-

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Próximos Passos da Saga sobre Beatles!!

Quando comecei a Saga...
O Universo das Canções dos Beatles

... lá atrás, em agosto de 2020, com um texto sobre a Produtividade dos Beatles (LINK), em meio à pandemia, não imaginava duas coisas, ao pensar o que estaria acontecendo, em quase abril de 2021:
  • a pandemia segue firme
  • a minha Saga segue firme

O Mundo criara um monstro...

E eu também... mas do bem!

A 'crítica', ou seja, os queridos leitores, vem sendo muito benevolentes com minha obra, e eu vejo que venho atendendo a meus objetivos iniciais, que eram dois, com relação à obra da banda mais famosa do mundo:
  • Pra quem não conhecia, conhecer!
  • Pra quem conhecia, fazê-los 'ouvir com outros ouvidos'!

Para este último grupo, eu ouvi de muitos, o seguinte: 

"Nossa, eu nem ligava pra essa canção, mas agora, depois de sua análise, estou curtindo muito! Obrigado!"

Tem sido muito gratificante!

E ainda tenho muito trabalho pela frente!


Vejam quais são meus próximos passos: 

1.     Em alguns dias,  Yellow Submarine - o Álbum

3.     Mais 3 semanas, Abbey Road

4.     E mais outras duas, Let It Be

5.     E outras, Past Masters #1

6.     E outras, Past Masters #2


Terei então falado um pouco sobre cada uma das 186 canções compostas e lançadas pelos Beatles durante sua carreira de 7,5 anos, brevíssima.  

Eu terminaria a Saga aí mas.... pensei numa coisa....

  • Eu comecei a fazer um post por canção apenas a partir de Rubber Soul...
  • Antes, só uma que outra merecia um post especial...
  • As demais ficavam no Capítulo que contaram a história do Álbum em que foram lançadas!
  • Devem estar com inveja as pobrezinhas...


Então, vejam mais alguns passos adicionais

1.     Fazer uma análise para cada canção de Please Please Me

2.     Fazer uma análise para cada canção de With The Beatles

3.     Fazer uma análise para cada canção de A Hard Day’s Night

4.     Fazer uma análise para cada canção de Beatles For Sale

5.     Fazer uma análise para cada canção de HELP!


Eu terminaria a Saga aí mas.... pensei noutra coisa....

  • Agora, nesse momento futuro, que eu terei uma análise pra cada canção lançada pelos Beatles,
  • Hora de organizar temporalmente, e fazer o seguinte...

1.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1963

2.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1964

3.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1965

4.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1966

5.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1967

6.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1968

7.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1969

8.     Criar um post aglutinador das canções do Ano de 1970

 

Que tal?

Quem não entendeu a ordem e cores da figura abaixo, é porque não vem acompanhando minha saga desde o princípio, mas eu explico!

A Saga começou com a classificação das canções dos Beatles por Assunto, e identifiquei 7 Assuntos, e dentro de cada Assunto, quando apropriado, subdividi em Classes.

Então, cada cor ali do lado representa uma Classe! 

A figura é uma parte da  

Grande Tabela Beatle

Uma Super Tabela de Canções dos Beatles por Assunto e Classe, que eu apresentei neste post (LINK)

Isso tomou 30 Capítulos!

Depois, segui a Saga com 5 Capítulos com estatísticas interessantes sobre as letras, quantificando nomes, de homens, mulheres, animais, coisas e simplesmente nomes com letra maiúscula, enfim, que interessam a algumas pessoas...

E então, comecei a segunda parte da Saga, com um capítulo pra cada álbum lançado, conforme o que comecei contando ali em cima.

Pronto! Foi uma prestação de contas!

Eu contei

DONCOVIM


ONCOTÔ


PRONCOVÔ



Conseguirei?



2 comentários:

  1. Vou esperar pela saga dos primeiros discos dos Beatles que são os que definem eles como banda
    Um dos meus favoritos é help
    E realmente não lembro de ter lido sobre esse os primeiros álbuns
    Aguardando ansiosamente 👍✨🙌

    ResponderExcluir
  2. Meu desejo une o útil ao agradável: espero que para o nosso deleite, aprendizado e alívio, a sua saga dure muito mais do que a COVID!

    ResponderExcluir