-

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

The Traveling Wilbury's - by Virgínia de Paula

Em um grupo de beatlemaníacos ferrenhos, um deles, carlos, publicou um áudio de Roy Orbison, pronto... gatilho para mais uma ótima reportagem de Virgínia de Paula, sobre The Traveling Wilburys, banda que George Harrison criou nos anos 1990, que tinha, além do astro, também Bob Dylan, Tom Petty e Jeff Lynne, que transcrevo aqui, ipsis litteris.





Duvido que 10% de minha 'turma' tenha ouvido falar dessa banda sensacional.

Obrigado, Virgínia!!

_____________________________

Roy Orbison ! Muito bom também! 

Soube de uma história bacaninha, mas não sei ser verdadeira. Eu li em algum lugar. Que foi Jeff Lyne quem sugeriu a George que fizesse uma gravação com amigos.  Que criasse uma banda. Porque George, na verdade, não  tinha achado graça nesse negócio de carreira solo. Ele sentia falta de tocar com amigos. (isso foi depois confirmado por Tom Petty).  Ele sabia que não seria com os antigos Beatles, mas que se reunisse com outros amigos. George gostou da ideia, mas só aceitaria se Bob Dylan concordasse. Pronto, pensou Jeff. Não vai dar certo. Bob Dylan é muito complicado, jamais aceitaria tal aventura.  Mas sendo pedido de George...quem sabe?  Fiquei sabendo também que era comum amigos pedirem a George que ligasse para Bob Dylan …

E lá foram os três para Woodstock.  George estava quase satisfeito, mas ainda faltava outro músico e ele tinha  sonhado com Roy Orbison, de quem gostava tanto na adolescência. Mas nem tentou. Achava que ele não aceitaria.  Pois bem. Ao chegaram no estúdio, quem estava lá? Por acaso...Roy Orbison.  A lua estava boa mesmo.

Porque Roy aceitou! Eles nem sabiam o que gravariam. Até então tinham pensando em gravar apenas um single. Havia uma caixa num canto do chão escrito Handle with Care. Pois foi a inspiração para a música...que ficou fantástica. E se divertiram tanto que o jeito foi gravar um álbum. Magnífico, por sinal.

Se foi exatamente assim que aconteceu, eu não sei.  Mas gosto da história.  Sei que resolveram lançar outro album, numero 3. Ideia de George. E o número 2? Não teria.  Era apenas para que perguntassem pelo número 2. Humor Beatle.

Gravaram tambem mais uma música que saiu num album beneficente e não foi incluída nos albums.  Runaway. Porque George adorava aquela música de Del Shannon. A música de Del, como ele dizia. Fiquei emocionada porque eu era alucinada com essa música também. Lembro de um dia que ela foi anunciada no radio bem na hora que chegou visita. E minha mãe mandou eu apagar o rádio. Eu saí em prantos da sala.  Chorando copiosamente.  Mas logo lembrei que tinha o rádio da minha irmã no quarto de dormir. Corri para lá e ainda deu para pegar a musica quase toda. Dancei o tempo todo dando pulos. Era assim que eu gostava de Runaway.  Apaixonadamente. Ouvi-la de novo com Nelson Willbury me emocionou pra caramba. E saber que George gostava dela tanto quanto eu...

O grande problema foi aquela brincadeira sem graça de 'Will Bury' que deu origem ao nome da banda. Vamos enterrar...O pessoal começou a morrer! Roy Orbison foi o primeiro. Não participou do segundo album. Então convidaram ... Del Shannon! Pois ele morreu!  Pouco depois, George também se foi.

Nessa história descobri outro ponto em comum com George. Nem acreditei ao ler sobre o tanto que gostava do seriado de TV A Familia Do Re Mi.  Eu gostava demais daquilo, gente. Achava um encanto. Pois George também. E se inspirou no show da TV para inventar que eles teriam outros nomes e seriam todos irmãos da família Willbury.

https://www.youtube.com/watch?v=wSWMJxbxj7c



O link é para Runaway com Del Shannon. Eu pulando em volta do palco.  Não...são mais velhas do que eu que tinha apenas 13 anos a partir de julho de 61.  

Se o video foi antes de julho eu tinha 12 anos. Era criança!

Agora a mesma música com minha banda preferida depois dos Beatles: The Traveling Wilburys.

https://www.youtube.com/watch?v=qEPx9bkpkh8



Handle with care. A primeira que gravaram...O que mais me encanta é ver George tão feliz. Dá para sentir. Gente, posso jurar que ele estava no sétimo céu.  Feliz, feliz, feliz. Sentia falta de estar com amigos fazendo música.

https://www.youtube.com/watch?v=1o4s1KVJaVA



Mais uma. Juro que não sei quem está na bateria. Quem?

The end of the line. Todos no sétimo céu.

https://www.youtube.com/watch?v=UMVjToYOjbM



Juro que é o último.  Quem mandou Carlos postar sobre Roy Orbinson?  Memórias chegando.  Mas eu não podia me despedir sem essa quando todos tiveram vontade de "Twist and Shout"... Pensaram em quem?

https://www.youtube.com/watch?v=fq5yHdVKSQs



Boa noite.

9 comentários:

  1. Sou eu aqui. Que venham outros. Olha, eu vou compartilhar. Só tenho a agradecer. E...ainda não sei o nome do baterista! :)

    ResponderExcluir
  2. Kkk faço parte dos 10% e ouvir esss resenha pela nossa amiga Virgínia é o céu
    Parabéns menina , vc é Homero são uma dupla de ouro

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Carlos. E obrigada, Homerix! uai, cadê Laury? Sei que ele fez um comentário legal. Onde?

    ResponderExcluir
  4. Ótimo em todos os sentidos e obrigado pela beleza da estória.Voces são sensacionais.abrs Gerson

    ResponderExcluir
  5. Muito legal aprender mais um pouco. Estava no grupo que não conhecia a banda... os 90% estimados. Que maneiro!! E musicões, heim? Valeu, Homero e Virgínia!

    ResponderExcluir
  6. Um banho de história regada a boa música, que é a arte das artes.
    Muito obrigado
    Roberto Bazolli

    ResponderExcluir
  7. Nao conhecia a banda pelo nome, mas certamente já ouvi antes…
    Vou buscar no Spotify!
    Obrigado!!
    Abs
    Milas.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional a banda! Também não conhecia a banda! Adorei a estória. Você e Virginia formam uma dupla nota 1000!

    ResponderExcluir
  9. Claro que conheço e tenho até os discos! Amo!!

    ResponderExcluir