-

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Era uma vez em Hollywood

Na semana em que uma das assassinas de Sharon Tate é libertada
lembrei-me deste grande filme do gênio Tarantino, de 2019,
que visita a história dela por uma ótica diferente,
e que me deixou emocionado...
eu tinha 11 anos quando o a carnificina aconteceu.


_______________________________________

Este é um dos Filmes de Diretor do Homerix (veja no link)
__________________________________________________

Depois de um trailer que não me animou, e de uma reportagem no Fantástico que me deu um pouco de esperança, a realidade afastou todos os temores, reverteu todas as expectativas, e coroou a carreira de um gênio: “Era Uma Vez em Hollywood”, novo filme de Quentim Tarantino, é, verdadeiramente,  um Tarantino da melhor estirpe!

Que filmaço!

Seu nono (e prometido penúltimo) filme mescla entre realidade e ficção muito além do que ele havia proposto em Bastardos Inglórios. Aliás há uma referência hilária ao clássico. O episódio real em referência aqui é o massacre orquestrado por Charles Manson, que ocorreu em Los Angeles em 1969. 

É importante que se conheça o que aconteceu 50 anos atrás, ao menos em linhas gerais, para aproveitar ao máximo toda a genialidade do roteiro e, principalmente, do desfecho sensacional!!! 

Resultado de imagem para era uma vez em hollywood
Os principais personagens são levados por nada menos que Leonardo Di Caprio, um ator de séries de TV e filmes de faroeste, e Brad Pitt, seu dublê. Rick Dalton, o astro, mora numa casa vizinha à de Sharon Tate e Roman Polanski, na famosa Cielo Drive, aonde aconteceu a carnificina. Cliff Booth, seu amigo, mora num trailer com sua cadela super treinada na periferia e é, além de dublê, um faz-tudo para o ator em crise de performance, e é também seu melhor (único?) amigo.

A distinção entre ficção e realidade é mantida por uma linha tênue! 

A marca Tarantino está toda lá: os personagens incríveis (note a garotinha atriz!), as cenas inusitadas (não se perca o duelo com a participação de Bruce Lee, sósia perfeito do icônico astro, ainda da época de Kato, o agente do Besouro Verde, antes da fama), uma linda Sharon Tate assistindo ao próprio filme, como par do Agente Matt Helm, os diálogos inteligentes, a estética da violência (preparem-se para testemunhar a melhor cena de soco da história do cinema, na tensa cena da visita de Cliff ao antro de Manson), a trilha sonora marcante (desta vez, o que o rádio levava naquele ano), as referências explícitas (séries e filmes de então). 

Perceba neste filme, uma incrível reconstituição de época, parece que estamos em 1969: os objetos, usos e costumes da época, extremamente bem descritos, passa uma sensação de pertencimento. De fazer parte do ambiente.

Participações mais que especiais, de Al Pacino, Kurt Russel, Bruce Dern, e Damian Lewis (Homeland) como Steve McQueen. Além de breves momentos de favoritos do diretor como Tim Roth e Michael Madsen. Já o próprio Tarantino não faz seu tradicional cameo, ao menos não notei!!!

Você vai se emocionar!!

E já começa a contagem regressiva para o décimo (e possivelmente último) filme do revolucionário diretor que, diz-se, será na franquia Jornada nas Estrelas. Será?


Atualização: 

JÁ LEVOU Globo de Ouro de Melhor Musical/Comédia, Critics Choice Award de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Writers Guild Award de Melhor Roteiro Original, Screen Actors Guild Award e BAFTA (Oscar Britânico) de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt). 
Foi indicado a 10 Oscars, incluindo Melhor Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator Coadjuvante e outros 6 Oscars técnicos, e levou 2 deles... Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt) e Melhor Direção de Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário