-

domingo, 2 de agosto de 2020

Livre-Docência em Beatlemania

Este Gabarito responde a 10 de 70 perguntas propostas no post
O Que é Ser Beatlemaníaco?



41. Saber quem foi Ivan Vaughn

Foi quem propiciou o encontro entre John e Paul,  em 6 de julho de 1957,  no pátio de uma igreja de Liverpool. Amigo comum dos dois, Ivan Vaughn é a quem nós beatlemaníacos agradecemos a passagem pela terra. John ouviu Paul e suas habilidades, percebeu que era um talento de igual magnitude que ele, e após uma noite debatendo com seu imensurável ego, decidiu por admiti-lo no Quarrymen.
Texto extraído de post onde falo sobre origens dos Beatles, neste link

42. Saber como morreu Mother Mary 
Mary era mãe de Paul. 
Paul e seu irmão Mike viviam numa casa com o pai James, um vendedor de algodão que, nas horas vagas, era um instrumentista de uma banda de jazz, e certamente foi uma fonte de inspiração para a musicalidade de Paul. A mãe, Mary, uma enfermeira do serviço público, falecera seis anos antes, vítima de câncer de mama. Paul rendeu-lhe homenagem em “Let It Be”, dizendo invocar sua presença em momentos difíceis (‘... Mother Mary comes to me, speaking words of wisdom ...’). Sempre correu o rumor de que a citada Mary referia-se a Marijuana, porém, não acredito que Paul iria brincar com o nome da própria mãe. 
Finalizo com este texto um post onde falo sobre um grande disco dele, neste link


43. Saber quem é 'YOU' na canção 'Got to get YOU into my life'
Era a maconha!! 
Paul acabou por adotar a droga como inspiradora mental. Até fez uma de suas canções com letra dedicada ao hábito, “Got To Get You Into My Life”, do disco ”Revolver”, de 1966. Sabiam? Notem bem a letra: parece que ele agradece por ter encontrado alguém que mudou sua vida mas, na verdade, esse ‘alguém’ é a marijuana! Releiam a letra com mais atenção: ele começa com ‘I was alone, I took a ride, I didn’t know what I would find there. Another road where maybe I could see another kind of mind there!’, e termina perguntando ‘What are you doing to my life?’. Só entendi isso quando li relato dele mesmo no livro “Many Years From Now”, de sua autoria.
Texto extraído de um post onde falo da  carreira solo de Paul, neste link.

 44. Saber quem teve o apelido de Lázaro na infância
Era Ringo! 
Nem bem completou 7 anos, Ringo teve uma apendicite que complicou para uma peritonite que e o deixou em coma por 15 dias, à morte, e o obrigou a ficar internado por um ano inteiro, atrasando seu aprendizado.  Uma vizinha da família lhe tutorava duas vezes por semana, ele aprendia bem, quase alcançou e nível dos demais mas, aos 13 anos, chegou-lhe uma tuberculose que o internou num sanatório por outros dois anos!!! Uau! Seus amigos o apelidaram de Lázaro! 
Mais sobre Ringo, neste link 

45. Saber o que quer dizer 'travelling wilburies' 
Nome de uma super banda! 
George angariou amizades (muitas) no mundo da música e fora dele, e montou com alguns especiais amigos os 'Traveling Wilburys' entre 1988 e 1990, e logo foi batizada 'super-banda'. Não era para menos: juntou George, com Tom Petty, um hit maker com sua banda Heartbreakers, Jeff Lynne, do Electric Light Orchestra, Roy Orbison, que já fazia sucesso antes dos Beatles, que chegaram a abrir shows de sua banda (é dele 'Pretty Woman'), e ninguém menos que Bob Dylan, que dispensa apresentações.
Trecho de um post meu sobre a carreira solo de George, neste link

46. Conhecer o 'British Brain of Beatles' 
Em abril de 2005, fiz um dos London Walks mais famosos, que é conduzido por Richard Porter, que tem o título de “Beatles Brain of Britain” devido a seu expertise. Eu e mais umas 15 pessoas, de 8 a 70 anos de idade (a senhora mais velha sempre atrasava nossa caminhada) passeamos por vários pontos londrinos de importância na história beatle.
Contei sobre esse passeio neste post 

47. Saber quantos buracos cabem no Albert Hall 
4.000! 
Vi dois shows no Albert Hall (Eric Clapton e Australian Pink Floyd), aquele teatro onde cabem 4.000 buracos, como conta a canção beatle "A Day in the Life"
      I read the news, today, Oh Boy!    
      Four thousand holes in Blackburn, Lancashire!   
      And though the holes was rather small, they had to count them all!    
      Now, they know how many holes it takes to fill the Albert Hall!
Neste link, comento sobre ele e outros pontos de Londres

48. Saber quantas canções os Beatles gravaram
Foram 219, em 7,5 anos de carreira! 
E eu ouvi e cantei e dancei 50 delas numa festa em 2007, animada pela excepcional banda cover BlackBird .
Conto sobre aquela festa aqui, neste link 

49. Saber como morreu a mãe de John
Atropelada!
Julia era a mãe dele, meio doidinha, deixou-o pra ser criado pela irmã, saiu pelo mundo, mas voltou e eram melhores amigos, ela até ensinou John a tocar banjo. Tudo ia bem, até que o destino deu um duro golpe no rapaz: em julho de 1958, quando atravessava a rua da casa de sua irmã para pegar um ônibus, Julia foi atropelada por um policial bêbado, de folga, sendo lançada a 10 metros de distância, e morrendo instantaneamente, aos 44 anos de idade.
Mais sobre a vida de John, neste link .

50. Conhecer um quadro pintado e assinado pelos quatro Beatles
Foi no Japão, em 1966, quando não podiam sair do hotel.
Vejam a história, neste link!
E deixo a pintura aqui, pra finalizar este teste 

2 comentários:

  1. Errei a Britain Brain of Beatles. Ou melhor, não tive como responder. Nâo sabia dessa tour

    ResponderExcluir
  2. Falhei duas. A n• 46 e a n°▪︎ 50. Nem sabia desse British Brain of Beatles, nem do quadro no Japão.

    ResponderExcluir