-

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Manifesto contra o ódio - by Renata Ventura

Renata, cada vez mais Capí, manda um recado a seus leitores, no Facebook!

A imagem pode conter: 1 pessoa, gato e área internaPosso tentar sugerir uma coisa para vocês? Tentem não odiar tanto os outros, gente... O ódio está acabando com o mundo. Não ajudem o ódio a vencer. Mesmo que vocês se sintam justificados, mesmo que nossas causas sejam justas. Lembrem-se de que o outro lado também acha que a causa deles é justa e que, portanto, o ódio deles é justificado. E de ódio em ódio, nós vamos nos destruir. O ódio não constrói nada. Apenas o diálogo e a compreensão criam o bem. Mesmo que o diálogo e a compreensão comecem apenas do nosso lado da conversa. Se cada vez mais pessoas fizerem isso, mais o diálogo e a compreensão ganharão espaço e vencerão. Odiando, você só está jogando o jogo deles; daqueles que defendem o ódio e que querem que você caia nele também. Proponham coisas boas, defendam a bondade, nunca desistam de defender o respeito, a igualdade, a justiça social, mas não odeiem quem discorda de vocês. Muitos desses só estão desinformados ou ouviram muita coisa errada na vida a ponto de terem sido convencidos. Convencidos a ponto de sentirem ódio de quem discorda. E não é jogando nossa raiva neles que o sentimento ruim que eles estão sentindo vai diminuir. É dialogando, procurando entendê-los, mostrando-nos gentis e prontos a trocar ideia sem imposições. Ninguém ouve o argumento de outra pessoa quando essa outra pessoa, em vez de conversar, responde xingando, ou sendo irônica, ou promovendo campanhas contra eles. Nosso ódio impede que a gente consiga dialogar e consiga realmente mudar as coisas. Só demonstrando respeito e compreensão é possível, aos poucos, convencê-los de algo bom.
____
E, se possível, tentem não participar de campanhas de cancelamento. Isso também ajuda a espalhar o ódio, mesmo quando temos as melhores intenções. Há outras formas de informar as pessoas sobre o porquê achamos algo errado. Há outras formas de inspirarmos o mundo a melhorar. Nos unirmos para destruir a vida ou a carreira de outra pessoa não é a melhor delas.

Amo vocês.
Renata Ventura


P.S.
  1. She’s my pride and joy!
  2. Pra quem não leu A Arma Escarlate, Capí é o apelido de Ítalo Twice Xavier, um dos principais personagens da Saga, o orientar ético de todos, mas principalmente do 'herói' Hugo Escarlate!
  3. A foto, com nosso lindo Apollo, foi só para atrair as pessoas lá no Facebook, hehehe! O importante é a mensagem!!

3 comentários:

  1. Homero e demais amigos da Comunidade do Ivo,

    sim acredito que ele assinaria em baixo do texto da Renata. Homero, você tem razão de ter muito orgulho de sua filha. Ela tem uma alma boa e delicada transitando pelo mundo. Tentando transformar o ressentimento, o julgamento e o ódio em perdão, generosidade, escuta, compreensão e amor, com a arma do diálogo e da brandura. Que as palavras semeadas por ela criem raízes profundas e também voem germinando muitos campos.

    Beijos, Maria Darci.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata pelo excelente texto. Devemos não somente divulgar o bem, mas como você fez com esse texto estimular e conscientizar as pessoas da não violência, não ao ódio. Mais amor, mais gentileza é o que todos necessitamos 🥰

    ResponderExcluir