-

terça-feira, 27 de abril de 2021

Come Together sobre John

Esta é a  canção do Lado A do LP Abbey Road

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções inspiradas em viagens alucinógenas

                                        as demais 4 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho 

são links que levam a análises sobre elas.

1. Come Together  (Trip Acid Song by John Lennon)

John segue viajando: "Ele não usa nenhuma graxa no sapato, ele tem dedos de jogador de futebol, ele tem dedo de macaco, ele atira na coca cola, ele diz: 'eu o conheço, você me conhece'. Uma coisa que eu posso dizer pra você é que você tem que ser livre. Venha cá, agora mesmo junto a mim!." 

Você usaria estas características acima, e outras como, 'velho chato', 'cabelos até o joelho', 'botas de morsa', para a campanha política de um amigo? Acho que não, né? Mas foi por aí que veio a idéia do nome da canção. Timothy Leary, guru do LSD, pediu-lhe uma canção para impulsionar sua campanha contra o ator Ronald Reagan, a governador da Califórnia, que usava 'Come Together' como slogan. Ele nem disputou porque foi preso, por posse de drogas, e nem usou a demo que John compôs pra ele, rapidamente, durante o segundo Bed-in de John e Yoko, em Montreal. Depois, a letra evoluiu, e virou a canção de enorme sucesso, e Leary chegou a reclamar, educadamente, ainda da prisão, o crédito pelo uso do nome da campanha, mas John disse: "Amigo, eu sou um alfaiate. Você encomendou um terno e não veio buscar. Eu vendi pra outra pessoa!'. Grande John Lennon!

Dizem que a figura estragada, degringolada, que ele criou seria um autorretrato, conforme ele se sentia naqueles anos pesados nas drogas. Outros encontram um personagem para cada um dos 4 Versos. Pode ser! O Verso 1 poderia ser referência a Ringo, por causa do 'Got to be a joker', afinal ele era The Funny Beatle, e outras menos convincentes. O Verso 2 poderia ser a George por causa 'He got monkey finger' devido à sua habilidade na guitarra e do 'One thing I can tell you is you got to be free', que era um mantra de George, sempre incitando a ter a mente livre; o Verso 3, claramente autorreferência, por causa de 'Ono sideboard', Yoko sempre a seu lado e do 'Walrus gumboot', claro, pois 'John was the Walrus', e do 'Bag production', referência à sua conferência em Viena quando se apresentou com Yoko, cada um envolto por enorme saco, além de ser o nomeda produtora que ele e Yoko criaram (Bag Productions); e Verso 4, a Paul, principalmente por conta do 'Got to be good looking', ele que era conhecido como The Cute Beatle, e do 'He say one and one and one is three' por estar sempre querendo dar ideias e ensinar aos outros, a até do 'roller coaster', por causa de sua composição Helter Skelter. Há outras associações menos convicentes. Enfim, interpretações estão sempre à disposição! John não confirmou nenhuma delas.

As sessões de gravação começaram em 1 de julho, mas a segunda veio só 20 dias depois, pois John estava de molho, após acidente de carro com Yoko e crianças (Kyoko e Julian), ele chegou a levar 17 pontos, e Yoko, grávida, acabou perdendo mais um filho algum tempo depois. Registrada a ocorrência externa, note bem os instrumentos em Come Together: o baixo levemente distorcido de Paul na introdução e nos versos é inovador, a bateria de Ringo nos 'Shoot me' da introdução é inesquecível, e a guitarra de George no final com o duelo com a voz de John é arrebatadora. Além, claro, do vocal inspirado de John.  E de Paul nos backing vocalsO piano elétrico é de John, notável na sessão instrumental. Paul queria tocar, afinal era o melhor pianista do grupo, mas John disse: 'Desta vez, deixa comigo!' Paul ficou triste, chegou a sair do estúdio. 

Ela abre o LP Abbey Road e foi simultaneamente lançada em compacto com Duplo Lado A, junto com Something, de George, direto ao topo das paradas. Ao vivo, os Beatles nunca a tocaram, mas John sim, uma das pouquíssimas vezes (pouco passa dos dedos de uma mão!) em que ele tocou canções da epoca dos Beatles. Foi em New York, 1972. Veja aqui neste LINK. Michael Jackson e Aerosmith gravaram covers muito bons! 

John teve problemas com Come Together, pois foi acusado de plágio, de uma canção de Chuch Berry, 'You Can't Catch Me', de 1956. O detentor dos direitos o processou e ganhou. A melodia era parecida, e a primeira frase, 'He come old flat top', quase igual. Paul alertou, mas John insistiu. O pagamento foi que John gravasse três canções produzidas pelo mesmo sujeito, inclusivea canção objeto da ação, e lhe entregasse o resultado das vendas. Acho que ficou mais barato que os US$ 5 Milhões que George teve que pagar por My Sweet Lord. 

Finalizando, é muito triste ver uma banda com todos os seus instrumentistas e criadores no ápice de suas capacidades anunciar o seu fim após coisas como as citadas e as outras de seu último LP. 

Como triste ficou o mundo, 11 anos depois, quando um maluco atendeu ao chamado da introdução...

 Shoot me ... Shoot me ... Shoot me ... Shoot me ...

4 comentários:

  1. Uma das mais brilhantes e performáticas gravações dos Beatles. Como você bem destaca: baixo, bateria, guitarra e a voz do autor.
    Mesmo com o "shoot me" escondido pelas palmas, o doido ouviu - e interpretou, tristemente - o recado.
    Canção perfeita para abrir o disco.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida, mais uma bela e inovadora canção

    ResponderExcluir
  3. Tenho a ligeira impressão que depois q yoko entrou na vida de John tudo começou a dar errado na vida de Lennon e indiretamente dos Beatles
    Yoko foi uma nuvem negra na vida de John
    Come together é uma obra prima mas teve problemas autorais q inclusive forçou o lançamento da coletânea Rock 'n roll anos mais tarde
    Heroína,yoko ono, Alan Klein, Phil Spector...era só Exu em volta de John
    O excesso de drogas,as brigas com o governo americano (FBI)
    John nunca mais teve paz na vida até seu trágico fim

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Cani. Os fatos comprovam isso. Se olharmos as pessoas em volta dele antes de 68 e as pessoas em volta dele de 68 em diante percebemos uma enorme diferente. Antes eram verdadeiros amigos, e pessoas da mais alta qualidade. Depois foi cercado até de pessoas que se tornaram assassinas como o Phil Spector. Até aquele que não gosto de dizer o nome e que matou sete pessoas andou por lá. Passou por lá. E teve ainda o grego Alex que os enganou direitinho. Enfim...

    A música é ótima, mas discordo que seja apenas parecida com You Can't catch me." É plágio de verdade e soube que John admitiu. Queria homeneagear Chuck Berry. rs rs rs. Deve ter sido algo assim mesmo proque John era um compositor espetacular e não precisava plagiar ninguém. Mas ele fez isso. Só não ficou totalmente igual graças a Paul que mudou o compasso e entrou com aquele baixo especatular para dar cara nova à música. ( POrtanto é de fato uma musica Lennon/McCartney). Mas não convenceu Chuck.

    Há quem veja algo erótico na letra. Um convite estranho. Come togeter right now over me. Acho que não preciso explicar.
    A parte que dá arrepios é o "shoot me" no final. Também não preciso explicar.

    ResponderExcluir