-

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Gabrieela sempre Gabrieela

Na recente Olimpíada, em jogos do Brasil no vôlei feminino, vez por outra o DJ colocava o primeiro verso de Modinha para Gabriela, quando a homônima atleta brasileira fechava um ponto magnífico, 


Eu nasci assim

Eu cresci assim

E sou mesmo assim

Vou ser sempre assim


Na voz límpida de Gal Costa, ao que a brasileirada toda replicava.


Gabrieela, sempre Gabrieela! 


Aí eu me lembrei dessa canção sensacional.

Primeiro, uma introdução,


Quando eu vim paresse mundo

Eu não atinavem nada

Hoje eu sou Gabriela

Gabrielaiê meus camarada


Eu digo "Introdução" na acepção da palavra.

Sim, toda canção tem uma introdução instrumental, mas me refiro àquela melodia, com letra, que INTRODUZ o tema e que não se repete mais. 

Os Beatles tiveram várias canções assim... lembro-me assim, de tacho, de HELP!, de Do You Want To Know a Secret , de If I Fell, de Here There and Everywhere ... quem se lembra de mais?

ATENÇÃO: Se clicar no nome da canção, aparecerá a análise que fiz sobre ela!!

E não se confunda: por exemplo, Paperback Writer começa com impacto, mas nada mais é que o refrão antecipado, assim como Can't Buy Me Love.


Voltando à Gabi...


Depois da introdução, em ritmo lento, a cousa se anima

E vem verso / refrão treis veis! 

São 3 versos com letras diferentes!

O 2º verso é este

Quem me batizô

Quem milumiô

Poco mimportô

É assim que eu sô




Sim, são só 3 versos

Mas que versos simples e brilhantes!

Cada um com 4 frases

   Todas redondilhas menores 

     ou pentassílabas ta ta ra ta ta

        Rimando entre si

           Decrescendo a nota a cada frase

              E dentro de de cada frase, 

                decrescendo a nota a cada sílaba.

                   Para explodir no refrão lá no alto, 

                      na mesma nota que começou a ladeira!


No meio até repete a introdução, mas apenas para apresentar este 3º Verso e várias repetições de todos, e encher a canção!..


Eu sou sempre igual

Não desejo o mal

Amo natural

Etc e tal

Caimmy genial!


Finalizo com um pouco da história da canção, que peguei do Wikipedia 

"Contrariando seus hábitos, o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi concordou em fazer por encomenda o tema de abertura da telenovela Gabriela, produzida e exibida pela Rede Globo em 1975 e baseada no romance Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.[2] A letra e a música foram compostas no apartamento de Caymmi, em PitubaSalvador, de uma única sentada, na tarde de 12 de março daquele ano.[3] A letra descreve a liberdade de espírito da protagonista (interpretada pela atriz Sonia Braga) e suas principais características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário