-

domingo, 14 de março de 2021

The 29 Speech Songs by The Beatles

Capítulo 11

A saga 

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Antes?

10. Neste LINKcomentários e trechos das 'I Miss Her' Songs

Na sequência deste meu estudo, dedico-me agora à análise dos discursos, em que o compositor da canção tenta passar uma mensagem, uma lição, um conselho a alguém. Portanto, a Pessoa aqui é a Segunda, e o pronome que é o cerne deste assunto é o VOCÊ, ou VOCÊS, em inglês, apenas YOU. Encontrei 29 ocorrências de Speech Songs entre as 185 canções compostas pelos Beatles!! 

Paul quis falar algo para alguém em 10 oportunidades, seu parceiro John, outras 9, os dois juntos, mais 3 (dividi-as entre os dois com critérios pessoais), e George com surpreendentes 7 participações, comparativamente à sua presença nos temas discutidos até aqui! Ringo não quis falar para ninguém! 


Numa amostra de quase 3 dezenas, nada como um gráfico temporal para analisar a distribuição das Speech Songs durante a carreira dos Beatles!






Interessante notar como o amadurecimento dos compositores muda os temas sobre os quais querem externar. Mais jovens, eles queriam falar de garotas, então a concentração desse tema era mais ou menos 3/4 na época da Beatlemania, o triênio 1963-1965. Olha só o que ocorre agora. Apenas em 1965, John pensa em exarar uma mensagem que, verão, era para o mundo todo. Os 3/4, aqui nas Speech Songs, ocorre em outro triênio, o 1967-1969. E se pensarmos que, na verdade, as canções de Let It Be, o último álbum, foram apenas lançadas em 1970, mas compostas e gravadas em 1969, temos uma constante de 8 Speech Songs por ano no triênio-mór! Note também a presença constante de John, em todos os 6 anos da era dos discursos!!

A coceira bateu novamente neste analista, sabe aquela máxima, do 'comer e coçar é questão de começar'? Então, comecei a separar por classes, nas DtR Songs, fiz de novo nas 'I Miss Her' Songs, não tinha por que não tentar aqui nas Speech Songs. Não sei se vou conseguir fazê-lo nos assunto vindouros, mas aqui, identifiquei claramente 3 Classes de Discurso: a fala para uma Pessoa (Person), para um Grupo de Pessoas, e também, a mensagem para todas as Pessoas, ou Grupo (Group), que eu chamei de Mundo (World)!! Veja a distribuição pelos 3 'palestrantes' nesta tabela. Desisti do gráfico radar, pois ficou meio troncho, com apenas 3 variáveis, tanto nas classes como nos autores.

Note então que os Beatles falaram ao Mundo menos que a Pessoas ou Grupos, mas verão que aquelas 5 são mensagens profundas. Quatro delas falam sobre amor!

E não fique achando que Paul ficou atrás de John e George por dirigir-se ao Mundo apenas uma vez, contra duas de seus dois amigos, porque uma que ele fez, olha, simples, direta, precisa, e eu diria mais, matemática! Poucas vezes se viu uma mensagem tão profunda, com tão poucas palavras! 

Bem, acabei decidindo fazer um gráfico, não um radar,  mas uma série de pizzas.




Agora, como já estamos acostumados, apresentarei uma tabela em que listo todas as 29 Canções-Discurso, destacando seus compositores, claro, mas em especial, trechos da letra das canções onde que estão presentes as razões para eu classificá-las assim.

E, aqui também, o já tradicional Áudio File, com os trechos das 29 canções correspondentes aos trechos listados!!! 
Acesse, neste LINK.

E ATENÇÃO!!!
Após a tabela, eu ofereço links para análises 
de cada uma das Classes das Speech Songs!






Em posts separados, darei destaque a cada uma das Classes das Speech Songs  canções, oferecendo alguma informação sobre as canções. 

 

Próximos Capítulos

12. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'Group’ das Speech Songs

13. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'Person’ das Speech Songs

14. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'World’ das Speech Songs

2 comentários:

  1. Rapaz, esse belo trabalho está crescendo em complexidade e no final uma Tese de Doutorado já estará pronta para publicação. Cá para nós, merece um reconhecimento amplo, mas é uma pena que o nosso idioma não favorece.
    Adoro os links para os arquivos de áudio, pois "dão uma geral" nesta visita ao passado.

    ResponderExcluir


  2. Está se referindo a Let it Be? Seria a única de Paul para o mundo? Estou só querendo ter certeza.

    Detalhe: mesmo quando era apenas para um grupo, como Black bird falando pelos direitos cívis, não deixa de ser para o mundo tomar ciencia do que acontecia, pois direitos civis, direitos humanos são da maior importancia possível para o mundo. Mas ele realmente estava se dirigindo especialmente ás meninas afro que lutavam pelo direito de estudar ali na universidade que não queria aceitá-las.

    ResponderExcluir