-

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Love You To All Day Long

Esta é a 4ª canção do Lado A do álbum Revolver 

a história do álbum, cenário, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 5 canções Discursos para o Mundo

as demais 4 canções do mesmo Assunto e Classe, aqui, neste LINK


4. Love You To   World Speech Song by George Harrison)

George prega: "A vida é tão curta, uma nova não pode ser comprada, e o que você tem significa tanto pra mim. Faça amor o dia todo! Faça amor cantando canções"
Ora, ora, seu George Harrison estava com tudo mesmo. Abre pela primeira vez um álbum Beatles (Taxman), depois ouve Paul (Eleanor Rigby) e John (I'm Only Sleeping) apresentarem seus trabalhos, e logo emplaca sua segunda canção em um Lado A de um LP Beatle, outra primeira vez, e que seria a única! E ainda por cima, não deixa nenhum dos seus companheiros tocarem nada: "Fiquem aí ouvindo!". E eu acrescentaria "... e viajando em minha mensagem!".   Como eu disse, os outros Beatles quase não têm vez, as estrelas são os instrumentos indianos (cítara, tabla e tambura) na canção, bem, em verdade, Ringo toca um pandeiro! E Paul faz um backing vocal! A linha é tênue entre considerá-la uma World Speech Song, ou uma Love Song, porque ele fala 'I'll make love to you if you want me to', mas eu prefiro a outra interpretação devido à imersão que George fazia na cultura indiana, de interesses mais planetários, sugerindo que pratique o amor, no sentido amplo, na mesma linha de John fez em Rubber Soul, na canção The Word. No último verso, o alerta é pra tomar tenência, porque podem "screw you in the ground", e complementa com "They'll fill you in with their sins you'll see". Fique atento!
George segue firme na regra Beatle: tente não repetir letra! E ele vem com três versos diferentes, intercalados com três refrões diferentes,  o que é absolutamente inédito!!! O apoio vocal de Paul, como sempre é no agudo, mas o diferente é que consta apenas de uma nota na sílaba final de cada refrão, três vezes um "me" e uma vez um "see", ao que nem pronuncia as consoantes "m" e"s", apenas a vogal "e", enquanto George faz a mesma sílaba, mas em melismas, variando as notas seis vezes. Como assim, três mais um igual a quatro, não eram três refrões? Sim, mas o principal deles  ("Make love all day long...") é repetido após um verso instrumental. A outra parte da regra informal dos autorqualidade das rimas, está presente, gloriosamente: TODAS elas são ricas, não vou listar aqui, mas pode verificar. Ah, vou listar, sim, mas tudo seguidinho, "fast-past-can-man-short-bought-long-songs-round-ground-you-to", isso sem contar com o "me-see", entre versos!


O grande charme da canção, claro, são os instrumentos indianos! E a cítara é o grande astro. George a toca na introdução, mas um outro citarista entra em campo ao longo da canção, afinal George não era o virtuose no instrumento para tocar daquele jeito. Seu ponto alto é o riff de 7 notas, e o primeiro antecede à entrada, monumental, dos outros instrumentos, que enchem o aambiente até o final. O riff introduz cada verso, e é repetido três vezes em cada refrão. A cítara segue ativa ao longo de toda a canção em improvisos. A percussão é fornecida por uma tabla, que foi microfonada bem de pertinho por Geoff Emmerick, o produtor de campo que assumiu a batuta em Revolver, enquanto George Martin ficava na salinha do aquário, supervi
sionando tudo de cima! Os instrumentistas indianos ficaram estupefatos com o resultado, nunca visto!! O som que se ouve ao longo de toda a canção, numa mesma nota, zumbida (drone sound) sem parar, grave, é produzida por um tambura. 
Entretanto, há a presença de um instrumento ocidental: é George, com sua guitarra alterada pelo pedal de volume (Tone Bender), que Paul havia usado no baixo em Think For Yourself, de Rubber Soul. Você percebe o som quatro vezes em cada refrão, sempre na mesma nota. Foi a terceira vez que eu falei em "mesma nota" nesta análise, com tambura, com guitarra e com voz!  
A canção foi muito bem recebida pela crítica e pelos doutos da contracultura da época, e considerada revolucionária. Era a quarta em quatro canções instigantes do instigante Revolver!  Nem precisa dizer que nunca foi tocada ao vivo, mas ela volta, linda, no filme Yellow Submarine, introduzindo o próprio George Harrison, cabelos ao vento! Ouça aqui, neste LINK, como saiu no filme.

3 comentários:

  1. Parece que a imersão de George no universo indiano foi uma viagem sem volta. Se retornou, deixou um dos pés nas terras do Taj Marral.

    ResponderExcluir
  2. Não existe uma música ruim no Revolver
    Todas inclusive essa fantásticas !! 👏

    ResponderExcluir
  3. Todas as músicas são obras de arte
    Fantástico álbum

    ResponderExcluir