-

sábado, 14 de maio de 2022

OUÇA e LEIA - A 4ª Década sem Os Beatles

Esta é a 17ª edição de OUÇA e LEIA, 

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo



Clique neste LINK  para ouvir


E siga lendo o texto abaixo!

______________________________


A Década de 2000 – Naked Love 090909


PARTE 1 - OS MOMENTOS SOLO


Os produtos Beatle foram os marcantes da 1ª década do Milênio, bem mais que os trabalhos dos Beatles remanescentes, isoladamente.

Trecho de Any Road

Os Beatles reduziram-se a apenas dois conosco, infelizmente, num acontecimento que marcou a década indelevelmente, logo no seu começo. Em julho de 2001, soube-se que George tratava de um tumor no cérebro, mas o que o levou desta vida foi outro câncer, desta vez no pulmão, em novembro, ao lado dos queridos Olivia e Dahni, Ravi Shankar e sua filha, numa casa de Paul em Los Angeles. Felizmente, houve um último encontro dos 3 Beatles algumas semanas antes do desenlace. Dhani e o amigo Jeff Lynne terminaram os trabalhos do último álbum, Brainwashed, que havia sido iniciado logo após o álbum anterior, quase 15 anos antes, e que foi lançado quase um ano depois com ótima crítica e vendas, sendo Any Road seu single mais bem sucedido… nela, George eternizou uma fala antológica de Lewis Carroll: Se não sabe aonde vai, qualquer rota leva lá...

Mais um pouco de Any Road

O vocal desta canção, assim como o álbum todo, foram nomeados postumamente ao Grammy, que, efetivamente veio, com outra canção do mesmo álbum, a instrumental Marhwa Blues.

Trecho de Marwa Blues

Vamos encerrar o capítulo George destas linhas retrospectivas, com o espetacular Concert For George, que lotou o Albert Hall um ano depois, organizado por seu filho Dahni e Eric Clapton, com a presença de muitos astros e de seus dois companheiros de batalha na Década Beatle.

Trecho de Photograh do Concert For George

Dentre muitos notáveis momentos da ocasião, destaco Ringo Starr cantando Photograph, co-escrita com seu irmão George, com a câmera desviando do cantor para uma enorme imagem dele ao fundo do palco, enquanto ele cantava 🎶🎵 Só tenho agora a sua foto e lamento que você não volta mais🎶🎵, letra que se encaixava perfeitamente ao momento, e também Something, iniciada por Paul cantando solitário os primeiros versos e a ponte com seu ukulele, um instrumento muito querido de George, e depois migrando para a versão original, com todos os presentes, fenomenal, que Paul seguiu tocando em todos os seus shows ao vivo, até hoje.

Something do Concert for George, como homenagem final

Que George esteja em paz!

Trecho de Never without You

Após o baque da perda do grande amigo, Ringo teve um consolo com sua indução ao Hall da Fama dos Percussionistas, em 2002, e no final do ano, teve aquela participação no Concert for George cantando, além de Photograh, que já falamos, também Honey Don’t, do ídolo de George, Carl Perkins. A homenagem ao amigo seguiu, no ano seguinte, com a canção Never Without You que ele compôs, com amigos, para o álbum Ringo Rama.

Mais Never without You

Ringo lançou mais três álbuns até o fim da década, sem muito sucesso comercial. Já sua All Starr Band estava a todo vapor, fazendo seis excursões sempre com diferentes formações, uma delas com Roger Supertramp Hodgson na formação básica, uma outra teve a breve presença de Pete The Who Townsend, e a última delas, que virou a década, teve uma grande noite no Radio City Music Hall em New York, celebrando seu 70º aniversário com as presenças de Paul McCartney, Joe Walsh, Jeff Lynne. Lançou seis álbuns ao vivo com sua banda, de espetáculos selecionados, e também dois álbuns de compilações e cinco singles, dois deles beneficentes, um destes chegando ao Nº1 em sua terra natal, os demais não coçando as paradas de sucesso, mas ele seguia!!

Trecho de Vanila Sky

Já Paul teve muitos momentos de evidência, começando com a indicação ao Oscar de Melhor Canção escrita para um Filme, Vanilla Sky em 2003, mas não ganhou novamente…siga tentando, Paul! Foi uma década virgem em sucessos nas paradas, afora um lançamento beneficente, que chegou ao topo em UK, dentre 9 singles lançados. Ele tirou o atraso das excursões, passando de UMA excursão mundial na década anterior (muito por conta da dedicação ao Projeto Anthology), para OITO na 1ª década do milênio, sendo quatro de grande duração, numa delas faturando mais de 100 milhões de dólares. Da última, que invadiu a década seguinte, eu fui testemunha, em agosto de 2010 em São Paulo e maio de 2011 no Rio de Janeiro.

Tendo testemunhado o choque dos aviões no World Trade Center em 2001, Paul liderou o Concert For New York City ainda no mesmo ano, e compôs uma canção em referência ao ocorrido, Freedom, que vendeu apenas o suficiente para entrar no TOP 100 nos Estados Unidos.

Trecho de She’s Leaving Home Live in US

No ano seguinte, formou a banda que está com ele até hoje, que até vou destacar aqui, em homenagem aos 20 anos de parceria firme com Paul, os guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray, o baterista Abe Laboriel Jr. e o tecladista Paul Wix Wickens, este remanescente da formação anterior. Saiu com ela em excursão mundial com seu álbum Driving Rain, o álbum em si sem grande sucesso, mas a excursão foi considerada a melhor do ano no mundo todo, com direito a um álbum duplo, Back in The US. Eu vi um dos shows, em Houston, em 2002! Foi a 1ª vez em que tocou ao vivo She’s Leaving Home, quase desmaiei!

Paul fez o prestigiadíssimo show no intervalo do Super Bowl em 2005, e tocou para 350 mil pessoas na Praça da Liberdade de Kiev, Ucrânia, em 2008, e foi convidado para inaugurar o Citi Field, antigo Shea Stadium, em 2009, lotando as três noites programadas.

Trecho de English Tea

Lançou mais dois álbuns que ficaram no Top 10 das paradas, um deles como One-Man-Band (o 3º da carreira), Chaos and Creation In The Backyard, muito bem recebido pela crítica, e que teve uma de suas canções, English Tea, tocada ao vivo para acordar os astronautas da estação espacial, em associação com 🎶🎵Good Day Sunshine🎶🎵, apropriadíssima à ocasião. Foi em novembro de 2005, em um show de uma excursão pelos Estados Unidos, que gerou o DVD The Space Between US.

Paul estava bem produtivo: lançou mais um álbum com música clássica e mais um como Fireman, de música eletrônica. A década terminou com um prêmio de prestígio, o Gershwin, pelo conjunto da obra, entregue pelo Presidente Barack Obama, após show intimista e antológico na Casa Branca, onde ele até cantou 🎶🎵Michelle Ma Belle🎶🎵 olhando para Michelle.. Obama.

Trecho de Michelle na Casa Branca

Sua vida pessoal foi agitada! Casou-se novamente, teve mais uma filha e separou-se! A esposa da vez foi Heather Mills, premiada ativista antiminas, de temperamento estranho, com um diagnóstico de mentirosa compulsiva, mas que saiu do casamento com 50 milhões de dólares consensuais. A filha Beatrice, nasceu em 2003, e hoje, com 19 anos, é transgênero, mudou seu nome para Benedict e é a cara dele.


PARTE 1 - OS MOMENTOS BANDA

Trecho de The Long and Winding Road de Let It Be Naked

Na seara dos lançamentos como banda, a década foi marcada por três grandes momentos, que deixaram a marca Beatles sempre no topo!! Aliás, começara já no último ano 2º milênio anterior, com o lançamento espetacular de 1, a coletânea mais bem-sucedida da história! E os mega produtos vieram em seguida, de três em três anos…

Mais um pouco de The Long and Winding Road

Em 2003, tiraram a roupa do Let It Be, deixando-o nu, explicando, era a versão Naked, sem as estrepolias do produtor do LP de 1970, Phil Spector, principalmente removendo a Wall of Sound, que encheu de orquestração algumas faixas, totalmente sem o consentimento de Paul, por exemplo, e num movimento absolutamente contrário ao propósito original do disco, que era de retornar às origens, sem as peripécias de estúdio que eles vinham fazendo. Mas eu admito que adorei a tal Parede de Sons… Teve ótimas vendas, mas topou na posição 5 da parada americana!

Mais um pouco de The Long and Winding Road


Pausa para arrumação: 

em 2004 e 2006, duas caixas deram uma organizada na bagunça que a Capitol, subsidiária da EMI nos EUA, fizera no catálogo dos Beatles em 1964 e 65, com lançamentos totalmente diferentes dos oficiais britânicos, The Capitol Albuns Vol. 1 & 2. Ela só não continha o que eles lançaram igual ao catálogo oficial britânico, a partir de Sgt. Pepper’s.

Trecho de A Hard Day's Night instrumental

Estavam lá aqueles álbuns lançados para tirar o atraso (foram 6 álbuns em 64!), e as heresias que fizeram com HELP, Rubber Soul e Revolver. Eles tinham um limite de 12 canções por álbum (alguns tinham 11, um abuso!), então, eles iam lançando as sobras em álbuns diferentes, uma verdadeira salada. Ainda não tenho essa coleção… tenho um certo asco por ela... brincadeira! Ela tinha coisas muito boas, como as instrumentais de George Martin para os dois primeiros filmes dos Beatles.

Mais um pouco da faixa instrumental, homenagem a George Martin

Fim da pausa para arrumação!!

 

De volta aos grandes eventos, em 2006, uma grande sacada do finado George tornou-se realidade (olha eu falando de George de novo)! Amigo de Guy Laliberté, idealizador e produtor do Cirque du Soleil, George propôs que ele montasse um espetáculo inspirado na música dos Beatles! Aconteceu, postumamente! Foi o último trabalho de produção de George Martin, que trouxe com ele seu filho Giles, que seria responsável, a partir de então, por inúmeros lançamentos dos Beatles, um herdeiro à altura do nome do pai, que foi justamente reconhecido como Quinto Beatle. O que fizeram eles? Debruçaram-se sobre o catálogo oficial, e usaram a imaginação para ver o que combinava entre uma canção e outra, e criaram o que é hoje conhecido como 'mashup’s'. Quando o primeiro deles, Tomorrow Never Knows com Within You Without You, foi mostrado por um nervoso Giles a Paul e a Ringo, os dois Beatles aprovaram a ideia com louvor e deram carta branca para o resto. São 28 faixas (duas delas bônus tracks) com trechos de mais de 130 canções, olha só o trabalho!

Trecho de Get Back de Love

Só para se ter uma ideia, a faixa simplesmente chamada Get Back tem, além da canção título, (i) o acorde inicial de A Hard Day's Night, os solos de bateria (ii) e de guitarra (iii) de The End, (iv) a percussão de Sgt. Pepper's Reprise e (v) o crescendo instrumental de A Day In The Life! Ufa!

Final de Get Back de Love

Apenas 5 das faixas são puras, com uma canção só, uma delas, um primor de simplicidade, a versão acústica de While My Guitar Gently Weeps, com voz e violão de George Harrison, que fora lançada no Anthology 3, 10 anos antes, com o auxílio luxuoso de um arranjo de cordas, o último criado pelo grande Maestro George Martin!

Versão de While My Guitar Gently Weeps de Love

Receptividade? Lááá no alto, o álbum ficou nos Top Dez em dezenas de países (2º na Inglaterra e 4º nos EUA) e ganhou dois Grammy's (de Melhor Compilação de Trilha Sonora e o Grammy técnico de Melhor Surround Album), o 11º e o 12º para a banda. O espetáculo em si é um sucesso: Love ocupa o espetacular picadeiro do Circo do Sol do Mirage Hotel de Las Vegas até hoje, com uma parada de 17 meses por conta da pandemia! Sempre casa cheia! Numa das apresentações de 2007, eu estava lá.

Mais While My Guitar Gently Weeps

Completando o Projeto Love, 2008 viu o lançamento do documentário All Together Now, que conta a história daquela parceria Beatles & Cirque du Soleil. Foram filmadas as movimentações nos estúdios da EMI e da produtora do circo, em Montreal, além da montagem do ‘picadeiro’, e dos primeiros ensaios no Hotel Mirage em Las Vegas, que também recebeu um sistema de som jamais visto em outras edições do circo! Mais um Grammy para os Beatles, quer dizer, não exatamente para eles, pois ‘apenas’ sua música está presente, mas para os criadores da parceria. Foi o Grammy de Melhor Vídeo Musical de Longa Metragem.

Mais While My Guitar Gently Weeps


Trecho de Revolution 9, com foco no Number 9 Number 9 Number 9


Em 9 de setembro de 2009, popularmente conhecido por 09-09-09, a Apple lançou três produtos largamente esperados pelos fãs, uma caixa com o catálogo oficial mixado em mono, uma caixa estéreo e um videogame, pra deixar a coisa simples. A escolha da data e sonoridade 9do9do9, e não 8do8do8, por exemplo, foi em homenagem a John e sua fixação pelo número 9, mas isso será objeto de nosso próximo projeto.

Volta o Number 9 Number 9 Number 9 Number 9

E por que tanto interesse por se ter um som monaural, quando já se dispõe de tecnologia estéreo? Simplesmente porque foi assim que foi concebido! Os Beatles receberam a chegada do som estéreo com estranheza, ele preferiam o som mono. John reclamou publicamente quando ouviu sua Revolution em Stereo.

Trecho de Revolution in Mono

A caixa inclusive, não tem a obra toda, porque os últimos três álbuns, Yellow Submarine, Abbey Road e Let It Be foram gravados apenas em estéreo. A caixa continha os 10 álbuns originais em mono, mais um com Mono Masters, coletando as canções lançadas fora dos álbuns! O fato é que, planejada para ser uma edição limitada, de 10 mil exemplares, outras edições tiveram que ser impressas, por ter a original rapidamente se esgotado. Muito difícil de ser encontrada hoje em dia!

Agora, a caixa estéreo The Beatles: Stereo Box Set! Em 78, a Apple já lançara uma coleção, mas sem a obra completa. A de 88 era completa, mas só na de 9do9do9 tinha os quatro primeiros álbuns, de Please Please Me a Beatles For Sale, lançados em versão estéreo, como álbum! A partir de HELP!, já existiam as mixagens em estéreo, feitas na década de 80 por George Martin para o lançamento em CDs! As 4 únicas canções que permaneceram com mixagem em Mono são as duas primeiras (Love Me Do / P.S. I Love You) e as do 5º single (She Loves You / I’ll Get You). Lá estão todos os 15 álbuns oficiais (portanto 16 CDs, porque o Álbum Branco é duplo) mais um DVD com minidocumentários com os vídeos disponíveis para muitas das canções, normalmente extraídos do Beatles Anthology. E foi um sucesso absoluto! Ganhou Grammy de Melhor Álbum Histórico, o 13º da banda, e vendeu milhões de caixas (veja bem, cada uma com 16 CDs/1 DVD!!)

Video-clip de The Beatles Rock Band

E o videogame The Beatles Rock Band, criou avatares dos Beatles tocando seus instrumentos, e o jogador tinha que simular os movimentos da guitarra base, da guitarra baixo, da bateria e, pela primeira vez num jogo da série Rock Band, 3 vozes, para poder possibilitar a harmonia tripla, coisa que os Beatles se especializaram em fazer. As vendas foram altas no início, mas estancaram, refletindo a recessão do mercado desse tipo de jogo. Mas, claro que foi mais uma obra para manter a aura dos Beatles em destaque! Era The Beatles brilhando também na 9ª Arte!

Mais Video-clip de The Beatles Rock Band

Ainda em 2009, os Beatles tiveram sua obra toda lançada num Pen Drive (como é que não fui um dos 30 mil felizardos com a maçãzinha, o formato da preciosidade?), e, no ano final da década, aconteceu a digitalização da obra que se concretizou com a disponibilização, no I Tunes, dos 15 álbuns oficiais mais as coletâneas Azul e Vermelha.


Mais Décadas dos Beatles?

Nas próximas edições do Submarino Angolano


Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário