-

sábado, 1 de agosto de 2020

Mestrado em Beatlemania - Gabarito

Este Gabarito responde a 10 de 70 perguntas propostas no post
O Que é Ser Beatlemaníaco?



11. Saber quem deu a inspiração para “Eight Days a Week”
Foi um motorista de táxi!
Lennon pegara um táxi para ir à casa de Paul, na 57 Wimpole Street, e na conversa perguntou: "How's life?" e o cara respondeu "Pretty fine! Working eight days a week!!".
Então, ao chegar, John disse: "I've got a title for our new song!", e foram para o sótão, aonde ele morava, na casa de Jane Asher, sua namorada.
Essa era a história como eu a conhecia. Agora, dois amigos que chegaram a este ponto do jogo me disseram que era o contrário: Paul estava no táxi, indo para a residência de John em Weybridge.
Bem, enfim, ainda é motorista de táxi !!
Mais sobre um documentário com esse nome, neste link.

12. Saber qual foi o primeiro Beatle a ser pai
John foi o primeiro Beatle a se casar. 
Cynthia Powell, sua namorada de Liverpool, já estava grávida, e ele não negou a responsabilidade, em 1963, já no começo da fama. O casamento foi mantido escondido o máximo possível pelo empresário Brian Epstein, onde já se viu um instrumento de desejo de milhões de garotas estar assim preso? Mesmo 'responsável', John não abdicou da profusão de garotas que se lhe apresentavam, e Cynthia foi ficando muito triste. Seu filho Julian era um garoto também triste com o pai ausente, tanto que mereceu de Paul uma das melhores canções de todos os tempos, "Hey Jude", feita para ele.
Mais sobre as ‘cometências’ de John e dos demais, neste link.

13. Saber qual Beatle deu a idéia da capa de Abbey Road
Foi Ringo! 
Discutia-se o nome do último disco, e como seria sua capa, ideias pululavam, Everest, Pirâmides do Egito, Coliseu, falava-se em altos custos, mas Ringo não estava querendo arriscar-se em lugares exóticos, que o obrigariam a comer feijão enlatado de novo, como fez na Índia, e soltou um: “Oh, come on!! Let’s cross the street and call it Abbey Road!!”. Era 1969, e aquele disco seria o último dos Beatles e aquela capa, a mais famosa capa de disco de todos os tempos, ao custo de poucas centenas de libras.
Mais sobre outros feitos de Ringo, neste link.

14. Saber qual o único álbum a ter apenas canções de Lennon McCartney.
"A Hard Day's Night". 
Foi o único com canções apenas de Lennon/McCartney. Era a trilha sonora do filme de mesmo nome, sobre a Beatlemania. Uma das canções era cantada por George e Ringo não teve contribuição vocal.
Mais sobre o assunto, neste link!


15. Saber quem é Martha, invocada na canção “Martha, My Dear”
Era a cadela Sheep Dog, de Paul McCartney,  autor da canção para o Álbum Branco, de 1968.
Mais sobe ela, aqui neste link.

16. Saber quem mandou a plateia balançar suas jóias
Foi John! 
Em novembro de 1963, numa noite de gala no Prince of Whales Theatre,  na presença da mãe e da irmã da rainha Elizabeth II, John Lennon fez um famoso e antológico apelo, antes da canção final:
      For the next number,  I would like to ask for your help.       
      Will those in the cheaper seats clap your hands?       
      The rest of you just rattle your jewelry!
E soltou "Twist And Shout"! 
Mais sobre a gravação dessa canção, aqui neste link!

17. Saber qual canção introduziu a cítara no Rock
É “Norwegian Wood”
Composição de John para o álbum "Rubber Soul", de 1965. Foi a primeira vez que uma cítara apareceu numa canção de rock. George Harrison já havia começado sua paixão pelas coisas e pelas idéias indianas, trouxe o instrumento de uma viagem, aprendeu o básico e tocou os inesquecíveis acordes iniciais da canção.
Mais sobre a canção, aqui neste link!

18. Saber a que lugar chegou o primeiro compacto dos Beatles na Inglaterra

Ao 17º lugar 
O compacto Love Me Do / P.S. I Love You,  chegou ao 17º lugar na parada nacional inglesa, feito nunca antes alcançado por nenhum outro artista em seu compacto de estréia. Dizem as más línguas que, na verdade, boa parte daquele sucesso inicial fora garantido por Brian Epstein que, no afã de conseguir uma boa estréia teria comprado uma quantidade obscena (Remember  Richard Gere em 'Pretty Woman"!) de discos para a NEMS, uma rede de lojas de disco de sua propriedade em Liverpool.
Mais sobre essa estréia, neste link!

19. Saber o gerente de gravadora que dispensou os Beatles dizendo: “Esses grupos com guitarras estão com os dias contados!
Foi Dick Rowe. 
Em 1º de Janeiro de 1962 (isso mesmo, no primeiro feriado do ano!), os rapazes, ainda com Pete Best na bateria, haviam feito um extensivo teste de estúdio na Decca Records, principal concorrente da EMI naquela época, onde Dick Rowe, o chefão da gravadora,  decretou essa  máxima profética e rejeitou o grupo! O "gênio" ainda recebeu uma 2ª chance divina e contratou os Rolling Stones no ano seguinte. A contagem dos dias já está em 21.386 e só aumentando.... 
Mais sobre George Martin, neste link
20. Saber qual Beatle ouviu: “Você quer uma guitarra? Ok, mas não pense que vai ganhar a vida com ela!
Foi John. 
Ele gostava muito de sua Tia Mimi, com quem morava, irmã de sua mãe Julia, que morreu, atropelada, antes da fama do filho! Assim que ele ganhou dinheiro suficiente com os Beatles, deu a ela, de presente, uma bela casa de praia, toda mobiliada, em que se destacava um quadro com uma guitarra pintada a óleo e uma inscrição em letras douradas que repetia aquelas "sábias e proféticas" palavras dela.
Mais sobre a vida de John, aqui neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário