-

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Capitalized Words in Beatles Songs

 Capítulo 33



Esta é minha saga 

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

E segue a política do 'Uma coisa leva à outra'. 

No último capítulo, listei os nomes de Homens e Mulheres das canções dos Beatles, e me lembrei de como ressaltava, para mim, desde sempre, em algumas letras, os nomes de Lugares (Places), podia listar de cabeça mais de 20, só entre países, estados e cidades, e fui à caça e encontrei mais 20, aí já incluindo locais de visitação, órgãos de governo. Comecei aí a ampliar a busca para as demais palavras que são capitalizadas, ou seja, começam com letra maiúscula, por norma da língua inglesa, e aí chegaram os títulos, as datas, os astros, os adjetivos pátrios, e acabei encontrando até marcas. Sabe quantas  palavas capitalizadas encontrei? Mais de 80!!!

Vamos manter o esquema! Fiz a contabilidade, tabelei, e ao final apresento duas tabelas com os achados de cada nome encontrado.

  1. Canção, Autor, Ano de Lançamento 
  2. Trecho da letra da canção em que o nome aparece
E começo com o resumo dos quantitativos, e sua divisão por classes. 

Como quase sempre, John lidera o movimento, e como sempre, George está em terceiro lugar, e Ringo não aparece, na política do 'Deixeu quieto no meu canto, sô!!.'

Devo ressaltar que grande parte da frente obtida por John foi propiciada por UMA canção, afinal ele compôs a lua-de-mel mais famosa da história do Rock, The Ballad of John & Yoko, um verdadeiro roteiro turístico, com 9 localidades da Europa! 

Por outro lado, apenas Paul deu goleada nos dias da semana, espalhando seis deles em duas canções, Lady Madonna, nas rotinas de uma mãe e sua prole, e She's Leaving Home (LINK), neste caso com a honraria de abrir uma canção Beatle, em "Whenesday morning at five o'clock as the day begins".

A Beatlemania, como ocorreu nos Homens e Mulheres, passou quase batida nas citações capitais. Apenas UMA canção do período apresenta uma, e por um motivo que só descobri recentemente. O 'Ride' de Ticket to Ride (LINK)' não é apenas um verbo, como eu e a torcida do Flamengo supúnhamos, mas trata-se também de Ryde, uma cidade litorânea da Inglaterra, que John e Paul visitaram ainda rapazes, e para onde 'She's got a ticket to...'. 

Notem no gráfico temporal, uma concentração de 90% das citações em 3 anos.


Agora que já fui mordido pela mosca azul das nuvens de palavras apresento aqui a primeira delas, com as palavras que foram a inspiração inicial deste capítulo, os Lugares. Como eles estão espalhados pelo mundo (e até fora dele), escolhi a forma global pra representá-los. Atentem que não se trata daquela estrutura normal das nuvens de palavras, em que as mais frequentes aparecem em tamanho maior. Aqui, cada uma delas apareceu uma vez numa canção dos Beatles. E verão, de imediato, que o local onde a palavra aparece na nuvem não guarda relação com o verdadeiro local aonde está no planeta. É apenas esquemático!  



Antes de apresentar a segunda nuvem, vale um parêntesis sobre 'Capitalization in English', ou seja, como nossos irmãos saxônicos decidem colocar palavras com iniciais maiúsculas:
  • Localidades religiosas, como paraíso e inferno, merecem o destaque, portanto Heaven e Hell, (por isso veem acima Heaven e Earth), porém não quando são usados como descritivos, exemplo 'that place is a hell', o 'h' é então, minúsculo.;
  • Nossos astros, como sol, lua e terra, também merecem letra maiúscula, portanto Sun, Moon, Earth. Outros sóis e outras luas, não se deve capitalizar, portanto 'the moons of Jupiter';
  • E falando em Deuses que, naturalmente, são nomes próprios, e por isso, começam por maiúscula, daí vem a razão para eles capitalizarem os dias da semana! Lá, todos eles são dias DE algum Deus ou DE algum astro, Monday é dia da lua, a nossa lua, portanto, se Moon é capitalizado, então Monday também é, e Saturday (Dia de Saturno) também, e todos os demais;
  • Aqui, no nosso idioma, não se dá o devido valor à nacionalidade da pessoa, somos todos brasileiros, mas lá temos mais valor, 'we are all Brazilians', bem mais importante, né! E assim ocorre também com todos os adjetivos pátrios;
  • Da mesma forma, os títulos, como rei, rainha, capitão, que aqui são assim como escrevi, lá viram, King, Queen, Captain
  • Lá, como aqui, as saudações são em maiúscula!
Então, vamos à nuvem das 7 Datas (Dates), dos 6 adjetivos pátrios (Origins), dos 14 Títulos (Titles), das 4 Saudações (Salute), da única Nota Musical (Note) e das 3 Marcas (Brands), aliás, desta última, eu esclareço que BOAC, que aparece em Back In The USSR (LINK) ("Flew in from Miami Beach, bi-ou-ei-ci"), era uma companhia de aviação britânica que fazia voos internacionais (Brittish Overseas Airline Company), que seria encampada seis anos depois, junto com outras três para formar a Brittish Airways.



E vamos às tabelas finais

1. Palavra, Canção, Autor, Ano de Lançamento




2. Palavra, Trecho da letra da Canção




5 comentários:

  1. Esta licao de ingles incluida neste trabalho excedeu tudo o que eu poderia esperar. Congratulations for this wonderfull work.

    ResponderExcluir
  2. Estou curtindo as nuvens. Estão ficando extremamente artísticas.
    Em Arte (com maiúscula) também, está se tornando sua habilidade de criar novos critérios para as estatísticas das canções Beatle. Esta das maiúsculas é sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Que aula de "Capitalization in English"! No mais você sempre surpreendendo com os seus levantamentos e interpretações.

    ResponderExcluir
  4. Você é tão enciclopédico, Homero, que passamos a conhecer essas curiosidades incríveis dos Beatles, como essa que “A Ticket to Ride”, na verdade se refere a “Ryde”, uma cidade da Inglaterra, visitada por John e Paul. Quem diria...

    ResponderExcluir
  5. Pesquisa minuciosa sobre minúcias que ficariam impercrptíveis ao universo, não fosse sua (feliz) obstinação pelos Beatles. Cada vez que vejo livro sobre Eles, me pergunto: de onde vão tirar novidades???
    Bom, agora sabemos. Estamos acompanhando a criação de um livro precioso sobre o Fab4.

    ResponderExcluir