-

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Ford vs Ferrari - Grande Filme!!

Esse filme era o nono candidato a Melhor Filme no último Oscar ... no tempo em que se ia ao cinema....  foi rejeitado por mim.... uma crítica me desanimara .... mas um amigo recomendou muito ... mesmo assim não vi .... e depois vi 'Entre Facas e Segredos', que adorei e achei que ele sim, deveria ser o  filme indicado ao Oscar  .... mas finalmente, e por acaso, estava passeando pelos canais e vi a chamada da HBO 'Assista agora a Ford vs Ferrari' .... chamei Renata e assistimos ... e adoramos!!

Então, finalmente, completei a mais completa (!) cobertura de Oscar de minha vida, com 9 resenhas para 9 candidatos ao Oscar de Melhor Filme, quem quiser, pode se relembrar aqui, neste LINK!!!

Não percam!!! 

Mesmo nível de 'Rush', a história do duelo entre James Hunt e Niki Lauda!! Quem não viu, veja! Escrevei sobre ele aqui, neste LINK.

Aqui, não é um duelo de pilotos, como pensamos quando vimos o cartaz, mostrando Christian Bale e Matt Damon, logo abaixo do nome do filme, e pensávamos que um defendia a Ford e outro defendia a Ferrari, e ficávamos pensando 'what the hell' quem tinha perfil pra representar um piloto italiano, nenhum deles, claro, enfim. 

Ignorantes que éramos, não sabíamos do duelo, sim, de gigantes fábricas de automóveis, uma dos EUA, outra da Itália, pela primazia das corridas de resistência, que tinha seu ápice nas 24 Horas de Le Mans.

Então, vamos lá! 

Matt Damon é Carroll Shelby, um piloto de corridas que se aposenta precocemente por causa de problemas no coração, e monta uma respeitada cadeia de lojas de design automotivo, quando um belo dia é chamado por Lee Iacocca(*), da Ford para montar uma equipe de corrida que pudesse desbancar a Ferrari do topo de líder das corridas de resistência, tendo vencido as recentes 5 edições da prova de Le Mans.
(*) Pausa para exaltar o grande construtor de automóveis de duas décadas, criador do Ford Mustang e que depois salvou a Chrysler da bancarrota, grande estrela, que ia fazer os comerciais na TV, e chegou a ser considerado para disputar a Presidência do País. Sua aparição nesse enredo me surpreendeu e me fez reler sua autobiografia, que fizera há 30 anos e  sobre a qual comentarei em post em separado.

Para o efeito, Carroll chama Ken Miles, um veterano britânico da Segunda Guerra, que era mecânico de automóveis e piloto de provas, papel entregue a Christian Bale, que mais uma vez emagrece muuuito pra fazer um papel. Ken Miles era o chamado vara-pau!

Ótimas situações e diálogos, no desenvolvimento do carro, nas negociações, no convencimento de que Miles era o melhor para a missão, nas relações do piloto com filho e esposa, e, claro, no mais que surpreendente desfecho da prova de Le Mans de 1966, vencida pela ..... não, não vou dar esse spoiler, tem gente que acha que filme sobre fatos reais não gera spoiler, mas não vou fazer isso... só recomendo que 
VEJAAAMMM!

O filme foi bem nas bilheterias do mundo, muito bem recebido pelos críticos e fez boa figura no universo das premiações. Bale foi indicado ao Globo de Ouro Melhor Ator em Drama, e a 4 Oscars, incluindo Melhor Filme, levando dois, o de Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

É isso.... repetindo o que falei acima,

'Assista agora a Ford vs Ferrari'

Nenhum comentário:

Postar um comentário