-

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Hey Bulldog, com imagens históricas

 Esta é a  canção do Lado A do LP Yellow Sumarine 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 9 canções com Discurso para uma Pessoa

                                        as demais 8 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

3. Hey Bulldog  (Person Speech Song by Paul McCartney)

John aconselha "Um tipo de inocência é medida em anos, você não sabe como é conseguir escutar seus medos. Você pode conversar comigo. Você pode conversar comigo. Você pode conversar comigo. Se você estiver sozinho pode conversar comigo"
VOCÊ, neste caso, pode ser qualquer um. John falou uma vez que 'Hey Bulldog é um rock que soa muito bem mas que não quer dizer nada'! E ele tem razão nas duas coisas!  Será? Vamos tentar achar algo! É uma daquelas músicas que eles fizeram no estúdio, pra preencher o tempo, e que sai uma coisa genial. Um riff de guitarra sensacional, também levado pelo baixo, que segue insano toda a música,  um latido de Paul que John gostou e respondeu e ficou na gravação, fazendo até que mudasse o nome original, que era Hey Bullfrog. Olha, só ouvindo, mesmo! Foi a última canção gravada para a trilha sonora do filme Yellow Submarime!  Eles precisavam de uma canção para o filme, antes de viajar para a Índia, John falou o costumeiro: "Xácomigo!!", foi pra casa e trouxe a música quase pronta, com 90% da letra, e Paul ajudou no resto. Outras vezes em que John assumiu a tarefa foram justamente em encomendas para filmes HELP! e A Hard Day's Night, e foram as canções título.
 
Vamos lá tentar dar um pouco de significado à letra que o próprio compositor não dá valor. O tempo da canção não é de valsa, mas a fórmula é de 'valsa' estrutural, verso-verso-Refrão-verso-verso-Refrão, com uma introdução e uma conclusão instrumental espetaculares, sendo o Verso 3 também instrumental. Os três versos com letra são completamente distintos, seguindo à risca o mandamento Beatle. Cada verso tem estrutura semelhante, têm duas evocações, ou vocativos, uma filosofia e um alerta. Nas evocações, além de  serem sonoramente apropriadas, e rimarem entre si, "Sheepdog-Bullfrog", "Childlike-Jack knife", "Big Man-Wigwam", John se dirige a uma pessoa, chamando-o de algumas coisas pouco lisonjeiras, "Seu cahorrão parado na chuva, mexa-se, Seu sapo-boi, idem!", passa por umas que não captei o significado e termina com um "Grandão, covarde!". Porém, nos complementos, John baixa o tom, como uma pessoa mais velha (o compositor), que está ensinando e aconselhando uma pessoa mais jovem. No Verso 1 "Somekind of happiness is measured out in miles", quer dizer que pra ser feliz, tem que caminhar muito, e alerta que um sorriso bonito não vai ser suficiente pra ele chegar lá; no Verso 2 "Somekind of innocence is measured out in years", com o passar dos anos "você, jovem, vai deixar de ser inocente!", e alerta que ele vai aprender a ouvir seus próprios medos; no Verso 4 (o terceiro com letra) "Somekind of solitude is measured out in you", na verdade, a letra dizia "in news", mas ele cantou "in you" e resolveu deixar assim, ele diz que a solidão pode ser medida observando-se o mundo, e alerta que o jovem não tem a menor pista de quem ele, o autor, é, na verdade. Nos refrões, o experiente se põe à disposição do jovem, pra convesar, sempre que este se sentir sozinho! Bonito! Consegui? Não? Ao menos, tentei! 

E a gravação? O que foi aquilo?

Vocês sabem estávamos na década equa de 1960, portanto, nada do que temos hoje havia, nada de uma câmera de cinema em cada mão. Mas naquele glorioso 11 de fevereiro de 1968, hav
ia uma equipe de filmagem em Abbey Road, preparada para filmar um vídeo promocional para Lady Madonna. E John pediu para filmarem tudo! Genial decisão! Bem, vamos a começo, a famosa base!! Nos primeiros takes, era John ao piano e cantando um guia vocal, Paul no baixo, George na guitarra e Ringo na bateria, mais depois de alguns takes, Paul decidiu deixar o baixo para os overdubs e pegou dois pandeiros. No Take 10, era isso que se ouvia! A ideia era terminar tudo no mesmo dia, enão logo se fez a redução da fita e vieram os overdubs, e ...que overdubs foram aqueles??!! Primeiro, Paul ligou seu baixo numa Fuzz Box (remember Think For Yourself) e fez a mais espetacular linha de baixo desde Sgt. Pepper's, no ano anterior, notem as firulas perfeitas e numerosas, George fez um solo em sua guitarra, como não fazia há mais de ano, e ela está também distorcida, Ringo acrescentou espetaculares batidas nos refrões e, mais importante, John e Paul DIVIDIRAM UM MICROFONE, como não faziam 'há décadas', lindo, lindo, lindo, e mais lindo ainda porque tudo foi capturado pelas câmeras, e a gente pôde ver, pela primeira vez, imagens do que acontecia em estúdio! Magnífico, inesquecível e está tudo aqui, neste LINK, para vocês se deliciarem! Note desde o começo, uma introdução matadora, primeiro só o piano de John, depois a guitarra de George nas mesmas notas do piano, junto com a bateria de Ringo, e depois entra o baixo fuzzado de Paul, nas mesmas notas de piano e guitarra. E note no começo do Verso 1, Paul harmonizando  com John num mesmo microfone, em "Sheepdog" e "Bullfrog" e repetindo a dose nos dois outros versos, e também nos citados filosofias e alertas. Maravilhoso. Passe pela voz solo magnífica de John nos refrões "You can talk to me... If you're lonely you can talk to me", e se divirta com a longa conclusão, migrando para latidos, uivos, e risadas dementes. Eu já disse que era espetacular?!! Então, repito!!! Ah, e como eu disse lá em cima, o nome da canção nem estava na letra, aliás, ela se chamaria You Can Talk To Me, mas como Paul começou a latir, e John adorou e correspondeu, John terminou criando o vocativo "Hey Bulldog" repetido no final, e que até virou até o nome da mesma!

 

10 comentários:

  1. Uma coisa os Beatles poderiam ter feito nessa época
    Reformular a banda
    Talvez até colocar mais um integrante ou chamar mais músicos de apoio assim como fez os Stones
    Infelizmente tinha yoko na cola do John
    As coisas nunca mais seriam as mesmas
    Mas esse registro mostra bem q com os quatro juntos n tinha para ninguém

    ResponderExcluir
  2. Cani, me desculpe, mas os Beatles jamais poderiam fazer isso. Reformular a banda com mais um integrante? Nem se fosse eu. Eles eram perfeitos como eram. Um músico convidado tudo bem. Fizeram isso com Eric Clapton e Billy Preston. Mas nunca um quinto Beatle. Deixaria de ser The Beatles que eram Fab Four.
    Os Stones podiam fazer isso. Eles não eram uma unidade. Ouça a beleza dessa música como bem mostrou Homero. Ninguém mais poderia estar ali.

    Mas é clao que é seu direito pensar assim. Só acho estranho porque soou como se não fossem bons o bastante, que precisam ser reformulados. Puxa, eles viviam reformulando tudo, eles nunca se repetiam!

    ResponderExcluir
  3. Realmente espetacular. Já ouvi dizer que seria John cantando para Paul. Claro que especulação porque não vejo como poderia ser. Mesmo assim não tenho como afirmar que não. Vai ver que escreveu mesmo para um sapo. Eu já ouvi falar no sapo que virou príncipe. Esse virou cachorro.

    John tinha uma de falar que costumava cantar para ele mesmo. Pois vai ver que é o caso.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo, os Beatles têm um poder transformador, mas as suas análises são matadoras! Parabéns.
    Mais uma música para a qual eu não ligava, mas agora vai para a playlist com honraria!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. John ao piano e cantando, Paul no baixo, George na guitarra e Ringo na bateria - quatro Beatles para fazer o sucesso da canção _Hey Bulldog_. John foi responsável por quase toda a música e 90% da letra, completada por Paul. A letra revela conselhos, fala na inocência, nos medos de cada um, e de como você pode contar com ele... Foi música feita pra preencher o tempo, e acabou saindo genial.

    ResponderExcluir
  6. Fantástico, musica, vibração etc...
    Que vídeo brother!!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente música, excelentes comentários, link fenomenal!

    ResponderExcluir
  8. Análise completa e atraente, como de hábito... Uma baita canção, que se lasque o non sense da letra: isso é rock'n roll. E é Beatles em estado puro.
    Duas coisase chamaram a atenção no clipe (delicioso): os dois estarem lenfo a letra rabiscada no papel e... Caramba, como John era um ruivo irlandês! A costeleta entrega... 😊

    ResponderExcluir