's acompanham os vocais
principais de John e Paul, com este harmonizando lááá no alto,
2º Verso - cantado
("You
say it's your birthday! It's my birthday too, yeah, They say
it's you birthday, We're gonna have a good time, I'm glad it's your
birthday, Happy birthday to you").
Agora, vem uma sessão de preparação para a ponte, e dá pra ouvir Paul contando os compassos de 1 a 8, acompanhando o solo de Ringo, para designar a hora da volta das guitarras, e elas voltam pesadas, junto do pandeiro de George e das palmas de Ringo e de Mal Evans, o gigante sempre ponto a ajudar,
Preparação para a
ponte – bateria e palmas
enquanto John entra com "Yes, we're going to a party, party”,
depois ele repete o chamado, com George um tempo acima,
e os dois, uma terceira vez, com Paul entrando lá no alto,
lembrando os bons tempos de Twist And Shout cinco anos antes, rock do bom!
AaaaaAaaaaAaaaaAaaa
de Twist and Shout
E então vem a ponte, que mais parece uma montanha-russa na guitarra de George, subindo e descendo, enquanto John e Paul chamam as meninas para dançar, e elas respondem "Birthday", sendo 'elas', no caso, Yoko Ono e Pattie Harrison, e a coisa se repete duas vezes, até Paul externar sua animação lá no alto, e quase invadir o próximo verso, de novo instrumental, mas com o pa-pa-pa-pa de Ringo sendo acompanhado pelo piano altamente reverberado de Paul, e pelo pandeiro de George.
Novo verso
instrumental com piano de Paul
Agora vem outra ponte, mas com uma introdução solo das 3 guitarras, ou seja, o baixo de Paul, a guitarra de John uma oitava acima e a de George uma outra oitava acima, espelhando as mesmas notas,
Preparação para a 2ª ponte – guitarras
e vêm novos convites dos rapazes e as mesmas respostas das meninas, três vezes novamente, e mais um berro de Paul, extenso, super-animado,
2ª ponte
aliás, todos estavam muito animados, adentrando ao verso final com tudo o que tinham direito: a bateria de Ringo, os vocais de John e Paul, pandeiro de George, as palmas de Ringo e Mal, e o piano doidão de Paul, num final apoteótico para um show de rock'n roll!!!
Último verso!!
Exuberimpressionante, se eu puder criar um neologismo qualificativo ao som que eles criaram em 12 horas de trabalho, com direito a um intervalo de duas horas ... para ver TV!
Claro que os Beatles nunca a tocaram ao vivo, mas Paul McCartney felizmente desejou Feliz Aniversário várias vezes em sua carreira solo.
Venha comemorar com os Beatles o seu Birthday!
1º Verso - Instrumental
2º Verso
You say it's your birthday
It's my birthday too, yeah
They say it's your birthday
We're gonna have a good time
I'm glad it's your birthday
Happy birthday to you
Preparação para a Ponte - bateria de Ringo
Yes we're going to a party party (John)
Yes we're going to a party party (John e George)
Yes we're going to a party party (John e George e Paul)
1ª Ponte
I would like you to dance, birthday
Take a cha-cha-cha-chance, birthday
I would like you to dance, birthday
Dance (berro de Paul)
3º Verso - Instrumental com Piano de Paul
2ª Ponte
I would like you to dance, birthday
Take a cha-cha-cha-chance, birthday
I would like you to dance, birthday
Dance (berro de Paul)
4º Verso
You say it's your birthday
Well it's my birthday too, yeah
You say it's your birthday
We're gonna have a good time
I'm glad it's your birthday
Happy birthday to you
Demais edições do OUÇA e LEIA
- Neste LINK - A Origem dos Beatles
- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
- Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko
- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
- Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps
- Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)
- Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo
- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
- Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária
- Neste LINK - A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
- Neste LINK - Os Números nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Animais nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney
- Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr
- Neste LINK - Análise de Eight Days A Week
- Neste LINK - Análise Temática de Being For The Benefit of Mr. Kite
- Neste LINK - Análise Temática de Honey Pie
- Neste LINK - Análise Temática de Yer Blues
Homero, BIRTHDAY é um rock espetacular. Considero um dos melhores trabalhos vocais do Paul a la Little Richard.O piano em um amplificador de guitarra deu um tremolo espetacular.Valeu!!! Dyl Figueiredo
ResponderExcluirRocaço. Nem sei se existe essa palavra. Seria ainda melhor sem Yoko e Pattie, mas pelo menos só falam uma palavra...
ResponderExcluirE tudo mais é exatamente como você disse. Isto é, eu sinto a mesma coisa que você. E Happy Birthday to you...Aniversário no submarino Angolano.