-

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Ivo Fernandez Lopez - Depoimento de Carlos Tadeu Fraga

Estimulado por meu compêndio, 
o Badá deu este depoimento espontâneo sobre nosso amigo, 
que eu transcrevo aqui, com seu consentimento. 
O Grupo a que ele se refere é o da turma de 
Engenharia de Petróleo de 1981, na Petrobras.

Demais posts, aqui, neste LINK
__________________________________________________________


Grande Ivo.

Conheci o Ivo na UFRJ. Como alguns outros amigos deste grupo. 

Ele foi o primeiro lugar no Vestibular integrado do Cesgranrio em 1975. 

Ou seja, o melhor desempenho entre todos os quase 100 mil candidatos que participaram do exame, para todas as áreas (Medicina, Engenharia, Economia, Direito, enfim, todas as áreas). Esse concurso compreendes todas as universidades e faculdades, públicas ou privadas, do estado do Rio de Janeiro (exceto o IME). Sua genialidade só não era maior do a sua humildade...

Fui colega de turma do Ivo durante todo o curso básico da Engenharia Civil. No quarto ano da Engenharia ele foi para a turma de Estruturas e eu fui para a turma de Mecânica dos Solos (Geotecnia). Mas ainda estávamos no mesmo prédio.  Convivíamos no corredor, no jogo de totó, no futebol...

Ele sempre tirava minhas dúvidas como se eu é que estivesse explicando algo pra ele...Incrível ! E as vezes me agradecia ao final, antes que eu o agradecesse...
Esse era o Ivo.

Depois no CEP e na Petrobras, também foi assim. Desempenho absolutamente acima da média. Com humildade, e disposição para ajudar, absolutamente exemplares. Sem vaidades. Ivo jamais usou sua capacidade intelectual ímpar a não ser para ajudar. 

Amava ajudar. Por isso ficava tão feliz quando tirava nossas dúvidas...

Na Petrobras fez isso todo o tempo - com centenas de profissionais da área de Reservatórios, e até com empresas internacionalmente reconhecidas no desenvolvimento de simuladores de reservatório. Amava ajudar e amava a Matemática.

Migrou para a carreira acadêmica, de novo na UFRJ.

E lá ajudou centenas, dando aulas de Matemática. Gostaria de ter sido aluno dele em Cálculo. Tudo teria sido mais fácil... rsrs

Ivo nos deixou precocemente. Se estivesse entre nós, certamente adoraria nos rever na nossa celebração de 40 anos do CEP-81...

Nesses tempos onde a generosidade e a cooperação são mais necessários do que nunca, que a inspiração do Ivo nos ilumine. 

🙏🙏🙏🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário