Alerta preliminar: usarei trema para sempre!
_______________________________________
Alerta 2: Outras NOVE resenhas e causos do Oscar, neste link
__________________________________________________
Há duas semanas, eu estive na exposição de Batman 80 anos, no Memorial da América Latina. Tinha uma ala só de vilões, e quase chegando ao final eu notei ausência de um certo notável. Aí, perguntei pra moça: “Vocês devem ter um uma ala especial só para o Coringa, não é?” A moça respondeu: “Calma, Senhor, calma!!“ Logo depois, veio, não uma, mas duas alas para o maior inimigo do Homem Morcego. Quem estiver em São Paulo, não pode perder! Vai até 15 de dezembro!
Fui ver duas vezes.. |
Mesmo assim, o misterioso arqui-inimigo precisava de um filme para chamar de seu, como protagonista. E ele veio, com esplendor. E ele veio com uma proposta de origem do vilão! A escolha para o papel não poderia ser melhor: ninguém menos que Joaquin Phoenix, que nunca escolhe papéis simples. De preferência, se forem perturbados, é com ele mesmo! E ele criou um Coringa inesquecível!! E o roteiro que desenharam para retratar a origem do Joker foi muito bem escrito, e é absolutamente plausível a evolução dos fatos que o levaram a se tornar o que ele é! Brilhante!
Há tempos não via um filme assim: 100% das cenas têm o personagem principal, não há nenhuma cena em que não se veja o Coringa! E Phoenix entrega tudo de si, inclusive com seu físico esquelético, tendo emagrecido 23 quilos para o efeito!
Notem uma homenagem à bat-caverna, na cena em que o pequeno Bruce Wayne aparece!
Claro que merece menção a ótima presença de Robert de Niro, humildemente coadjuvando o onipresente Joaquin!
E a música, então, que tenso!!!
Indicações a Oscar, de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e, claro, Melhor Ator garantidas! Se Joaquin Phoenix vai ganhar, vai depender se Daniel Day Lewis desiste da aposentadoria, ou o camaleão Gary Oldman resolve fazer uma caracterização de Obama, ou outra situação assim inusitada! Caso contrário, duvido que perca!! Pule de 10, seja lá o que essa expressão de corridas de cavalo queira dizer!
Atualização Pré-Oscar
JÁ LEVOU Globo de Ouro, Critics Choice Award, SAG Award e BAFTA (Oscar Britânico) de Melhor Ator e Globo de Ouro, CCA e BAFTA de Trilha Sonora.
Já foi indicado a 11 Oscars, incluindo FIlme, Diretor, Roteiro, Ator, Trilha Sonora e mais 6 Oscars técnicos.
P.S. Uma curiosidade sobre o ator: o sobrenome Phoenix não é o que ele nasceu, mas não se trata de nome artístico. Seu pai, John Lee Bottom, desencantou-se com uma seita religiosa que seguia, no final da década de 1960, e se mudou com a família toda para bem longe, e mudou também o nome. Deixou Bottom para trás e trocou o nome de seus 5 filhos para, Leaf, River, Rain, Liberty e Summer Phoenix. Joaquin virou Leaf. Depois, ele voltou a adotar o verdadeiro nome, Joaquin, mas manteve Phoenix. Seu irmão mais velho River Phoenix (devem lembrar-se dele), era um ator já famoso, quando morreu aos 23 anos, de overdose, e Joaquin estava com ele. Sua chamada no 911, por socorro, viralizou. Abalado, ele interrompeu sua carreira por um ano, mas voltou, que bom!
Atualização Pós-Oscar
Levou os dois Oscars que eu disse serem garantidos.. Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora
Este filme foi muito impactante e , como de costume, o post do Homero está uma pérola. Não perco por nada este novo filme, no qual o Coringa ganha uma parceira. Impossível não olhar para o Coringa e não lembrar da letra da música “rir é bom, mas rir de tudo é desespero “. E o Coringa continua atualíssimo , representando a loucura do mundo em que vivemos.
ResponderExcluirRoberto Bazolli