-

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Dizzy Miss Lizzy

Esta canção fecha o Lado B álbum HELP! 

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas.


 14. Dizzy Miss Lizzy   (by Larry Williams)

John berra: 'Você me deixa tonto, senhorita Lizzy, com o jeito que você balança e rola. Você me deixa tonto, senhorita Lizzy, quando você faz a volta. Venha, senhorita Lzzy, ame-me antes que eu envelheça


Quis o destino que a última canção a merecer um post meu dedicado a ela, não fosse uma composição das Beatles, mas uma cover (*). E ainda por cima, uma que eu não aprecio muito. Tenho uma certa má vontade com ela. Primeiro porque ela foi escolhida para finalizar o álbum HELP!, tendo os Beatles mais uma original Lennon/McCartney, a bonitinha That Means A Lot, de Paul, que, entretanto, nunca viu a luz do sol de uma gravação oficial. Segundo porque ela foi cantada por John na sua primeira escapada dos Beatles, o show Live in Toronto, em setembro de 1969, que é o LINK que deixo aqui, e eu a associo, sem a menor justificativa, ao fim dos Beatles, coisa minha. Mas os Beatles a tocaram muito em sua excursão americana de 1965. Aliás, ela foi gravada especialmente para aquele público. Tão especial que eles foram tirados das filmagens do filme HELP!, em 10 de maio daquele ano, a contragosto, para gravá-la numa sessão noturna, juntamente com Bad Boy, para atender a requisito da Capitol Records, a subsidiária americana da EMI. 
 
(*) quem não entendeu por que eu termino minha saga com o 5º álbum dos Beatles (e eles tiveram o equivalente a 15), eu explico: foi apenas a partir de Rubber Soul que eu decidi fazer um post por canção, depois eu acabei voltando e fazendo o mesmo para os primeiros 5 álbuns. 
 
Eles precisavam encher o álbum Beatles VI, mais uma salada que aquela gravadora fez. E, sendo as duas de Larry Williams, o fato levou o americano a empatar com Carl Perkins (**) como os compositores com mais covers cantados pelos Beatles, pois em 1964 eles haviam gravado Slow Down, para o EP Long Tall Sally. E eu gosto muuuito das outras duas... com Miss Lizzy, eu tenho má vontade! Aliás, tinha.... Depois que soube que minha amiga Elizabeth Bravo inspirou-se nela para escolher seu apelido, ao invés de Beth, por exemplo ... é que assim ela pensava que John a estava chamando!!! Grande Lizzie, heroína beatle brasileira. 
 
(**) As de Carl Perkins foram Everyboy's Tring To Be My Baby, Matchbox e Honey Don't 
 
Cowbeeeel
A segunda e última cover de outros compositores, do disco e penúltima da carreira dos Beatles, é um rock visceral cantado de maneira áspera e impressionante por um rouco John Lennon. Rouco e nervoso!! Ao final de dois Takes, com tudo ao vivo e John cantando junto, os Beatles consideraram o trabalho pronto, mas não o produtos George Martin, lá da sala de controle.... Ao microfone ele disse que não estava "exciting enough". John murmurou um palavrão impublicável e soltou uma "Então vem você cantar no meu lugar!!!" Falta de educação young John!! Uau.... E foram mais 5 takes e vieram overdubs, de John num piano, de George dobrando sua insana guitarra, e Ringo acrescentou cowbeeeel. Viva o
cowbeeeel! Que felicidade terminar minha saga com o cowbeeeel! A canção tem 8 versos, sendo 3 deles instrumentais, 12 compassos por verso, 4 batidas por compasso, portanto, 96 batidas no espetacular cowbeeeel, muita disciplina! Quase 100 cowbeeeel na analise de saideira!!

4 comentários:

  1. Eu tenho certa má vontade com todos os rocks que fizeram cover. Aprecio covers de músicas da Tamla Motown...aquelas músicas que as meninas cantavam e eles entraram firme nelas. Aprecio Baby it's you, Mr Moonlight...( está aqui como teste para ver se a postagem ficar porque se não ficar algúem por aí detesta essa música rs rs rs) Mas sempre senti como regressão quando gravavam os rocks da década anterior. Bem que gosto daqueles rocks..mas com seus compositores. Para mim os Beatles tinham subido alguns degraus e...de repente desciam e nem mesmo inovavam. Sua versões são repetições das já gravadas. Mas estão ruins? De jeito nenhum. Gosto da voz de John berrando essas músicas. Berra muito bem nessa Dizzy Miss Lizzy. Apenas prefiro as outras músicas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre li a palavra “cover” como sendo uma imitação , tipo aqueles camaradas caricatos que se fantasiam de Elvis Presley. Entretanto, nosso amigo comum Osmar me disse que o termo pode ser usado para qualquer banda ou artista que canta músicas que fizeram sucesso com seus autores legítimos . É isso ?

    ResponderExcluir
  3. A versão do Hollywood bown é incrível !!!

    ResponderExcluir