-

terça-feira, 25 de agosto de 2020

A burrice da humanidade - by Renata Ventura

Eu estava pensando outro dia em como o racismo, o machismo, a homofobia, a transfobia, a desigualdade de oportunidades e a falta de uma educação de qualidade para todos, além de serem uma crueldade inaceitável, ainda são uma BURRICE do ser humano.

Burrice mesmo; no sentido de que, durante milênios, a humanidade ficou sem aproveitar os pensamentos e as ideias brilhantes que teriam surgido desse 75% da humanidade; dessa humanidade que foi impedida de estudar, de se dedicar ao aprendizado, de exercer as profissões que mais seriam próprias para elas. 75% da humanidade, durante séculos e séculos, foi proibida de estudar, impedida de crescer, ou foi silenciada. E essa burrice da humanidade, além de fazer sofrer a tantos milhões de seres humanos, nos fez perder centenas de milhares de possíveis cientistas, nos privou de milhões de pensamentos e filosofias, e da mente brilhante de tantas pessoas que, por milênios, foram impedidas de estudar e de viver; ou porque eram mulheres e eram obrigadas a ficar em casa e impedidas de irem para a escola, ou porque eram negros e não podiam ter a mesma educação que os brancos - isso quando podiam ter alguma educação, porque milhões não tinham nem sequer direito à liberdade durante séculos; ou porque eram homossexuais e foram executados pelo "crime" de amarem alguém do mesmo sexo; ou porque eram pobres e não tinham dinheiro para pagar por uma boa educação, nem tempo para estudar, por serem obrigados a trabalhar 20 horas por dia para sobreviverem.

Imagine quantos escritores brilhantes ficaram sem escrever, quantos engenheiros geniais nunca aprenderam matemática, quantos gênios do pensamento estão, até hoje, impedidos de desenvolverem seu gênio, escondidos nas milhares de comunidades pobres do mundo, invisibilizados, sem conseguirem ter acesso a uma educação de qualidade e a tempo para estudarem tanto quanto precisariam; quantas tecnologias deixaram de ser inventadas; quantos cientistas não existiram quando podiam ter existido e, com certeza, quantas curas certamente teríamos descoberto antes. Para o câncer, para o Alzheimer, para todas as doenças da Terra, se a humanidade tivesse estimulado o estudo e as condições de vida daqueles 75% de sua população que foram impedidos de contribuir.

Acho que este seria um bom argumento para usarmos ao dialogar com aqueles que ainda são racistas, machistas, homofóbicos ou transfóbicos, e com aqueles que acreditam que é perda de dinheiro o governo ajudar a dar mais oportunidades para todos.

Acho que alguns seriam convencidos.

Enquanto isso não acontece, seguimos nessa crueldade e nessa burrice. Até quando? O que podemos fazer para mudar isso? O que podemos fazer para acabar com esse sofrimento? O que podemos fazer para ajudar a humanidade a avançar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário