-

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

O Coringa definitivo?

Alerta preliminar: usarei trema para sempre!


_______________________________________

Alerta 2: Outras NOVE resenhas e causos do Oscar, neste link
__________________________________________________

Há duas semanas, eu estive na exposição de Batman 80 anos, no Memorial da América Latina. Tinha uma ala só de vilões, e quase chegando ao final eu notei ausência de um certo notável. Aí, perguntei pra moça: “Vocês devem ter um uma ala especial só para o Coringa, não é?” A moça respondeu: “Calma, Senhor, calma!!“ Logo depois, veio, não uma, mas duas alas para o maior inimigo do Homem Morcego. Quem estiver em São Paulo, não pode perder! Vai até 15 de dezembro!

Fui ver duas vezes..
Na TV e no cinema, não foi diferente! Coringa é a quintessência do bat-vilão! Você se lembra daquele seriado antologicamente sem noção na TV dos anos 1960, Cesar Romero, que encarnava o Coringa, já era o principal vilão. No Batman do cinema, inaugurado por Tim Burton, Jack Nicholson arrebentava no papel. Depois, na era de Christopher Nolan, foi Heath Ledger estonteante, que mereceu até uma premiação póstuma da Academia.

Mesmo assim, o misterioso arqui-inimigo precisava de um filme para chamar de seu, como protagonista. E ele veio, com esplendor. E ele veio com uma proposta de origem do vilão! A escolha para o papel não poderia ser melhor: ninguém menos que Joaquin Phoenix, que nunca escolhe papéis simples. De preferência, se forem perturbados, é com ele mesmo! E ele criou um Coringa inesquecível!! E o roteiro que desenharam para retratar a origem do Joker foi muito bem escrito, e é absolutamente plausível a evolução dos fatos que o levaram a se tornar o que ele é! Brilhante!

Há tempos não via um filme assim: 100% das cenas têm o personagem principal, não há nenhuma cena em que não se veja o Coringa! E Phoenix entrega tudo de si, inclusive com seu físico esquelético, tendo emagrecido 23 quilos para o efeito!
Notem uma homenagem à bat-caverna, na cena em que o pequeno Bruce Wayne aparece!

Claro que merece menção a ótima presença de Robert de Niro, humildemente coadjuvando o onipresente Joaquin!
E a música, então, que tenso!!!

Indicações a Oscar, de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e, claro, Melhor Ator garantidas! Se Joaquin Phoenix vai ganhar, vai depender se Daniel Day Lewis desiste da aposentadoria, ou o camaleão Gary Oldman resolve fazer uma caracterização de Obama, ou outra situação assim inusitada! Caso contrário, duvido que perca!! Pule de 10, seja lá o que essa expressão de corridas de cavalo queira dizer!
Atualização Pré-Oscar
JÁ LEVOU Globo de Ouro, Critics Choice Award, SAG Award e BAFTA (Oscar Britânico) de Melhor Ator e Globo de Ouro, CCA e BAFTA de Trilha Sonora. 
Já foi indicado a 11 Oscars, incluindo FIlme, Diretor, Roteiro, Ator, Trilha Sonora e mais 6 Oscars técnicos.
P.S. Uma curiosidade sobre o ator: o sobrenome Phoenix não é o que ele nasceu, mas não se trata de nome artístico. Seu pai, John Lee Bottom, desencantou-se com uma seita religiosa que seguia, no final da década de 1960, e se mudou com a família toda para bem longe, e mudou também o nome. Deixou Bottom para trás e trocou o nome de seus 5 filhos para, Leaf, River, Rain, Liberty e Summer Phoenix. Joaquin virou Leaf. Depois, ele voltou a adotar o verdadeiro nome, Joaquin, mas manteve Phoenix. Seu irmão mais velho River Phoenix (devem lembrar-se dele), era um ator já famoso, quando morreu aos 23 anos, de overdose, e Joaquin estava com ele. Sua chamada no 911, por socorro, viralizou. Abalado, ele interrompeu sua carreira por um ano, mas voltou, que bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário