-

quinta-feira, 8 de abril de 2021

The Beatles Heart & Mind Song Split

Capítulo 30

Logo saberão o porquê desta figura de abertura


Com a publicação da super tabela dos Beatles, terminei finalmente a primeira parte de  minha saga. 


O Universo das Canções dos Beatles

Os 29 Capítulos têm acesso neste LINK

O grande resultado desse esforço inicial foi caracterizar as canções conforme os assuntos das letras, o que está no gráfico ao lado.

Partirei, agora, para uma análise de cada LP oficial dos Beatles, segundo o catálogo inglês, no que tange aos assuntos tratados!

Neste capítulo, estabelecerei um comparativo entre eles, adotando um grupamento didático, para facilitar a mensagem.

Chamaria de Seleção Women on Top, a soma dos grupos Girl, que trata da conquista e de relacionamentos com mulheres, e do grupo Miss, que perpassa pelo sentimento de saudade e de perda do grande amor. A Seleção Women on Top conta, então, com 96 canções, ou pouco menos de 52% das 185 canções compostas pelos Beatles.

Chamaria de Seleção Sistema S, o conjunto dos demais 5 assuntos, com o nome sendo puxado pela inicial 'S' dos 3 principais assuntos Self, Story, Speech,  e  engloba 89 canções, ou pouco mais de 48% das 185 canções compostas pelos Beatles.  

Só que, nem bem acabei de definir os nomes e já pensei em nomes melhores... muito melhores, mas não vou nem editar para deixar registrada a evolução do raciocínio!

  • Como o primeiro grupo tem como pano de fundo o AMOR, seja feliz (Girl) ou amargurado (Miss), vou conceder a ele o nome de HEART, foram letras motivadas pelo Coração, esteja numa boa ou partido. 
E teremos as Heart Songs!
  • E o segundo, seu oposto, onde os temas são mais baseados na Razão, com pensamentos (Self), mensagens (Speech), ou histórias (Story), vou dar o nome de MIND, a Mente, até mesmo acomodando as ocasiões em que a mente esteve alterada (Acid) ou vazia (Nonsense)
E teremos as Mind Songs!


Explicado o significado da imagem inaugural?

Uma palavra só, mensagem direta, e tudo a ver com o significado!

Eu crio e eu mesmo elogio, hehe!

Vale esta tabela resumo, pra deixar bem claro.

E agora, partir pra análise dos LP's segundo essa nova classificação.

Desta forma, então, ficará clara a evolução do nível de composição dos rapazes. Lembramos que, quando os Beatles lançaram seu primeiro compacto, eles tinham de 20 a 22 anos de idade, então era natural que o centro suas composições estivessem mais no coração. E a natural evolução migraria seus pensamentos para assuntos menos juvenis, mais direcionados à mente. Verão isso claramente nos gráficos!!

Numa primeira visão, os 13 LP's e suas canções, estratificadas entre Heart & Mind!




Dá para perceber claramente a migração do Coração para a Mente, ao longo do tempo, porém a visão nominal fica prejudicada pelas quantidades de canções de cada LP, especialmente o Álbum Branco, de 1968, com suas 30 canções.


Abaixo, o mesmo gráfico, normalizado!



Rubber Soul pode ser considerado o último álbum da Beatlemania, três anos que foram boom das Heart Songsmas já apresentava canções como Nowhere Man e The Word. Percebe-se bem a guinada, em Revolver, onde entram, de sopetão, três canções influenciadas pelas drogas. E vêm Sergeant Pepper's e Magical Mistery Tour, imersos no conhecido Summer of Love, no psicodelismo, com pouco espaço para romances pueris. E percebe-se uma leve retomada a partir de 1968, mesmo assim, uma grande predominância das Mind Songs. Constaatar-se-á que mesmo as canções sobre amor são mais profundas, densas, elaboradas, que as do início.

Porém, não foi apenas em LP's que os Beatles lançaram canções. Eles usaram muito os singles (compactos), e tinham a política de, preferencialmente, não incluir as canções dos singles nos LP's contemporâneos. Foram 9 compactos, portanto 18 canções, mais 4 canções também em compactos, mas como Lado B de canções que saíram em LP's, e mais uma canção lançada em compacto duplo, junto com 3 covers.  Fizeram as contas? Um total de 23 canções que viram a luz do sol em LP's OFICIAIS graças à BRILHANTE ideia da EMI de lançar DOIS LP's Past Masters, em 1988, divididos temporalmente, conforme a data de lançamento. O #1 tem os lançamentos entre outubro de 1962 e julho de 1965, e o #2 tem lançamentos entre novembro de 1965 e março de 1970. Uma que outra dessas canções foram lançadas em coletâneas como Love Songs, Rock and Roll Music, ou os famosos Álbuns Azul e Vermelho, e aquela ainda lançada durante a carreira, o Collection of Oldies but Goldies, mas nenhuma dessas mencionadas ganharam o título de Catálogo Oficial dos Beatles, como foram os Past Masters  #1 e #2.Por isso, eu sempre digo que os Beatles lançaram o equivalente a 15 álbuns (13+2), em 7,5 anos, de carreira, uma média excepcional, jamais batida (e nunca será), de DOIS LP'S POR ANO!!!

Bem, a divisão entre os dois grupos de canções, conforme definido aqui, neste capítulo, mostra, no Past Masters, a mesma tendência dos outros 13 LP's. Dado o caráter temporal do lançamento, não poderia ser diferente! Vejam só:


Então, ao longo dos compactos, nem uma vezinha só os Beatles deixaram de falar ao coração! A razão ficou para a segunda parte!!

Hummm , faltaria uma visão conjunta englobando todas as canções, as dos LP's e as dos compactos!

Não falta mais!

Ordenei todas as canções conforme suas datas de lançamento, seja em LP ou em compactos, escolhi dividir  a carreira em três partes, cada uma com 924 dias, desde o primeiro compacto Love Me Do / P.S. I Love You, em 5 de outubro de 1962, até o último LP Let It Be, em 5 de maio de 1970. 

Vejam como ficou a divisão Heart vs Mind!





Próximos Capítulos abordarão algumas estatísticas Beatles!

10 comentários:

  1. Excelente sua explanação. Em seguida, você coloca um gráfico que visualiza com clareza todo o conteúdo comentado. Tive uma visão clara da época que predominou o coração e , em seguida, a mente.
    Parabéns pelo seu brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Agora voce se superou mesmo. Voce poderia ter um doutorado no assunto na Inglsterra.

    ResponderExcluir
  3. Você e incrível, que dedicação!

    ResponderExcluir
  4. Esse cara realmente tem um conhecimento rico !

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, o artigo ficou excelente, bem obetivo e sem firulas. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente, Homerix! Fica claro, pela sua exposição e pelos gráficos, que seria impossível que continuassem a "brincar" de canções de amor adolescente, uma vez que estavam, claramente, ficando adultos.Seu olhar e sua explanação merecem aprofundamento em uma obra com mais peso. Manda bala!!!! Yeah, yeah, yeah!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo conhecimento e dedicação em repassar aos seus leitores essas mensagens de peso. 👍👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir