-

domingo, 2 de agosto de 2020

Cátedra em Beatlemania

Este Gabarito responde a 10 de 70 perguntas propostas no post
O Que é Ser Beatlemaníaco?


51. Saber qual canção Beatle foi tocada ao vivo para uma Estação Espacial
Foi "Good Day Sunshine", em novembro de 2005
Mais uma vez, Paul é partícipe de um “Pela primeira vez ...”: em uma das ‘performances’ do show da US Tour, em Annaheim, California, Paul e sua banda acordaram os astronautas da Estação Espacial Internacional pela primeira vez com uma performance ao vivo. Normalmente, os astronautas são acordados por música gravada. As canções escolhidas foram “English Tea” e “Good Day Sunshine”, esta última de ”Revolver”, muito apropriada para quem está acordando com a luz do sol batendo firme nos olhos, como nenhum outro ser humano pode apreciar. Vi a cena: lá no alto, dois astronautas, um americano, que dava piruetas de felicidade, em gravidade zero, ao lado de um soviético que parecia não estar lá muito bem entendendo o que se passava.
Mais sobre a carreira solo de Paul aqui, neste link.

52. Saber quem chamou de 'Psycho' a guitarra de Eric Clapton
Foi George, no show que fez ao vivo no Budokan Hall, em Tokyo, 1992. Aqui, um trecho de meu post sobre o evento:
"Agora, no quesito música, a presença de Eric, sempre notada nas demais faixas, chega a seu máximo aqui, com mais um show de solo, reeditando a antológica interpretação que ele ofereceu lá nos idos de 1968, convidado que fora pelo amigo George para participar da gravação oficial beatle, em'While My Guitar Gently Wheeps', coisa que poucos mortais lograram na história. Nunca uma guitarra chorou tanto como naquela noite em Tokyo, realmente de fazer chorar qualquer admirador do instrumento. Sua categoria recebe, ao final, a mais apropriada qualificação que eu já ouvi sobre ela, de seu anfitrião George: ‘Eric Clapton and his Psycho guitar’."
Aqui, o link para o post. 

53. Saber qual canção Beatle teve o único tríplice duelo de guitarras 
Foi em "The End", Abbey Road, o último gravado pelos Beatles, e pontuado de 'primeiras vezes'. Foi a primeira e única vez em que houve um duelo de guitarras solo, entre John, Paul e George, magistral.
Mais sobre Abbey Road, aqui, neste link

54. Saber qual ator ganhador de Oscar apareceu em Concert for George
É Tom Hanks 
E também estava todo o grupo Monthy Python, todos grandes amigos de George, uma figura humana incrível, fazendo vários sketches engraçadíssimos, com direito a mostrarem as respectivas bundas em um momento solene.
Aqui, neste link, a  descrição desse show, o melhor DVD que tenho em minha estante.

55. Saber qual Chefe de Estado foi na multidão para ver Paul de perto 
É Wladimir Putin, no show de Paul na Praça Vermelha, 2003. 
Aqui um trecho de minha resenha:
"Paul foi recebido com honras de Chefe de Estado (ou quase) pelo então Presidente Putin e pelo arquiteto da Perestroika, Mikhail Gorbachev!! Outro grande momento do show, aliás, é quando Putin chega à Praça Vermelha para assistir ao show, cercado de guarda-costas, e pedindo que parassem de dar atenção a ele, e que dirigissem as honras ao astro, que cantava 'Calico Skies'. Paul percebe a chegada, e ao terminar a canção, agradece as 'Important Arrivals'."
Aqui, neste link, minha resenha completa 

56. Saber qual o nome original da canção "Jealous Guy"
É "Child of Nature",  que tinha também outra letra, inspirada pelo lugar em que os Beatles estavam (Índia) e o que faziam (Meditação Transcedental), quando John a compôs!! Na versão do LP Imagine, "Jealous Guy", é uma canção de amor, magnífica balada! E eternizada num espetacular clip que chegou ao cinema, com John e Yoko num passeio idílico por sua propriedade de Londres. 
Mais sobre outras canções daquela viagem aqui, neste link.

57. Saber como Paul nomeou o gafanhoto em seu ombro, em show no Brasil
Chamou de Harold! 
Paul tratou com muito profissionalismo a ocorrência de uma nuvem de gafanhotos em Goiânia, 2013. Veja seu savoir-faire! 
“Estamos nos divertindo com os gafanhotos, hein?”, ele generalizou antes de apresentar ao público o ser esverdeado mais insistente, que permaneceu estático no ombro direito dele ao longo de várias músicas. “Este é o Harold. Diga oi para as pessoas”, brincou o músico, que jamais fez menção de evitar tal “ataque”.
Mais sobre o show, neste link! 

58. Saber quais localidades dos EUA aparecem em canções dos Beatles
São 12: Kansas City, Tucson, Arizona, Eldorado(*), California, Black Mountain Hills, Dakota, L.A., Blue Jay Way, Hollywood, Miami Beach, USA
(*) Não está específico de onde John tirou esse vocal para colocar em Revolution 9, mas como existem várias cidades com o nome nos EUA, resolvi locar lá!
Eu fiz um levantamento de TODAS as vezes que os Beatles se referem a localidades, sejam ruas, cidades, estados, montanhas, países. Aqui, neste link, todas as ocorrências!

59. Saber qual o único single de John a atingir N°1 na Parada Americana
Foi "Whatever Gets You Thru The Night".  
John Lennon teve apenas um N°1, e foi apenas em 1974, com ! Ué, cadê Imagine? Pois é, o grande hino à Paz só chegou ao N°3 em 1971. E seu single N°1 veio numa aposta com Elton John, que tinha certeza do sucesso e exigiu que, se fosse conseguido, John subiria ao palco com ele para celebrar. E conseguiu. E subiu. E acabou sendo a última aparição de John Lennon ao vivo em sua vida, em 28 de novembro de 1974, meses antes de se recolher pra cuidar de seu filho!
Aqui mais sobre as carreiras solo dos Beatles, neste link

60. Saber quem criou o nome canção, LP e filme A Hard Day's Night
Foi Ringo!
Filmagens do primeiro filme dos Beatles, 1964, ainda sem nome, dia cansativo, chega a noite, Ringo senta-se numa daquelas cadeiras de Diretor e fala pros outros: “It’s been a hard day’s night...”. John, que estava distraído, ouviu, olhou pra Paul, e disse: “That’s the name!” E foi pra casa e compôs a música, que depois Paul complementou, e virou o nome do disco e do filme.
Mais sobre Ringo, aqui neste link 

Um comentário:

  1. Just Like Starting Over também chegou ao primeiro lugar no Cashbox Top 100. É fato que após seu falecimento.

    ResponderExcluir