-

terça-feira, 25 de agosto de 2020

A burrice da humanidade - by Renata Ventura

Eu estava pensando outro dia em como o racismo, o machismo, a homofobia, a transfobia, a desigualdade de oportunidades e a falta de uma educação de qualidade para todos, além de serem uma crueldade inaceitável, ainda são uma BURRICE do ser humano.

Burrice mesmo; no sentido de que, durante milênios, a humanidade ficou sem aproveitar os pensamentos e as ideias brilhantes que teriam surgido desse 75% da humanidade; dessa humanidade que foi impedida de estudar, de se dedicar ao aprendizado, de exercer as profissões que mais seriam próprias para elas. 75% da humanidade, durante séculos e séculos, foi proibida de estudar, impedida de crescer, ou foi silenciada. E essa burrice da humanidade, além de fazer sofrer a tantos milhões de seres humanos, nos fez perder centenas de milhares de possíveis cientistas, nos privou de milhões de pensamentos e filosofias, e da mente brilhante de tantas pessoas que, por milênios, foram impedidas de estudar e de viver; ou porque eram mulheres e eram obrigadas a ficar em casa e impedidas de irem para a escola, ou porque eram negros e não podiam ter a mesma educação que os brancos - isso quando podiam ter alguma educação, porque milhões não tinham nem sequer direito à liberdade durante séculos; ou porque eram homossexuais e foram executados pelo "crime" de amarem alguém do mesmo sexo; ou porque eram pobres e não tinham dinheiro para pagar por uma boa educação, nem tempo para estudar, por serem obrigados a trabalhar 20 horas por dia para sobreviverem.

Imagine quantos escritores brilhantes ficaram sem escrever, quantos engenheiros geniais nunca aprenderam matemática, quantos gênios do pensamento estão, até hoje, impedidos de desenvolverem seu gênio, escondidos nas milhares de comunidades pobres do mundo, invisibilizados, sem conseguirem ter acesso a uma educação de qualidade e a tempo para estudarem tanto quanto precisariam; quantas tecnologias deixaram de ser inventadas; quantos cientistas não existiram quando podiam ter existido e, com certeza, quantas curas certamente teríamos descoberto antes. Para o câncer, para o Alzheimer, para todas as doenças da Terra, se a humanidade tivesse estimulado o estudo e as condições de vida daqueles 75% de sua população que foram impedidos de contribuir.

Acho que este seria um bom argumento para usarmos ao dialogar com aqueles que ainda são racistas, machistas, homofóbicos ou transfóbicos, e com aqueles que acreditam que é perda de dinheiro o governo ajudar a dar mais oportunidades para todos.

Acho que alguns seriam convencidos.

Enquanto isso não acontece, seguimos nessa crueldade e nessa burrice. Até quando? O que podemos fazer para mudar isso? O que podemos fazer para acabar com esse sofrimento? O que podemos fazer para ajudar a humanidade a avançar?

The Beatles Girl Songs

Capítulo 4

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Antes: 
3. Neste LINKquem falou sobre o que assunto

Agora, começarei a falar sobre as canções, e começarei pelo assunto mais frequente, Girl, motivador de 74 das 185 canções compostas pelos Beatles, em pouco mais de 7 anos de carreira.... uau .... é muito, né!!  

Nesse assunto, os Beatles falam sobre relacionamentos com garotas, nos mais diversos estágios. E aí vem a ‘deixa’ para tornar esta análise mais ‘clean’. Vemos que o assunto é muito numeroso (74) para dedicar-lhe apenas um post, então eu fiz uma análise mais detalhada, e consegui identificar 5 classes de Girl Songs, apresentadas no gráfico e explicadas em seguida! 



Classe 1 - Ah, o Amor - Love Songs – 27 Ocorrências
Na mais numerosa classe, Love Songs falam sobre casais felizes, onde o compositor expressa seu amor pela parceira. Declarações de amor, saudade de voltar pra casa, a felicidade de estar com ela, cartas quando se está longe, necessidade de estar junto, e outras. 


Classe 2 – A Paquera - Flirt Songs – 19 Ocorrências
Em seguida, vêm as canções que falam sobre o cortejo, a aproximação, a proposta de namoro. Então, vai desde simples desejos de pegar na mão, ou dançar até proposições mais firmes, apostas, chamados à imaginação, ‘veja como sou legal’, promessas, enfim, todo o arsenal para conquistar uma garota! 

Classe 3 – A DR – DrT Songs – 19 Ocorrências 
As famosas DR – Discussão de Relacionamento – não poderiam faltar. Quando fui procurar como seria em inglês, vi que é a mesma coisa – Discuss The Relationship. Temos ameaças de rompimento, avisos de problemas, propostas de mudança, estranhamentos, imposições, opiniões distintas, enfim, coisas de casal, choro, ranger de dentes, de todo tipo!! 

 Classe 4 – O Sexo - Sex Songs – 5 Ocorrências
O começo da carreira foi em época pré-Revolução Sexual, então os Beatles demoraram a retratar o tema, fizeram-no apenas 5 vezes, ocorreram em apenas dois LP’s, a primeira foi em 1965, mas bem velada. Falaram de encontros casuais, propostas indecentes, e a última eu tive que concluir que era sobre isso.

Classe 5 – Os Cupidos - Cupid Songs – 4 Ocorrências
Sabe quanto você tem um amigo, ou amiga, que está indeciso (a) se deve ou não investir num pedido de namoro, ou ainda, que está ceguinho, e não percebe que sua contraparte está interessada em um relacionamento, ou ainda tenta escolher o par do outro (a)? Pois é, eu chamei a esses aconselhadores de Cupidos! Foram apenas quatro vezes em que isso ocorreu na carreira Beatle!

Cada uma das  classes terá seu post específico, com canções, as evidências de por que eu as assim classifiquei, e a data em que vieram ao mundo, e, quem sabe, um sound clip!

Sabe, neste ponto, eu me arrependo um pouco de ter destinado um Assunto especialmente para as canções de abandono, em que os autores têm saudade dos relacionamentos que tiveram, e que por isso chamei de 'Miss Songs'. Teria sido mais adequado classificá-las como uma Classe de Girl Songs..... mas agora é tarde para modificar, muito complicado mudar tantos posts, textos e gráficos, fica assim mesmo! E, afinal, ter 7 Assuntos é mais charmoso, né?

Para finalizar esta introdução às Girl Songs, apresento a distribuição entre os autores. Notarão a ausência de Ringo, simplesmente porque ele não fez nenhuma Girl Song, nos termos propostos. Na carreira, ele fez apenas uma Self Song e uma Miss Song.


Próximo capítulo

5. Neste LINK, comentários e trechos da Classe 'In Love' das Girl Songs

domingo, 23 de agosto de 2020

Beatles Recording Sessions

Quando me perguntaram sobre a lista dos melhores livros que li na vida, listei facilmente.

A ordem é alfabética, não de preferência!

Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Marquez)

The Prize (Daniel Yergin)

Os nomes em vermelho têm resenha disponível no blog.

Muitos foram os candidatos ao quinto, mas escolhi um que representa um fenômeno que me acompanha desde criança, e que merecia estar presente numa lista dessas de minha pessoa, nesta passagem pela Terra

O fenômeno é The Beatles!

O livro escolhido poderia ser a biografia deles, escrita por Bob Spitz, e ele tem predicados pra o posto (além de substantivos, adjetivo, advérbios, numerais, veja aqui neste LINK, porque eu falei dessas classes gramaticais), só que escolhi um outro, pela importância que teve na minha admiração pela maior banda de todos os pontos. Ele a levou a um nível exponencial, porque a passou da paixão para a razão. E foi primeiro livro que li sobre eles! 

Complete "Beatles" Recording Sessions: The Official Story of the ...
Ele se chama 
The Complete Beatles Recording Sessions,
escrito por Mark Lewisohn, que teve acesso liberado aos arquivos da EMI e fez um trabalho excepcional! 

Eu o comprei numa viagem a Londres em 1990, e como diz o nome, conta detalhes de cada uma das vezes em que os Beatles pisaram nos estúdios da EMI, na famosa Abbey Road, na época, apenas uma rua tranquila de subúrbio londrino.

O livro tem um formato diferente, é quadrado e grande, o que foi necessário para concentrar visualmente tanta informação, entre texto e imagens, de fichas de estúdio, com detalhes técnicos, fotos incríveis dos quatro trabalhando, do maestro George Martin, dos engenheiros de som, e as histórias envolvidas nas gravações de mais de 250 canções, entre setembro de 1962 e abril de 1970, a primeira e última vezes em que os Beatles pisaram aquele solo sagrado para criar, revolucionar, encantar.

Não fosse esse livro, eu não saberia
    7

  1. Dos detalhes da troca de baterista logo na primeira canção, porque George Martin não sabia se os Beatles viriam com um novo baterista, e acabou contratando um músico de estúdio, para decepção de Ringo, que há pouco havia entrado na banda. Felizmente, gravaram de novo com ele, e essa versão esteve no primeiro compacto, que mostrou os Beatles ao mundo. A versão com Andy White foi a que está no primeiro álbum, Please Please Me;
  2. Da loucura que foi o dia de gravação desse primeiro LP, um famoso 11 de fevereiro de 1963, em que os Beatles conseguiram gravar em pouco mais de 9 horas, 11 canções, e ainda conseguindo na última, tarde da noite, um excepcional vocal de John Lennon, para a cover Twist and Shout, em um único take, um desempenho que espanta a todos até hoje. Ele tomou mais uma dose de leite, que acreditava-se, aliviava a garganta, mas a voz quase não saiu. Não precisava!! (falei sobre aquele dia aqui neste LINK);
  3. Das novas técnicas de gravação inventadas no estúdio, sob encomenda dos Beatles e atendidas pelo brilhantismo dos engenheiros e técnicos da EMI, das quais destaco aqui apenas uma: o ADT – Authomatic Double Tracking! John estava cansado de ‘dobrar’ o vocal de seus ‘lead vocals’, ou seja, de gravar o mesmo vocal por cima de um já gravado, prática comum para o efeito de ‘encher’ o som. Só que nem sempre o vocal vinha exatamente igual, ou com as diferenças aceitáveis, e era necessária uma terceira ou quarta gravação. Para tanto, foi criado o dispositivo, que impregnava ao vocal gravado, uma segunda gravação com um delay (atraso) de milissegundos, provocando aquele mesmo efeito de ter DOIS John’s cantando!! Foi na época de do LP Revolver (falei sobre o ADT aqui neste LINK);
  4. Que Tomorrow Never Knows, em verdade, tinha ‘The Void’ como título de trabalho, ou ainda 'Mark 1', naquele mesmo LP, e das diversas novidades que foram inventadas, uma delas para fazer parecer que a voz de John parecesse a de um monge, cantando no alto do Tibet, e do episódio de John sumindo do estúdio, sendo encontrado depois, no terraço do último andar, na beira da mureta, imaginando como seria bom voar, como lhe mandava o cérebro alterado pelo LSD. (falei sobre esse episódio aqui neste LINK);
  5. Dos detalhes da gravação de A Day In The Life, quando Paul, todo poderoso, tomou à frente de uma orquestra de 41 músicos, comandando aquele crescendo sensacional que inesquecibiliza a inesquecível transição entre os vocais de John e Paul, e que é repetido ao final, logo antes do MI tocado em QUATRO pianos de cauda, e mais um harmônio, lado a lado, por John, Paul, e George Martin, e o roadie Mal Evans, em uníssono fenomenal, que finaliza o LP Sgt. Peppers de forma estratosfericamente perfeita; (falei sobre essa gravação aqui neste LINK)
  6. Dos detalhes de gravação de All You Need Is Love, que foi transmitida para o MUNDO, na PRIMEIRA transmissão via satélite, da HISTÓRIA, em junho de 1967. (falei sobre essa gravação aqui neste LINK);
  7. Das incríveis manobras para acomodar os desejos de John (novamente) em Being For The Benefit of Mr.Kite como, por exemplo, a procura (mal sucedida) da EMI comprar um órgão de igreja, de mais de 100 anos, para simular o clima de circo da canção, que retratava um cartaz de um espetáculo circense de mil oitocentos e tanto, e também da decisão de pegar um trecho de fita de uns poucos segundos, retalhá-lo em centenas de pedacinhos, colá-los todos novamente, mas de forma aleatória, e tocar para ver como ficou. Aprovado, entrou na gravação. Era 1967, para o álbum Sgt. Peppers. (falei sobre essa gravação aqui neste LINK);
  8. Da INCRÍVEL presença de uma voz brasileira numa canção beatle, Elizabeth Bravo, que fez backing vocal para Across The Universe, num domingo chuvoso e frio de fevereiro de 1968!! (falei sobre essa presença aqui neste LINK

  9. Da canção Not Guilty de George Harrison que teve MAIS DE 100 TAKES de gravação, mas foi rejeitada para inclusão no Álbum Branco de 1968 (falei sobre essa canção aqui neste LINK)
  10. De saber sobre o Projeto Get Back, em janeiro de 1969, que culminou com a última apresentação ao vivo dos Beatles, no terraço do prédio onde ficavam os estúdios da Apple, em Savile Row, para onde eles se 'mudaram', abandonando o solo sagrado de Abbey Road. (falei sobre esse projeto/show aqui neste LINK)

Enfim, gente, vou parar nestes 10 itens, mas houve centenas de outras descobertas oferecidas por esse magnífico livro!

Então, está completa a lista de meus Top Five Books!


Cem Anos de Solidão
The Complete Beatles Recording Sessions
The Prize

sábado, 22 de agosto de 2020

The Beatles – Quem fala sobre o quê?

Capítulo 3

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 


Antes?

2. Neste LINKidentificação e caracterização dos assuntos das letras


Neste 3° Capítulo, pretendo identificar os assuntos de preferência de cada Beatle. Como pré-requisito, ou quase, é mportante que todos se habituem com o tutorial sobre cada assunto, que estão descritos no 2° Capítulo (Link acima).

Antes de qualquer número ou quantitativo, apresento aqui uma visão, como direi, gramatical entre os assuntos, veja bem, pode-se atribuir um pronome à sua maioria.
  • Nas Girl Songs fala-se com ou sobre ELA
  • Nas Miss Songs, também se fala com ou sobre ELA
  • Nas Self Songs, o pronome principal é EU
  • Nas Speech Songs, o pronome é VOCÊ ou VOCÊS
  • Nas Story Songs, os pronomes são ELE, ELA ou ELES
  • Nas Acid ou nas Nonsense Songs, não se identifica um padrão

Bem, num quantitativo puro e simples, de canções por autor, identificamos os campeões por assunto. 





Temos Paul campeão em três dos assuntos  
Em falar sobre garotas, com 34 da 74 canções 
Em contar histórias, com 16 das 27 canções
         Em falar para as pessoas, com 10 das 28 canções

E John é campeão nos outros quatro assuntos
Em saudade, com 11 das 21 canções 
Em falar sobre si mesmo, com 11 das 21 canções 
Em falar sobre... ou sob ... drogas, com 8 das 9 canções 
E, finalmente, tem o monopólio das canções sem sentido, todas as 3.

Nem George, muito menos Ringo, poderiam almejar qualquer título nessa visão em números absolutos, mas eu tenho uma outra visão que pode ser válida para reverter essa situação, que apresentarei em breve.

Antes, porém, e para possibilitar uma melhor divisão entre os 4 Beatles, adotei a seguinte hipótese simplificadora: aquelas canções Lennon/McCartney, em que não se pôde identificar um deles como autor principal, e que aparecem simplesmente como Lennon/McCartney, foram divididas salomonicamente, o popular fifty/fifty, entre John e Paul, tá combinado?

Assim, o gráfico normalizado abaixo mostra as efetivas contribuições de cada beatle, e constatamos que, claro, ampliando-se a contagem dos campeões absolutos, eles seguem mais campeões ainda.




Porém. eu apresento agora uma visão diferente, uma variante, que considero justa.

Em primeiro lugar, proponho expurgar as canções sobre Garotas, que, vamos combinar, era o mais natural que os jovens mais se dedicassem, na idade deles, ok, entende-se, então vamos nos concentrar nos assuntos menos, como dizer, pueris.

Uma segunda, como direi, manobra, será analisar a produção de cada Beatle de per si, ou seja, ela própria, e ver qual a preferência de assuntos de cada um.

Então, vejamos:

John Lennon 
+ 82 canções (73 Lennon + 50% de 18 LennonMcCartney) 
- 30 canções sobre garotas (26 + 4) 
= 52 canções sobre outros assuntos 
E aí é só fazer o percentual de cada assunto nesse novo universo. 
Bom, melhor mesmo pornográfico!




Paul McCartney
+ 79 canções (71 McCartney + 50% de 18 LennonMcCartney) 
- 39 canções sobre garotas (34 + 5)
= 46 canções sobre outros assuntos


E, finalmente,

George Harrison
+ 22 canções  
-   7 canções sobre garotas 
= 15 canções sobre outros assuntos



E, pronto, dentro do universo particular de cada um, temos novos campeões!!

John Lennon é o AutoAnalista!
com 21% de suas canções falando sobre ele,  
usando mais vezes o pronome EU

Paul McCartney é o Contador de Histórias! 
com 41% de suas canções falando sobre outros,  
usando mais vezes os pronomes ELE, ELA, ou ELES

George Harrison é o Palestrante! 
com 47% de suas canções falando para os outros,  
usando mais vezes os pronomes VOCÊ ou VOCÊS

E... pronto!! Consegui fazer George campeão de algum modo!!!

Hummm, será que esqueci alguém??!!
Sim, claro, nosso queridíssimo e indispensável Ringo Starr, fundamental para o sucesso da banda, mas que, convenhamos, não foi lá muito produtivo como compositor... E não teria sentido aplicar todas essas manobras num universo de DUAS composições, fazer percentuais, fazer gráficos, enfim!! 
Sorry, Ringão!!!

Era isso!!

Próximo capítulo:

4. Neste LINK, identificação e caracterização de Classes de Girl Songs

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

No Super, No more

Óleo, vinagre, feijão
Talharim, espaguete, alho, limão
Manteiga, queijo e requeijão

Estes, os 10 primeiros itens da lista de compras de supermercado neste domingo. Notei a rima, paupérrima, mas ainda rima. Notei uma métrica, um tanto desajeitada, mas ainda métrica. E resolvi registrar neste espaço.

Trata-se de um hábito trintenário
(será que existe o termo?) Há 30 anos é assim: feira no sábado, supermercado no domingo, interrompido na época em que moramos fora. De vez em quando trocava a feira pelo Hortifruti, mas agora que moro em frente a uma feira, essa comunidade suplanta tudo. o supermercado segue sendo o Prezunic, do qual sou cliente desde que abriu sua loja de Botafogo.

Na compra de hoje, notei de novo, e como sempre, uma cena comum: casais fazendo compras e discutindo, mormente a mulher reclamando do marido...

_____________________________

Não, não, não, não é mais assim...

Pelo tempo descrito, acho que este post era de 2005.... Comecei a escrevê-lo e me esqueci dele.... e agora que me aproximo de 2.000 posts, não queria deixar rascunhos, porque eles entram na contagem, e não seria justo eu anunciar a marca, tendo ainda alguns em rascunho. Então, eliminei a maioria e resolvi elevar alguns de categoria! Este é um deles!!

Em primeiro lugar, o primeiro 'No' do título do post é a conjunção da preposição 'em' com o artigo definido 'o', enquanto o segundo 'No' é 'Não' em inglês, então a parte depois da vírgula significa 'Nunca mais'. Resta saber se o verbo oculto é no passado ('fui') ou no futuro ('irei')...

O texto era a descrição de um hábito ora descontinuado... desde 13 de março, estou confinado em casa, e 100% de nossas compras são encomendadas...

Então, agora nossas rotinas são diferentes!

  1. O Prezunic ficou pra trás, porque não faz entregas aqui (é um pouco longinho mesmo), então usamos o Crismar, local, ou o Zona Sul, os preços são piores, mas, fazer o quê!
  2. Ainda usamos o hortiftuti para ... hortifruti, claro, 
  3. E usamos também a feira, mas sem ir lá, um frangueiro traz frango e peixe, do peixeiro do lado, e uma que outra coisa faltante, ele faz o favor de trazer.
  4. E temos, agora, o hábito da Casa Pedro, também, para aquelas fontes de proteína e selênio, como a castanha-do-Pará e similares, e também chocolate em barras para mousses, às vezes, vinhos, e, felizmente, foi utilizada para o MELHOR presente de Dia Dos Pais, uma cestinha de guloseimas com chocolate, que venho consumindo em doses homeRopáticas, até hoje.
Será que esse novo normal vai continuar, quando tudo isso acabar?

Ou melhor, será 'quando' ou 'se' tudo isso acabar?

O final do texto original comentava sobre aquele fato.... mulheres brigando com maridos em alto tom, nos corredores. Raramente era o sentido inverso!! Deve ser porque nós, homens, somos mesmo muito lesos, e fazemos muita coisa errada... acho justo...

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A Inspiração dos Beatles

Capítulo 2

Este é mais um capítulo do Projeto

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 



Neste segundo capítulo, a inspiração a que me refiro não é a musical. Essa veio dos grandes ídolos do Rock’n Roll da época, Elvis Presley, Buddy Holly, Little Richards, Chuck Berry, Carl Perkins, e outros menos cotados.

Aqui, a idéia é detalhar o que os inspirou para as letras das canções!!

Para o efeito, listei todas as canções numa planilha, e fui uma a uma, lembrando-me das letras, sim, também tive que recorrer ao Beatles A to Z Lyrics, para relembrar algumas, minha memória não é infinita, e classifiquei-as, de acordo com o assunto (subject). Encontrei 7 assuntos (ah, sempre o número 7), a saber, apresentados a seguir, na ordem cronológica em que surgiram no cancioneiro beatle, de acordo com o catálogo britânico! Mais uma vez, meu critério está sujeito a críticas, chuvas e trovoadas!!

No gráfico, o resultado da compilação!!

Abaixo dele, a legenda!!!






Garotas (Girl)
Foi o primeiro tema a inspirar os rapazes, claro. As meninas aparecerem do primeiro até o último ano da carreira, de 1962 a 1970. Nas canções, há declarações de amor, e também conselhos a amigos e amigas sobre potenciais amores e sobre ‘abrir o olho’ sob pena de perder, e se percebe o amadurecimento com o tempo, com algumas DR’s, amores mais sensuais, mais maduros, enfim!! O tema ‘Girl’ é presente em 74 das 185 canções dos Beatles. Aí, você dirá: ‘Mas tem dor de corno, também, você não falou!!’ Sim, sim, calma, é que essa dor apareceu tanto, mas tanto, que eu resolvi abrir nova categoria, que vem abaixo!

Saudade (Miss)
Sim, o sofrimento pela perda do amor está bem presente, contei 22 canções com esse tema, que aparece logo no primeiro LP em 1963, e falha apenas em 1967 e no derradeiro! Choros,  ranger de dentes, gritos e lamentações a valer, e até o ‘melô do feminicida’, mas sobre isso falarei no post específico sobre Lennon! (*)

Ensimesmado (Self)
Em 1964, eles começam a falar de si mesmos, de como se sentem, e claro, é John quem inaugura, gritando "I’m a loooooser” e depois pedindo por SOCORRO, sentindo-se um anão, enfim, os outros compositores também fazem autoanálise de seu estado de mente, e também de corpo, e nessa categoria, inclusive, está a canção mais regravada de todos os tempos. São 20 ocorrências do assunto, estando presente em cada um dos anos subsequentes. (*)

Lugar de Fala (Speech)
Um ano depois de começarem a se autoanalisar, ele começam a se sentir aptos e a falarem para os outros, para o mundo, para criticarem pessoas e situações, para apresentarem shows e espetáculos, para convocarem viagens, e, principalmente, pra ensinarem que tudo o que o mundo precisa é o amor, que obedece a uma simples e transcendental equação matemática! E eles usaram esse lugar de fala em 29 ocasiões, até 1970.

Contador de histórias (Story)
Essa prática começa também em 1965, e caracteriza 28 canções! E bota emoção, humor, sarcasmo, pra contar histórias, da supermãe, da agente de trânsito, do cowboy traído, do caçador idiota, do feirante, da cantora, da garota que vai embora, e até do psicopata. Haja imaginação!!

Altas viagens (Acid)
Em agosto de 1964, os Beatles foram apresentados a Bob Dylan e à maconha. Em 1965, John mencionou que Rubber Soul havia sido 'The Pot Album', e naquele ano foram apresentados ao LSD (ácido lisérgico, daí o nome). Só em Revolver, no ano seguinte, as drogas aparecem claramente em algumas letras, ou em imagens alucinantes, ou em odes disfarçadas ao consumo, e ano seguinte, veio Lucy, no céu, com diamantes. Identifiquei 9 canções com o tema.... Imagino haver outras, mas eu preferi encaixá-las em outras categorias.

Nonsense
Pra finalizar este levantamento, defini 3 composições de John como não encaixáveis em nenhum assunto. Foram experiências sonoras e jam sessions, que ganharam o status de cancões Lennon/McCartney.
Ufa!!

Então notaram a evolução da persona Beatle?

Enamora-se das meninas
    Leva um chute na bunda
        Começa a pensar na vida
             Desembucha a falar ao mundo
                 Resolve contar histórias
                     Se droga
                         Perde o bom senso

No gráfico, dá pra ver claramente a entrada das fases.






Próximo Capítulo

3. Neste LINKquem falou sobre oque assunto

A Produtividade dos Beatles

                                                             

O Universo das Canções dos Beatles

Todos os Capítulos têm acesso neste LINK 

Capítulo 1


Há 
tempos que eu planejava fazer um levantamento estatístico sobre o fenômeno beatle.

Parei um pouco, pesquisei, fiz umas organizações e vou publicando, à medida que elas vão saindo. 

Minha idéia e fazer uma análise sobre o principal produto deles: suas canções!

E foram muitas .... em uma carreira tão curta!

Foram 211 canções lançadas(*), no equivalente a 15 álbuns, em apenas sete anos e meio de carreira. E por que eu tenho sempre que dizer ‘equivalente a’? É porque foram 13 LP’s, mas uma série de canções foram lançadas em compactos e EP's, e duas em inserções em coletâneas de outros artistas, que brilhantemente foram agrupadas em duas magníficas compilações, os Past Masters - Volumes 1 e 2 da década de 1970, incorporados ao catálogo oficial. E aqueles compactozinhos lançavam coisas como She Loves You, Hey Jude, Day Tripper, Strawberry Fields Forever, coisas simples assim!!
(*) Em recente quiz meu, eu me equivoquei, 
e coloquei 219, num gabarito. Sorry!! Já corrigi!
No começo da carreira, houve covers entremeados a material próprio, que foram importantes pra consolidação do trabalho deles, perfazendo 25 canções. Quase invariavelmente, as interpretações dos Beatles eram bastante superiores aos originais. Vide, por exemplo, Twist and Shout, Please Mr. Postman, Money, a primeira é tocada até hoje em festas, às vezes, a única 'deles' tocada na noite. Escrevi sobre isto aqui neste LINK. Um fato relevante é notar que os Beatles nunca gravaram um música de terceiros composta exclusivamente para eles. Sempre eram canções que eles adoravam, e que chegavam a eles pelas ondas do rádio, ou pelos navios que aportavam em Liverpool, vindos da América, aonde já fervia o rock'n roll!!

O gráfico mostra a marcha da carreira, pelo catálogo britânico!




Muita coisa, né!!

E como isso é possível?

Como NENHUMA outra banda até então, os quatro compunham! Bem, quédizê, Ringo  Starr apareceu lá no final, mas está na estatística. E, na banda tinha aquela entidade chamada Lennon/McCartney. E um certo George Harrison, que fez algumas obras-primas. Veja aqui a divisão das autorias na carreira dos Beatles.





E o que quer dizer essa entidade? Falei bastante sobre essa parceria aqui, neste LINK. Então, sabemos que a combinação entre John e Paul era: Seja eu ou seja você o autor da canção, assinaremos os dois. E assim o fizeram, desde sempre! No primeiro álbum, Please Please Me, era McCartney/Lennon e, dali por diante, Lennon/McCartney, até o fim dos tempos beatle! No começo, ela funcionava mesmo, eles sentavam para compor, e tal, mas a coisa foi caminhando para um normal assim: John e Paul, em suas casas, pensavam numa canção, um levava a demo para o outro, e o outro dava um palpite aqui e ali, e nascia uma original Lennon/McCartney! Ao longo do tempo, os fãs foram se acostumando a identificar quem era o dono da canção, geralmente o autor fazia o vocal principal, e tal, ou mesmo no estilo da canção, às características da letra, enfim, como falei e dei exemplos no meu tradicional post!

Vejam aqui uma possível distribuição, admito, sujeita a chuvas e trovoadas, afinal, há batalhas homéricas entre os beatlemaníacos 'raiz' sobre quem fez o quê!




Havia outra razão para o sucesso deles. TODOS cantavam, e cantavam bem, quédizê, Ringo tinha um menor alcance, e um timbre diferente, mas ganhou uma chance de brilhar em quase todos os LP’s. As fãs adoravam! NENHUMA outra banda tinha isso. Acresça-se que John, Paul e George eram exímios em harmonia vocal, e o gráfico abaixo denota as vezes em que isso aconteceu, em duo, ou em trio, como as excepcionais This Boy e Because!! 




Só pra terminar este papo sobre produtividade beatle, deve-se ressaltar que fossem eles gravar e lanças oficialmente tudo o que produziram, aquele total poderia chegar facilmente aos 250. No post deste LINK, eu conto sobre as canções que eles 'deram' para outros cantores brilharem, perto de 25, e outras que viram a luz do sol apenas em suas carreiras solo, anos depois! Mas foi bom assim, foi de bom tamanho, afinal se fossem gravá-las e lançá-las todas, talvez não tivessem tempo de fazer 5 filmes como NENHUMA outra banda fez, e fazer shows em países de quatro continentes, lotando salas, teatros, ginásios, estádios (neste caso como NENHUMA outra banda havia feito até então).

É muita produção!!!!

Próximo Capítulo


2. Neste LINKidentificação e caracterização dos assuntos das letras

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

iFOIdadalargadaparuóscardoismILIVINte!

Traduzindo pra quem se embaralhou no título!


E FOI DADA A LARGADA PARA O OSCAR 2020

(quis dar aquela idéia de narrador de corrida de cavalos, entende...)

Eis os indicados para a cerimônia que ocorreu no dia 9 de fevereiro, quando ainda íamos ao cinema!


Dos 9 candidatos a Melhor Filme, vi 8 à época e o último recentemente, e fiz resenhas para 11 filmes, todas
 disponíveis a um click sobre o nome do filme resenhado! Um fato notável é que 4 dos 11 filmes têm cenas com menção aos Beatles. E em dois deles, são duas cenas, portanto seis cenas no total!! Eu achei incrível!

Vou colocar na ordem de número de indicações, e vou parar nos filmes que têm mais de uma indicação!!

Já houve todas as premiações paralelas, que dão indicação sobre os prováveis vencedores. São elas:
  • Globo de Ouro, dado pelos correspondentes internacionais de Hollywood
  • Critics Choice Awards (CCA), pelos Críticos de Cinema associados
  • Screen Actors Guild Awards (SAG), dado pela comunidade de atores e atrizes
  • Directors Guild Awards (DGA), dado pela comunidade dos diretores
  • Writers Guild Awards (WGA), dado pela comunidade dos roteiristas
  • Brittish Academy of Film and Television Awards (BAFTA), o Oscar Britânico
E JÁ HOUVE O OSCAR!

Vamos lá! Para cada filme, dou as indicações, o os prêmios auferidos, e algum comentário sobre ele! E, repetindo, resenhas a um click sobre os nomes!!

Coringa (resenha)
Imagem relacionada11 Indicações 
Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, e outros 6 Oscars técnicos.
JÁ LEVOU Globo de Ouro, o CCA de Melhor Ator e Trilha Sonora, o SAG de Melhor Ator e o BAFTA de Melhor Ator e Trilha Sonora
LEVOU OSCARs DE MELHOR ATOR E TRILHA SONORA!! 
É a primeira vez que um filme baseado em super-heróis tem tanto destaque em premiações.... talvez porque seja centrado em um SUPER-VILÃO!! Estava garantido o Oscar de Melhor Ator para Phoenix, e só houve a confirmação.

Era Uma Vez em Hollywood  (resenha)
Resultado de imagem para Era Uma Vez em Hollywood filme10 Indicações 
Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante,  e outros 6 Oscars técnicos. 
JÁ LEVOU Globo de Ouro, CCA de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Ator Coadjuvante e o BAFTA de Melhor Roteiro Original e Ator Coadjuvante.
LEVOU OSCARs DE MELHOR ATOR COAJUVANTE E DESIGN DE PRODUÇÃO!! 
Este ano está sendo o melhor de Quentim Tarantino em termos de premiações. Ganhou seu primeiro Globo de Ouro de Melhor Filme, e também o CCA, e também levou os dois por seu roteiro, mas seu Oscar de roteiro foi prejudicado porque nem concorreu ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas. Brad Pitt concorreu como coadjuvante, mas pensando bem, ele aparece bem mais no filme do que Di Caprio. Acho que foi uma escolha para escapar de Joaquin Phoenix.


1917 
Resultado de imagem para 1917 filme poster10 Indicações 
Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Trilha Sonora, e outros 6 Oscars técnicos. 
Até o Oscar, LEVOU Globo de Ouro de Diretor e Melhor Drama e CCA de Melhor Diretor (empatado com Parasita), e o DGA de Melhor Diretor e o BAFTA de Melhor Filme, Melhor Diretor (e, claro, Melhor Filme Britânico)
LEVOU OSCARs DE MELHOR FOTOGRAFIA, EFEITOS VISUAIS E EDIÇÃO DE SOM!
Trata-se de um episódio da Primeira Grande Guerra, filmado em longos planos-sequência, muito elogiado. Sam Mendes era o favorito ao Oscar de Melhor Diretor. O DGA recentemente conferido confirmava essa possibilidade.... mas havia um fenômeno de olhos puxados na parada.

O Irlandês 
Resultado de imagem para o irlandês filme poster10 Indicações 
Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, duas indicações por Melhor Ator Coadjuvante e outros 5 Oscars técnicos. 
Até o Oscar, LEVOU o CCA de Melhor Elenco (categoria inexistente no Oscar). Ficou a ver navios nas demais premiações...
Filme da NetFlix, de 3:30 horas de duração, uma homenagem aos filmes com temática Máfia. Já foi preterido nas duas premiações em suas principais categorias, e não deve levar nada importante. Deve ficar satisfeito com o CCA de melhor elenco, por juntar os veteraníssimos Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel. GOstaria muito que Joe Pesci ou Al Pacino ganhassem. Certamente são muuuito mais merecedores que Brad Pitt.

A História de um Casamento  (resenha)
Resultado de imagem para história de um casamento filme poster6 Indicações 
Melhor Filme, Roteiro Original, Ator, Atriz, Atriz Coadjuvante e Trilha Sonora. 
Até o Oscar, LEVOU Globo de Ouro, CCA, SAG e BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante
LEVOU OSCAR DE MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Torcia muito pelo casal de atores principais, Adam Driver e Scarlett Johanson, adoráveis, perfeitos, mas este ano, as estatuetas estão quase nas mãos de Joaquin Phoenix e Renée Zelwegger, o primeiro, imbatível, como Coringa e a última, imbatível como Judy Garland. Ambos já arrebataram Globo de Ouro , CCA, SAG e BAFTA. Nesse mesmo time de tetra-vencedores está Laura Dern, deste filme, que confirmou o Oscar. 

Parasita (resenha)
Resultado de imagem para parasita filme poster6 Indicações 
Melhor Filme, Filme em Língua Estrangeira, Diretor, Roteiro Original e outros 2 Oscars técnicos.  
Até o Oscar, LEVOU Globo de Ouro e CCA de Melhor Filme em Língua Estrangeira e o CCA de Melhor Diretor, e SAG Award de Melhor Elenco, e recentemente o WGA e o BAFTA de Melhor Roteiro Original
LEVOU OSCARs DE MELHOR FILME, FILME INTERNACIONAL, ROTEIRO ORIGINAL E DIRETOR!!!! 
É o maior fenômeno na categoria nos últimos anos, acumulando duas indicações a Melhor Filme, apenas a 11ª vez que isso acontece, na história do Oscar. Além disso, seu Diretor já levou um CCA pra casa, empatado com o consagrado Sam Mendes, e agora também o WGA e o BAFTA como roteirista. Recentemente, seu elenco foi aplaudido de pé ao receber o SAG Award, batendo surpreendentemente 'O Irlandês' com seu elenco mafioso estelar!!

Adoráveis Mulheres  (resenha)
Resultado de imagem para adoráveis mulheres filme poster6 Indicações 
Melhor Filme, Atriz, Atriz Coadjuvante, Trilha Sonora e Figurino
LEVOU OSCAR DE MELHOR FIGURINO!
A atriz Saoirse Ronan tem um excelente desempenho, já foi candidata ao Oscar ano passado com Lady Bird, trabalhando com a mesma diretora Greta mas neste ano, há o fator Renée Zelwegger. E antes dela, para mim, está Scarlett Johanson.


Jojo Rabbit  (resenha)
Resultado de imagem para jojo rabbit filme poster6 Indicações 
Melhor Filme, Roteiro Adaptado, Atriz Coadjuvante, e outros 3 Oscars técnicos.
Até o Oscar, LEVOU o WGA e o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado 
LEVOU OSCAR DE MELHOR ROTEIRO ADAPTADO! 
Saga de um menino alemão na década de 1930, que tem Hitler como amigo imaginário. Scarlett Johanson, já candidata Melhor Atriz em outro filme, é a Atriz Coadujvante que concorreu, constituindo-se apenas na 11ª vez que isso aconteceu, de uma mesmo ator ou atriz concorrer em duas categorias.

Ford vs Ferrari
Resultado de imagem para ford vs ferrari filme poster4 Indicações 
Melhor Filme e outros 3 Oscars técnicos.
LEVOU OSCARs DE MELHOR MONTAGEM E MIXAGEM DE SOM!!  
Já passou aqui e não vi. Ouvi uma crítica desanimada e resolvi não investir. E até havia decidido não ver nunca. Entretanto, um amigo fez uma defesa técnica e emocionada do valor de conhecer a história real da Ford em 1966 quando enfrentou a poderosa Ferrari, em Le Mans! Mudei a decisão!! 
______________________________________________

Além desses candidatos a melhor filme, outros tiveram mais de uma indicação

 Dois Papas     (resenha)
Resultado de imagem para dois papas filme poster
3 Indicações
Melhor Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado
Uma pena não ser um dos 9 indicados a Melhor Filme, foi atropelado por Ford vs Ferrari, que nem havia sido indicado ao Globo de Ouro... Jonathan Prince sem chances contra o Coringa, e Anthony Hopkins já perdeu para Brad Pitt três vezes (GG, SAG e BAFTA), injustamente, em minha opinião.


Star Wars: A Ascensão Skywalker
Resultado de imagem para Star Wars: A Ascensão Skywalker filme poster3 Indicações 
Trilha Sonora, Efeitos Visuais e Edição de Som
É a 52ª indicação de John Williams por sua Trilha Sonora, somente perdendo para os Estúdios Disney, que já teve 59. Como ser humano, é imbatível!

Escândalo
Resultado de imagem para escândalo filme poster
3 Indicações
Melhor Atriz, Atriz Coadjuvante e Maquiagem & Penteado
LEVOU OSCAR DE MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADO 
O filme já está na praça e conta o caso de assédio sexual no cinema. Charlize Theron já tem um Oscar, mas sem chances agora. A atriz coadjuvante que concorre é Margot Robbie, que já concorreu ao Oscar do ano passado como Tonya, e fez o papel de Sharon Tate no filme do Tarantino. E olha que este ano foi intenso para ela pois também é Arlequina (Harley Queen, da DC), num filme só pra ela. Interessante que o SAG Awards, aquele Oscar dos atores, a atriz que concorre como coadjuvante no mesmo filme é Nicole Kidman. Aliás, o cartaz do filme está sensacional com as três louras em meia-face.
 Judy: Muito Além do Arco-Íris (resenha)
Resultado de imagem para judy filme poster
2 Indicações
Melhor Atriz e Maquiagem & Penteado
JÁ LEVOU Globo de Ouro, CCA, o SAG Award e o BAFTA de Melhor Atriz , 
Ainda sem data para estrelar aqui. Renée Zellweger faz o papel de sua vida, revivendo a inesquecível Judy Garland. Já levou todos os prêmios que disputou até agora, e o  Oscar está no papo!

____________________________________

Não vou tecer palavra sobre filmes que têm apenas uma indicação!!!!