-

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Yellow Submarine - O Disco - Lançamento, Recepção e Legado

    Capítulo 46 


De minha saga  

O Universo das Canções dos Beatles


Todos os Capítulos da saga têm acesso neste LINK 


46.1 Aqui, este LINK, um relato do que aconteceu entre dois álbuns.

46.2  Os Assuntos de Yellow Submarine neste LINK.


46.3  As Canções de Yellow Submarine neste LINK


46.4 Lançamento, Recepção e Legado


A ideia original era lançá-lo, dado serem apenas quatro canções lançadas, em um EP (Extended Play, que aqui chamaríamos de Compacto Duplo). Entretanto, esse era um formato que não funcionava nos EUA, e partiram para o álbum. Com todo o esforço concentrado nos trabalhos do Álbum Branco, a trilha teve o lançamento adiado para 1969. O EP chegou a ser produzido, trazendo inclusive a canção Across The Universe, que fora gravada em fevereiro, como 3ª de seu Lado A, mas o lançamento foi abortado. 

Além das canções novas, escolheram a canção título para abrir e All You Need Is Love para fechar o Lado A do LP. Outras 7 canções dos Beatles são ouvidas no filme, mas ficaram de fora do disco. No Labo B, ficaram 7 canções compostas e conduzidas por George Martin. O álbum foi lançado em 13 de janeiro de 1969 nos Estados Unidos e quatro dias depois na Inglaterra, com uma única diferença de apresentar o subtítulo "Nothing Is Real" na capa que reproduz o Pôster que acompanhava o trailer do filme, criado por Heinz Edelman.

Pausa para umas palavras sobre o filme
Quem já viu há muito tempo, como eu, recomendo ver de novo. Quem não viu, é claro que tem que ver! É verdadeiramente, uma obra-prima, e também, uma gracinha! Claro que é uma fábula, mas com mensagens importantes, num tempo que vivemos em que se deprecia a cultura. Numa terra submarina, em que todos vivem felizes, coloridos e envoltos em música, ocorre uma invasão de Malvados Tristes (Blue Meanies), que acaba com a música, e paraliza a todos, tirando-lhes a cor. O único sobrevivente é o capitão de um Submarino Amarelo, que parte em busca de ajuda, e os Beatles retornam junto com ele, em um mar cheio de perigos, monstros e... buracos! Você ouvira piadas ótimas: Ringo se declarando "I''m a born lever pooler!" (Captou? Não? Vá em *, ao final da pausa), e George falando o tempo todo que "It's all in your mind!", e John sempre filosofando, e Paul sempre garboso e charmoso. Você se espantará com situações psicodélicas ao extremo, mas não se espantará em ver Ringo, mais uma vez (como nos filmes HELP! e A Hard Day's Night), envolto em enrascadas. Você se assustará com os lançadores de maçãs, mas principalmente com a GLOVE, e se encantará com o rimador mecânico de motores Jeremy Hillary Boob, mais conhecido como Nowhere Man, aliás, você adorará ver esta e outras canções preferidas em coloridíssimos e perfeitos clipes adaptados ao roteiro do filme, veja se não são preferidas: Eleanor Rigby, When I'm Sixty-Four, Lucy In The Sky With DiamondsSgt. Pepper's LHCB, With A Little Help From My Friends, Love You Too e Think For Yourself, além das duas já mencionadas. Os Beatles são bem sucedidos em sua missão, trazendo a música de volta a Pepperland. A mensagem é a mesma de sempre, só o Amor é necessário, inclusive para seus inimigos que, mesmo malvados e azuis, são bem-vindos na comunidade feliz no final. A mesma lição que Jesus nos ensinou, "Há 2.000 Anos" (que, aliás, é o livro que estou lendo, no momento).

(*) Ringo vê uma alavanca à disposição e diz "Sou um puxador de alavancas nato!", e Lever Pooler também significa que vem de Liverpool,  afinal a palavra 'Lever' se pronuncia 'Liver' sendo que o  mundo todo sabe que ele e seus três amigos nasceram em Liverpool!

Fim da pausa para as palavras sobre o filme


O Lado B tem 7 composições do Maestro George Martin, que apresentam Pepperland, e acompanham as fases da viagem do Submarino, como o Mar do Tempo, o Mar dos Monstros, o Mar dos Buracos, enfim. Apenas uma delas é uma orquestração de uma música existente dos Beatles, as demais, foram compostas especificamente para o tema, com algumas inclusões incidentais de Bach e Stravinski.
 
Foi o primeiro e único LP dos Beatles a não atingir o topo das paradas, foi 3° no Reino Unido e 2° nos Estados Unidos. O suficiente para garantir a George Martin a maior renda da história um compositor de música clássica contemporânea, e duvido que qualquer outro o tenha suplantado deé hojepois, at! John se declarou contrário ao lançamento do álbum com canções que não eram deles. Em 1999, nos 30 anos de celebração, finalmente lançaram as 13 canções que tocaram no filme num mesmo disco.

Com todas essas circunstâncias, o que se conclui sobre um álbum tão diferente dos Beatles? Conclui-se que valeu muito a pena! Primeiro, porque  suas 4 canções novas inserem-se perfeitamente no conteúdo do ano mais psicodélico dos Beatles, que foi 1967, afinal, lembre-se que o álbum foi lançado em 1969, mas o filme é de 1968 e as canções foram todas gravadas entre maio de 1967 e fevereiro de 1968. Depois, que acompanham um filme cultuado como uma das melhores animações da história, com técnicas inovadoras e com um roteiro soberbo e cheio de mensagens. Finalmente, porque possibilitou ao grande George Martin um 'local de fala' (e de rendimentos!) naquilo que  é seu cerne, seu lado compositor clássico, após cinco anos altamente profícuos como produtor da maior banda de todos os tempos. Inclusive, deixo aqui, em sua homenagem, uma homenagem que lhe fez um eminente guitarrista brasileiro, que transformou instrumentos de orquestra em guitarra, na verdade cinco guitarras, magnificamente combinadas, numa versão estonteante de Pepperland! Vejam esta pérola aqui, neste LINK. Obrigado, Mateus Schaffer!

5 comentários:

  1. Você é um pesquisador incansável! Essas descobertas sobre os Beatles são curiosas, divertidas e fenomenais, desta vez sobre o álbum _Yellow Submarine_. Vale a pena ouvir o arranjo de guitarra, de _Pepperland_, que você inclui num último _link_, fazendo-nos conhecer o genial Mateus Schaffer. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Homerix! É o álbum sobre o qual eu menos sei sobre.
    Você contando sobre o filme me deixou louca para assistir. Só assisti ao Hard Day's Night. Quero ver Ringo em suas trapalhadas e enrascas novamente!
    Ótimo post como sempre

    ResponderExcluir
  3. Detalhes que enriquecem filme e as canções. A animação é um marco na hostória do cinema. Cores, viagens psicodélicas (vejam a cena do Sea of holes), texto divertido e inteligente. E aquele ser fumando um baseado e viajando... Valeu, Homerix!

    ResponderExcluir
  4. Se os Beatles soubessem q esse projeto iria se tornar um clássico da animação com certeza teriam feito um LP inteiro
    Apesar q G. Martin mereceu um lado inteiro de um disco dos seus pupilos
    Yellow submarine é um marco da animação com uma trilha sonora perfeita!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito
    Iluminou as sombras do entendimento

    ResponderExcluir