Capítulo 2
Este é mais um capítulo do Projeto
O Universo das Canções dos Beatles
Todos os Capítulos têm acesso neste LINK
Neste segundo capítulo, a inspiração a que me refiro não é a
musical. Essa veio dos grandes ídolos do Rock’n Roll da época, Elvis Presley,
Buddy Holly, Little Richards, Chuck Berry, Carl Perkins, e outros menos cotados.
Aqui, a idéia é detalhar o que os inspirou para as letras
das canções!!
Para o efeito, listei todas as canções numa planilha, e fui
uma a uma, lembrando-me das letras, sim, também tive que recorrer ao Beatles A
to Z Lyrics, para relembrar algumas, minha memória não é infinita, e
classifiquei-as, de acordo com o assunto (subject). Encontrei 7 assuntos (ah,
sempre o número 7), a saber, apresentados a seguir, na ordem cronológica em que
surgiram no cancioneiro beatle, de acordo com o catálogo britânico! Mais uma
vez, meu critério está sujeito a críticas, chuvas e trovoadas!!
No gráfico, o resultado da compilação!!
Abaixo dele, a legenda!!!
Garotas (Girl)
Foi o primeiro tema a inspirar os rapazes, claro. As meninas aparecerem do primeiro até o último ano da carreira, de 1962 a 1970. Nas canções, há declarações de amor, e também conselhos a amigos e amigas sobre potenciais amores e sobre ‘abrir o olho’ sob pena de perder, e se percebe o amadurecimento com o tempo, com algumas DR’s, amores mais sensuais, mais maduros, enfim!! O tema ‘Girl’ é presente em 74 das 185 canções dos Beatles. Aí, você dirá: ‘Mas tem dor de corno, também, você não falou!!’ Sim, sim, calma, é que essa dor apareceu tanto, mas tanto, que eu resolvi abrir nova categoria, que vem abaixo!
Saudade (Miss)
Sim, o sofrimento pela perda do amor está bem presente, contei 22 canções com esse tema, que aparece logo no primeiro LP em 1963, e falha apenas em 1967 e no derradeiro! Choros, ranger de dentes, gritos e lamentações a valer, e até o ‘melô do feminicida’, mas sobre isso falarei no post específico sobre Lennon! (*)
Ensimesmado (Self)
Em 1964, eles começam a falar de si mesmos, de como se sentem, e claro, é John quem inaugura, gritando "I’m a loooooser” e depois pedindo por SOCORRO, sentindo-se um anão, enfim, os outros compositores também fazem autoanálise de seu estado de mente, e também de corpo, e nessa categoria, inclusive, está a canção mais regravada de todos os tempos. São 20 ocorrências do assunto, estando presente em cada um dos anos subsequentes. (*)
Lugar de Fala (Speech)
Um ano depois de começarem a se autoanalisar, ele começam a se sentir aptos e a falarem para os outros, para o mundo, para criticarem pessoas e situações, para apresentarem shows e espetáculos, para convocarem viagens, e, principalmente, pra ensinarem que tudo o que o mundo precisa é o amor, que obedece a uma simples e transcendental equação matemática! E eles usaram esse lugar de fala em 29 ocasiões, até 1970.
Contador de histórias (Story)
Essa prática começa também em 1965, e caracteriza 28 canções! E bota emoção, humor, sarcasmo, pra contar histórias, da supermãe, da agente de trânsito, do cowboy traído, do caçador idiota, do feirante, da cantora, da garota que vai embora, e até do psicopata. Haja imaginação!!
Altas viagens (Acid)
Em agosto de 1964, os Beatles foram apresentados a Bob Dylan e à maconha. Em 1965, John mencionou que Rubber Soul havia sido 'The Pot Album', e naquele ano foram apresentados ao LSD (ácido lisérgico, daí o nome). Só em Revolver, no ano seguinte, as drogas aparecem claramente em algumas letras, ou em imagens alucinantes, ou em odes disfarçadas ao consumo, e ano seguinte, veio Lucy, no céu, com diamantes. Identifiquei 9 canções com o tema.... Imagino haver outras, mas eu preferi encaixá-las em outras categorias.
Nonsense
Pra finalizar este levantamento, defini 3 composições de John como não encaixáveis em nenhum assunto. Foram experiências sonoras e jam sessions, que ganharam o status de cancões Lennon/McCartney.
Ufa!!
Então notaram a evolução da persona Beatle?
Enamora-se das meninas
Leva um chute na bunda
Começa a pensar na vida
Desembucha a falar ao mundo
Resolve contar histórias
Se droga
Perde o bom senso
No gráfico, dá pra ver claramente a entrada das fases.
Então notaram a evolução da persona Beatle?
Enamora-se das meninas
Leva um chute na bunda
Começa a pensar na vida
Desembucha a falar ao mundo
Resolve contar histórias
Se droga
Perde o bom senso
No gráfico, dá pra ver claramente a entrada das fases.
Próximo Capítulo
3. Neste LINK, quem falou sobre oque assunto
Uau, parabéns! Diante dessa pesquisa, organização dos dados, interpretação e resumo, só resta uma saída: aguardar os próximos capítulos, pois PROMETEM!
ResponderExcluirDemais isso, quero muito ver os próximos posts, imagino que vai ter as faixas listadas de cada categoria. Abração.
ResponderExcluirHomero,seus estudos,analises e graficos sobre os Beatles demonstram que voce atingiu o grau mais alto de conhecimento sobre a Banda e seus componentes. Parabens e continue nos brindando com a difusao de tudo.abrs.
ResponderExcluirParabéns!!!
ResponderExcluirVamos aguardar com ansiedade o próximo capítulo. Abcs
Este seu trabalho, com esta riqueza de detalhes, que talvez nem os Beatles sabiam de tantos. Estou admirando muito a sua pesquisa e dedicação. Isto vale ouro.
ResponderExcluirEstou curioso para ver os próximos capítulos.
Sucesso e um grande abraço.
Admirável seu estudo mostrando também muito de você, do seu respeito e admiração e porque não dizer, de carinho pelos meninos. Deu trabalho, não deu? Mas sei que foi um trabalho feito com muito prazer. Parabéns! Além de tudo é também prazer para nós leitores. Obrigada.
ResponderExcluir