-

sexta-feira, 2 de abril de 2021

As Acid Songs dos Beatles

Capítulo 25

Esta é minha saga 

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os capítulos têm acesso neste LINK 


Começando um novo Assunto, hora de reavivar os números desta minha saga sobre a carreira dos Beatles, para referência, caso necessário!! 

Cada NÚMERO é um LINK para informações adicionais!!!

  • 211 canções lançadas pelos Beatles, em 7,5 anos de carreira
  • 186 de autoria de um dos Beatles
  • 185 canções com letras (uma instrumental)
  • 007 assuntos identificados (Girl, Miss, Speech, Story, Self, Acid, Nonsense)
  • 074 canções sobre garotas - Girl Songs
  • 022 canções sobre saudade - I Miss Her Songs
  • 029 canções com discursos - Speech Songs
  • 028 canções com histórias - Story Songs
  • 020 canções sobre si mesmos - Self Songs
  • 009 canções sobre drogas. - Acid Songs (AQUI!)
  • 003 canções sobre ... sei lá.... - Nonsense Songs
Agora, discorrerei sobre as Acid Songs, aquelas em que falaram sobre drogas ou foram influenciadas pelas drogas que os autores consumiam. Poderia nominar o assunto como Drug Songs, mas Drug, em inglês, também significa 'remédio', além disso, em português, 'droga' quer dizer coisa ruim, o que está longe de retratar as canções, então resolvi ser mais específico, elegendo uma das drogas pelas quais eles passaram, o LSD, ou ácido lisérgico, tendo John embarcado muuuito mais fundo que os demais. 

Elas foram 9 canções, sendo 8 de John e uma de Paul! Isso é que é dominância! 

Elas foram concentradas em quatro anos da carreira Beatle, de 1966 a 1969.




Até consegui identificar duas classes de Acid Songs: as Acid Trip Songs, em que o autor viaja para lugares de sua mente que somente as drogas levariam, e  as Acid Story Songs em que o autor fala sobre alguém ou algo, sendo que esse algo pode ser até mesmo a própria droga que o leva àquele estado mental. E aconteceu que foram 5 de uma classe e 4 de outra, então fica meio sem sentido fazer o nosso já tradicional gráfico pizza.

As drogas entraram na vida dos Beatles num encontro com Bob Dylan em 28 de agosto 1964, que lhes apresentou a maconha. Em 1965, eram todos usuários frequentes, e o álbum Rubber Soul foi definido por mais de um Beatle como 'The Pot Album', 'pot' é a gíria em inglês para o baseado. Segundo eles, muitas canções daquele maravilhoso LP foram compostas sob influência da droga. Então, por que a primeira canção que eu classifiquei como Acid Song foi somente em 1966? É porque eu só defino como Acid, a canção que não tem outro assunto mais preponderante. Em Rubber Soul, identifiquei 6 canções sobre Saudade, 5 sobre Garotas e uma de cada assunto do Sistema S (Story, Speech, Self), tenham ou não sido inspiradas pela droga!

Então, vamos a elas!

Na tabela abaixo encontre, o nome, um trecho da letra, e o autor. Aqui, forneço um áudio com os 9 trechos selecionados 'seguidinho'. Basta colocar este LINK pra tocar e acompanhar a letra na tabela, combinado?

Houve tempo nesta saga em que eu colocava os comentários das canções do assunto no mesmo post de sua apresentação, só que eu ando escrevendo tanto sobre as canções que isto aqui ia ficar muito longo... então farei um post para cada Classe das Acid Songs, aguardem-me!






Já está pronto o detalhamento das Acid Songs!

  • 5 Trip Acid Songs, neste LINK
  • 4 Story Acid Songs, neste LINK




3 comentários:

  1. Belas canções, mesmo que tenham sido criadas sob um estado mental alterado. Aliás, dizem que as drogas favorecem a criatividade. Pode ser, mas deixo o teste para quem se interessar.

    ResponderExcluir
  2. Sempre um show. Quanta dedicação.Parabéns Homerix!

    ResponderExcluir
  3. Se você as encara como acid songs...é seu direito, claro que sim. Eu não as vejo dessa forma. Eu diria que, dvido ao ácido, se inspiraram para falar coisas maravilhosas como o Amor. O sentido da letra, para mim, não deve ser confundido com ácido que foi apenas o meio usado. Não dá para comparar "Got to get you into my life!" completamente sobre drogas, a letra é sobre drogas, com TGmorrow Never Knows que fala sobre o Amor. Nâo importa se esse amor chegou a Tim Leary via drogas. Sua mensagem é sobre o amor. Quando os hippies diziam Paz e Amor estavam falando sobre Amor mesmo, embora muitos deles tenham compreendido esse sentimento via uso de drogas.
    Strawberry Fields Forever também tem outro sentido muito além de drogas. É um mergulho impressionante no seu interior. As drogas o ajudaram a dar o mergulho? Com certeza. Mas o que ele viu nada tem a ver com drogas. Sua mente se abriu. Ele retornou a um lugar importante na sua infância e viu que nada é real. Aqui ele fala de forma confusa porque me parece metafisica. E metafisica é confuso mesmo. Nada é real...e tudo é real ao mesmo tempo. Li um livro de metafísica que diz que nada é real...nesta dimensão. Tudo é real em outra dimensão. Para mim John entrou noutra dimensão. E é isso que conta...Não o efeito da droga.

    Sun King é outra além de drogas. Mas isso é minha visão. Apenas isso. Não tenho como garantir que seja assim. Impossível saber o que John realmene pensava. E a sua visão tem valor da mesma forma. Afinal é a sua visão. E ninguém tem o direito de criticar sua viagem pessoal e muito linda com os Beatles. Como os sentimos...é coisa sagrada. E é muito bonito ver que cada fâ faz sua própria viagem. So uma banda muito profunda para fazer com que fãs os sintam das mais variadas formas.

    ResponderExcluir