-

terça-feira, 13 de abril de 2021

The Animals in Beatles Songs

 Capítulo 34



Esta é minha saga 

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

E segue a política do 'Uma coisa leva à outra', mais uma vez. 

Nos últimos dois capítulos, listei os nomes de homens e mulheres (Capítulo 32) e de outras palavras que começavam por inicial maiúscula (Capítulo 33)Vou completar essa espécie de trilogia com as citações de nossos amigos (às vezes, nem tanto!)  Animais em canções dos Beatles! Vocês verão que surpresas acontecerão!

Vamos manter o esquema! Fiz a contabilidade, tabelei, e ao final apresento duas tabelas com os achados de cada nome encontrado

  1. Canção, Autor, Ano de Lançamento
  2. Trecho da letra da canção em que o nome aparece
E começo com o resumo dos quantitativos, e sua divisão por raça, sim, claro, eu não iria me furtar a fazer uma importantíssima análise por classes.

John é o Campeão, como (quase) sempre, mas desta vez de forma arrebatadora, a liderança é incontestável, ele foi o responsável por quase 80% dos animais que aparecem nas letras! Os outros 3 vêm num empate técnico, e com Ringo finalmente aparecendo, e com uma marca imbatível: 50% de suas composições para os Beatles têm a citação de um animal! Perdoem a zoação! Vocês sabem que  eu amo Ringão, fundamental para o sucesso da banda. Ringo ainda colocou o animal no título! Foi Octopus's Garden! 

Apenas para manter o padrão, veja a evolução temporal dos Bichos at The Beatles. Ano de 1968, e, mais que isso, álbum campeão, o Álbum Branco, com 11 das 30 canções mencionando um animal. E passeando por criaturas de todas as  espécies.. Dove, Tiger, Elephant, Lizard, Blackbird, Pig, Raccoon, Seashell, Eagle, Worm, Monkey, Bee. 

E a lista acima abre por um animal que eu não  na identifiquei de imediato que era um animal, mas desconfiei porque na letra aparece em 'dove tail', portanto, se tem rabo, é porque é animal! Tenho minhas dúvidas que as pessoas com conhecimento mediano de inglês identifiquem, por exemplo, que dove, hog, jay, pilchard são animais!

Dove é pombo (além de pigeon), 

Hog é porco (além de pig), 

Jay é gaio (um pássaro),

Pilchard é sardinha

Pilchard, eu já sabia há tempos, décadas até, quando me embrenhei na letra de I Am The Walrus, e até hoje não há explicação plausível para a seguinte frase  fazer parte de uma canção: 'Sardinhas de semolina subindo a Torre Eifell, pinguim elementar cantando Hare Krishna, cara, você devia vê-los chutando Edgar Allen Poe, sou o homem-ovo, eles são os homens-ovos, eu sou a morsa, goo-goog-joob!', que não fosse em uma viagem alucinógena, brilhante!

Nem sempre eles aparecem exatamente como animais que são. Raccoon (guaxinim), por exemplo, é um apelido do personagem Rocky, e Pony (poney) está no significado de 'shot', um copo para aquele drink pequeno que se toma numa talagada só!! Mesmo assim, estão na lista! Blackbird, na verdade, é usada no sentido figurado, era uma mensagem de Paul às garotas (birds, na gíria da juventude na época) negras, incentivando que 'voassem', era 1968, época de Martin Luther King e de valorização da raça, no outro lado do Atlântico.

Bem, antes de passarmos às prometidas tabelas, não pense que deixaria de fornecer a totalidade dos bichinhos na forma de nuvem... uma nuvem de animais. Escolhi como forma um mamífero, que vive em ambiente marinho, e que não está entre os selecionados pelos Beatles como personagem! Procurei dar um destaque especial àqueles que aparecem em títulos da canções. Acho que consegui!

Finalmente as tabelas

1. Animal, Canção, Autor, Ano de Lançamento






2. Animal, Trecho da letra onde aparece





7 comentários:

  1. Homero, alem de tudo voce ainda esclarece sobre certos animais. HOG acho que eh mais proximo de porco do mato ou javali. Belo levantamento

    ResponderExcluir
  2. Sobre o comentário no Cani: sim, Martha era a cadela do Paul. Homerix sabe disso, com certeza. Mas Paul faz uma letra divertida, que se adapta a uma cadela ou a uma garota, rsss... Quanto à lista detalhada das canções_com_animais, é mais uma prova de que podemos passar o resto de nossas vidas de forma produtiva e divertida, revirando a obra dos Beatles. Valeu, Homero!

    ResponderExcluir
  3. Impressionante como você consegue vasculhar a obra dos Beatles. Até o levantamento dos animais.....caramba fico abismada com tudo.

    ResponderExcluir
  4. Temos por aqui uma musica feita estilo I am the walrus...kkk
    Açaí - Djavan -
    A paixão / puro afã / místico clã de sereia /castelo de areia / ira de tubarão / ilusão / o sol brilha por si

    Açaí / guardiã / zum de besouro / um imã / branca é a tez da manhã

    ResponderExcluir
  5. Mexe, remexe e você consegue fazer "render a feijoada". E olha que ainda está muito boa!

    ResponderExcluir
  6. O animal mais conhecido dos Beatles acabou sendo "Blackbird"
    A Martha q inclusive aparece em várias fotos ... Walrus tbm marcou ...
    Teve pig mas daí preferia q nunca tivessem falado desse animal

    ResponderExcluir