-

sábado, 23 de julho de 2022

OUÇA e LEIA - Songfacts de Being For The Benefit Of Mr. Kite

 Esta é a 27ª edição de OUÇA e LEIA,

onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo

Clique neste LINK  para ouvir

E siga lendo o texto abaixo! 

______________________________


Olá, viajantes do Submarino Angolano

Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil

Isto é Songfacts, a história de uma música

Hoje com Being For The Benefit Of Mr.Kitee

 

John convoca: "Em honra do Sr. Kite, haverá hoje à noite um show de acrobacia. Os Hendersons estarão todos lá, vindos do parque de diversões de Pablo Fanque, mas que cena é essa!".

John teve a ideia de um cartaz do Século XIX, Era Vitoriana, anunciando as atrações, conforme colocou na canção! Era a segunda incursão de John nesse tipo de inspiração externa. Os trabalhos de Sgt. Pepper’s, em 1967, já haviam sido abertos com A Day In The Life, em que ele tirou inspiração das notícias de jornal, que abria com

I read the news today, oh boy…

 e ainda seria inspirado por uma propaganda de sucrilhos com o galo cantando

Good Morning Good Morning Good Morning yeah,

e voltaria a se inspirar em 68, numa terrível propaganda de armas, que ironizou em

 Happiness Is Warm Gun Bang Bang Shoot Shoot.

Paul, por sua vez, criou para Sgt. Pepper’s uma obra-prima baseada em uma notícia sobre uma garota buscando sua felicidade que terminava em

She’s Leaving Home Bye Bye

Paul disse que Being For The Benefit of Mr. Kite se fez sozinha, era o circo dentro da Parque de Diversões, estão lá os equilibristas, o cavalo dançarino, os trapezistas, os engulidores de fogo, etc. Modificaram um pouco do que estava no cartaz, afinal eram 21 e não 10 os malabares do desafio, e era Mr. H quem desafiava o mundo, e embaralharam a ordem das atrações, e tal, mas está tudo lá, inclusive

Henry, o cavalo, que dançava uma valsa

 And of course, Henry the Horse, dances The Waltz

Só que não! Era um cavalo, vinha uma valsa, mas o cavalo do cartaz se chamava Zanthus, mas Henry soava melhor, por causa do duplo som de H que provocava com Horse, mas me contaram que havia outro motivo oculto... é que tanto Henry como Horse eram gírias, disfarçadas, de outra coisa que começava com a Letra H, Heroína, não o feminino de Herói, mas um disfarce para a droga Heroína, injetável. Então, expressões como "I'm on Henry" ou "I'm riding a Horse" eram entendidas como se as pessoas estivessem numa viagem alucinógena provocada pela Heroína. Aí, você junta Henry com Horse, numa canção dos Beatles, e, HELL, outro H, e critica-se a canção por ser alusão a drogas!!! É até contraproducente, porque 95% da população que nem tinha ideia dos apelidos acabava por conhecer e podia até ficar com vontade de cavalgar também. Ô gente imbecil!

A genialidade letrista dos compositores aparecia nos detalhes: eles colocavam os nomes dos astros principais do circo conforme as necessidades de rima e métrica. Então, quando era pra rimar com "night" usavam o nome "Mr. Kite", mas quando era pra rimar com "Saturday", usavam a abreviatura "Mr. K"; Quando o nome todo "Mr. Henderson" ia atrapalhar a métrica, usaram "Mr. H". Simples e genial assim! 

The celebrated Mr. K

Performs his feat on Saturday

At Bishop's Gate

 

The Hendersons will dance and sing

As Mr. Kite flies through the ring

Don't be late!

 

Misters K and H assure the public

Their production will be second to none

E eu adoro essa expressão ‘second to none’ ou seja ‘segunda para ninguém’, ou seja, primeira!!

A estrutura da canção prescindiu de pontes ou refrões, são apenas versos, contando a convocação para assistirem ao espetáculo circense. São 5 versos, sendo dois deles instrumentais! O primeiro logo após a aparição de Henry, em ritmo de valsa, e o segundo, no final, após Mr. Kite is topping the bill!

Trecho da Digital Remaster Verso instrumental final,

Eu digo que a canção é de


John porque ele comprou o cartaz, durante uma filmagem em Kent,

John enquadrou e colocou o cartaz numa parede de sua casa,

John namorou o cartaz e disse: 'Isso dá jogo!",

John escreveu as primeiras linhas,

John teve a ideia da melodia.

Mas Paul contribuiu bastante, e eu até posso deduzir aonde, na estrutura de rimas internas! Pense em You Won't See Me, que veio antes, e em Hey Jude, que viria depois, e veja se não há aquela engenhosidade de rimar sílabas finais de uma linha com uma sílaba interna da linha seguinte! As rimas internas acontecem aqui em Mr Kite nas 4 primeiras frases dos 3 longos versos com letras.

E elas  aparecem também DENTRO da sétima e última linha de cada um dos versos. Senão, vejamos, nas frases finais:

In this way Mr. K will challenge the world!

And of course Henry the Horse dances the waltz!

And tonight Mr. Kite is topping the bill!

A canção do circo de Mr Kite é uma das mais complexas da carreira dos Beatles, a começar pela estranha base, que tinha

    George Martin no harmônio (sim, o Maestro também participa de uma base),

    Paul já fazendo maravilhas no baixo,

    Ringo na bateria (sim, aquele prato dá o clima de marcha circense),

    John no guia vocal (sim, lembrando aos velhos tempos) e

    George no chocalho (sim, sua guitarra ficou descansando, até o final da canção!).

 Trecho da base Take 1 e Take 4 antes dos efeitos

O clima de circo nos versos foi garantido por Ringo, uma rufada de suspense na caixa (trrrr) e  depois chimbal com tambor (tchii-pum, tchiii-pum, tchiii-pum) e, no primeiro verso instrumental, a espetacular mudança para ritmo de valsa (pa-pa-pum, pa-pa-pum pa-pa-pum), e de volta ao original nos versos seguintes. Brilhante! Pra não repetir 'genial'!

Trecho da bateria de Ringo 

A complexidade da canção veio nas sessões de gravação por causa das vontades de John. Ele queria que ela soasse como um parque de diversões daquele século, queria “sentir o cheiro de serragem no chão”, Isso gerou uma espetacular sequência de overdubs inéditos, inovativos, cheios de trucagem.

A canção começacom John e George tocando gaitas enormes na abertura e em outros momentos.

Trecho do início da versão oficial 

Quando entra a valsa, no primeiro verso instrumental, John queria uma dança colorida, um verdadeiro redemoinho de sons, necessário ao efeito de circo, mas George Martin chamou John num canto e confessou que não tinha habilidade no teclado para tocar naquela velocidade, então propôs que John tocasse a base num órgão Hammomd, porém na metade da velocidade, e em uma oitava abaixo, enquanto ele fazia o mesmo no seu elaborado dedilhado em outro órgão. Depois, na edição, dobrariam a velocidade! Martin já havia feito o mesmo para dar o som de cravo ao piano em In My Life.

 Ponte de George Martin em In My Life

Reparem com ficou perfeito aqui no circo de Mr. Kite atendendo ao pedido de John!

Trecho dos órgãos de John e de George Martin

E veio Paul com uma guitarra fantástica na metade final do verso, note bem!!

Trecho guitarra de Paul no trecho em valsa

E vieram as perfeitas harmonias vocais de Paul e George, nas 3 frases que terminam os três versos com letra.  

In this way Mr. K will challenge the world!

And of course Henry the Horse dances the waltz!

And tonight Mr. Kite is topping the bill!

Entretanto, faltava UM OUTRO som, que John queria.

George Martin até tentou comprar, ou alugar, um órgão a vapor, da época, ou um Calíope novo, mas que tivesse aqueles tubos, românticos, do passado! Não conseguiu, nem um nem outro. Partiu pra solução caseira. Pensou-se em usar gravações de estúdio do instrumento, eles as tinham aos montes, mas não podiam simplesmente usá-las, pois seriam identificadas! 

E veio A IDÉIA! 

O resultado é bem ouvido parte no verso em valsa, mas principalmente no verso instrumental final, em diversos pontos! Preste atenção! Primeiro OUÇA!

Organ + Calliope Tape

Agora, vou tentar explicar. Antes, lembrem-se que era 1967, 55 anos atrás, onde tudo era analógico, então quando se falava em cortar um trecho, não tinha nada de digital, significava pegar uma tesoura e cortar efetivamente a fita de gravação! Martin chamou o produtor Geoff Emmerick e orientou que pegasse vários daqueles trechos de fita gravada do estoque e cortasse em pedaços de 30 centímetros, juntasse tudo na mão e jogasse tudo pro alto, depois pegasse uma a uma do chão e juntasse com a seguinte, colasse mesmo, com durex, e assim por diante até chegar a uma pérola de aleatoriedade magnífica! Genial!!  (De novo!!)

Nem precisa dizer que John e os demais Beatles amaram o resultado, e o mundo da música se espantou, mais uma vez, com a genialidade do Maestro. 

Quanta inventividade numa canção de menos de três minutos! Bem, é claro que uma canção complexa como aquela jamais seria tocada ao vivo com os recursos da época, mesmo que os Beatles ainda estivessem na estrada. Eles haviam desistido da prática de shows quase um ano antes. 

Felizmente, Paul nos resgatou. Ele fica tranquilo em declarar que a canção é uma coautoria de fato com John. e a vem tocando desde 2013, um presente para nós, e já foram mais de 230 vezes!

Há um tempo, perguntado sobre qual linha de baixo era a mais difícil de ser tocada, ele pensou só um pouco e disse: Being For The Benefit of Mr. Kite. 

Linha de Baixo Verso 2 e instrumental valsa

É difícil cantá-la e tocá-la sem olhar para o instrumento.

E quando assistir a seu desempenho ao vivo, note como ele olha para sua mão direita (lembre-se ele é canhoto), desfilando pelo braço de seu baixo Hoffner!

Este link a partir de 1:06

E venha com a gente ao Circo de Mr. Kite…. Lá da década de 60, não… lá do Século XIX

Being For The Benefit Of Mr. Kite

Verso 1

For the benefit of Mr. Kite

There will be a show tonight

On trampoline

 

The Hendersons will all be there

Late of Pablo Fanque's Fair

What a scene

 

Over men and horses, hoops and garters

Lastly, through a hog's head of real fire

In this way Mr. K will challenge the world

Verso 2 

The celebrated Mr. K

Performs his feat on Saturday

At Bishop's Gate

 

The Hendersons will dance and sing

As Mr. Kite flies through the ring

Don't be late!

 

Misters K and H assure the public

Their production will be second to none

And, of course, Henry the horse dances the waltz

Verso 3 - Instrumental Valsa

Verso 4 

The band begins at ten to six

When Mr. K performs his tricks

Without a sound

 

And Mr. H will demonstrate

Ten somersets he'll undertake

On solid ground

 

Having been some days in preparation

A splendid time is guaranteed for all

And tonight Mr. Kite is topping the bill

Verso 5 - Instrumental 


Mais novidades sobre os Beatles, nas próximas edições do Submarino Angolano.

Demais edições do OUÇA e LEIA

  1. Neste LINK - A Origem dos Beatles 
  2. Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
  3. Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
  4. Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley 
  5. Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley 
  6. Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
  7. Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley 
  8. Neste LINK - O Projeto Medley
  9. Neste LINK - O 6º Compacto. 
  10. Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko  
  11. Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun  
  12. Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps  
  13. Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)  
  14. Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo 
  15. Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
  16. Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica 
  17. Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909 
  18. Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária 
  19. Neste LINK A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
  20. Neste LINK Os Números nas Canções dos Beatles 
  21. Neste LINK Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
  22. Neste LINK Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
  23. Neste LINK Os Animais nas Canções dos Beatles
  24. Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney 
  25. Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr 
  26. Neste LINK - Songfacts de Eight Days A Week

 

4 comentários:

  1. Uma verdadeira aula sobre composição musical. Parabéns Homerix!

    ResponderExcluir
  2. Ler o texto é um convite irrecusável de ouvir novamente a música mesmo já tendo ouvido duzentas mil vezes. E posso garantir que será como ouvir pela primeira vez agora sabendo de tantos detalhes.

    ResponderExcluir
  3. Jose Carlos Vilar Amigo19 de janeiro de 2024 às 16:29

    Uma aula cultural e lúdica.

    ResponderExcluir