-

sábado, 1 de agosto de 2020

Graduação em Beatlemania - Gabarito

Este Gabarito responde a 10 de 70 perguntas propostas no post
O Que é Ser Beatlemaníaco?

 
Ser Beatlemaníaco é: 
1. Identificar as quatro silhuetas sem pestanejar!
São os 4 Beatles caminhando na capa do último LP gravado por eles, Abbey Road, na mesma ordem, obedecendo a um Z, George, Paul, Ringo, John! 
Falo mais sobre a capa aqui, neste link.

2. Saber qual Beatle canta 'Do You Want To Know a Secret?’
É George Harrison. No Primeiro LP dos Beatles, George ainda não tinha composições, então John e Paul lhe deram essa original Lennon/McCartney para brilhar! Isso repetir-se-ia também em A Hard Day’s Night, o terceiro LP, que só tinha originais Lennon/McCartney, e George cantou “I’m Happy Just To Dance With You”. 
Mais sobre George, aqui, neste link.

3. Saber quem é o Beatle mais velho.  
Ringo Starr que acabou de completar 80 anos em 7 de julho. Depois, vieram John, que nasceu em 9 de outubro de 1940, Paul, em 18 de junho de 1942 e George, de 25 em fevereiro de 1943. 
Falei sobre isto aqui, neste link
 
4. Saber qual Beatle toca teclado com o cotovelo
Nas performances ao vivo de “I’m Down”, magnífico rock de 1965, John abandona a guitarra e toca um tecladinho, alucinadamente enlouquecendo a plateia, e usa o cotovelo nas partes mais soladas. 
Vejam e ouçam aqui, neste link
 
5. Saber qual Beatle é canhoto, e toca como canhoto
Paul toca seu baixo adaptado para canhotos, com cordas e acionamentos invertidos. Eu tive que qualificar a informação porque Ringo é canhoto, mas toca uma bateria para destros. 
Falei sobre isto aqui, neste link.
 
6. Pensar em George Martin e não lembrar de livros e séries
Sim, para nós o ‘principal’ George Martin era o maestro de Abbey Road, que contratou os Beatles e foi de suma importância em muitas gravações e inovações que revolucionaram a música, além de fazer arranjos clássicos para ‘clássicos’ como “Yesterday”, “Eleanor Rigby”, “She’s Leaving Home”, a trilha do filme “Yellow Submarine”, e tantos outros. Não, não é o autor de Guerra dos Tronos.
Mais sobre Martin, aqui, neste link.

7. Saber qual o primeiro álbum a mostrar as letras das canções.
E não foi apenas o primeiro álbum dos Beatles a mostrar um encarte com as letras, mas o primeiro álbum da história da música a informar as letras. Era “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, de 1967.  
Mais sobre essa capa aqui, neste link. 
 
8. Saber quantos álbuns de estúdio não tiveram imagens dos Beatles na capa
Um, o Álbum Branco, de 1968, que assim foi feito justamente para contrapor a ‘muita informação’ do LP anterior, acima mencionado. Também não tinha nada escrito em cor, apenas o nome oficial do álbum “The Beatles” em alto relevo. Depois, vieram os “Past Masters #1 e #2”, coletâneas de canções lançadas apenas em compactos e outros formatos, considerados discografia oficial, também sem imagens deles! 
Mais sobre o Álbum Branco aqui, neste link

9. Saber que “Let It Be” não foi o último álbum gravado pelos Beatles
Pois é, muitos pensam que aquele disco lançado após o final formal dos Beatles em abril de 1970 era o último deles. Não! Ele foi gravado antes de “Abbey Road”, em janeiro de 1969, mas rejeitado!!! 
Uma longa história que contei aqui, neste link
 
10. Saber qual era a alíquota de imposto de renda para ricos na Inglaterra da época
George Harrison fez uma canção para "Revolver", chamada "Taxman", que dizia
     Let me tell you how it will be      
     It's one for you, nineteen for me      
     Cause I'm the Taxman, Yeeeah the Taxman
Essa, 19 em 20, ou seja, APENAS 95% era a alíquota máxima para os muito muito milionários, que era o caso deles!!! Em tempo, a alíquota correta é 94%. George arredondou para encaixar, muito bem encaixado, na letra.   
E na época da guerra havia sido ainda maior, de 99,25%!!!
Este e outros fatos sobre “Revolver”, aqui, neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário