-

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

Este ano, temos como candidatos ao Oscar
O Vencedor, baseado em uma história real,
O Discurso do Rei, baseado em uma história real,
A Rede Social, baseado em uma história real,
127 Horas, baseado em uma história real,
(críticas disponíveis para os filmes que vi, é só clicar)

... e temos também ...

Bravura Indômita, baseado em um faroeste real.

Pois é, a onda de refilmagens de Hollywood tem sido intensa. Só que normalmente, eles roubam descaradamente um filme japonês, ou coreano, ou francês, ou chinês que deu certo, e dão a ele uma cara de Hollywood. De vez em quando sai uma coisa boa, como 'Os Infiltrados' (2006), que chega até a ganhar Oscar de Melhor Filme, de Martin Scorcese e com um elenco verdadeiramente estelar (Nicholson, Di Caprio, Damon, Wahlberg, Sheen, Baldwin). 

Agora, a coisa virou antropofágica e auto-aplicada. 'Bravura Indômita' foi um grande faroeste do passado, de 1969, com o maior ícone do gênero, John Wayne, que lhe rendeu  único Oscar de sua longa carreira, no papel de um xerife contratado por uma garota para prender o assassino de seu pai. 

Agora, no papel principal, temos Jeff Bridges. Ele está ótimo, mas não é ameaça para Colin Firth ao Oscar de Melhor Ator, como disse, mesmo antes de ver. Afinal, ele já ganhou um Oscar, no ano passado, por um papel de um velho gordo e bêbado no ano passado, duvido que a Academia repita a dose. Confirmo a declaração.

E o filme não deve ganhar a estatueta, nem seus diretores Joel e Ethan Coen. Gostei muito, diversão garantida, cenas bem feitas, diálogos notáveis, principalmente nos que envolvem a patroa do xerife, esta sim, com alguma chance de levar o Oscar de coadjuvante, a agora não mais desconhecida Hailee Steinfeld. Acho difícil porque não foi nem indicada ao Globo de Ouro. Mas quem sabe, até mesmo por isso.... Ela, efetivamente, rouba o filme, chega a se contestar sua indicação como coadjuvante. E seu personagem é que apresenta a verdadeira bravura indômita.


Falando nos diretores, se você é fã de filmes dos Irmãos Coen, podem pular este, que não é nem de longe o que se espera de um filme dos Irmãos Coen. Talvez por isso (HeHeHe) tenham coseguido a melhor bilheteria de sua carreira. Não espere nenhuma novidade como 'Fargo', ou 'Onde Os Fracos Não Tem Vez', 'Matadores de Velhinhas' ou 'Queime Depois de Ler'. Afinal, é uma refilmagem, haveremos de convir. Foram sim, muito, competentes na reconstrução perfeita de um filme épico. As cenas de campo, grande angular, tomada panorâmica, estão idênticas.

Bem, declaro terminado meu esforço oscárico, mas isso é motivo para outro texto!!!

Homerix Indomitamente Cinéfilo Ventura

6 comentários:

  1. Paulus registra a leitura de mais esta importante impressão, informação e sugestão cinéfila.

    ResponderExcluir
  2. Ai eu fico tão chateada quando eu vejo que A Origem não foi pra melhor filme :/ eu sei que ninguém esperava mesmo nada do verão do ano passado, mas ai o meu coração é totalmente no Nolan.

    E não vi o propósito de A Rede Social. Eu vi o filme, sou usuária de facebook mas mesmo assim...os diálogos foram ótimos e a edição maravilhosa, mas aiiin :/ ahha

    Eu quero mesmo ver Bravura Indômita, e já até baixei, mas falta o feeling. ahah

    ResponderExcluir
  3. Manu, 'A Origem' é candidata a melhor filme. Só que eu acho que não tem chance, pois seu incrível diretor, Nolan, foi incrivelmente preterido pela Academia!!!!
    Tô contigo!!
    Nolan é tudo de bom!!!!
    Leia meu post sobre o filme
    http://blogdohomerix.blogspot.com/2010/08/inception-to-date.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como passei essa? jurava que não tinha visto eles lá na lista! mas yaaaaay \o/

    é eu acho que não tem chance também, ta complicado. Os outros filmes estão ótimos também, dai vai saber como que vai ser isso.

    ResponderExcluir
  5. oi Homero

    não tem problema a Hailee Steinfeld não ter sido indicada ao Globo de Ouro porque ela foi indicada ao SAG Award, BAFTA e em uns 10 outros prêmios que já valeu, não?
    de fato, ela merece... é ótima...
    e o filme é uma grande homenagem aos westerns e Jeff Bridges está ótimo... vc disse que a academia não premia duas vezes pelo mesmo tipo de papel - gordo e velho - concordo, mas acontece que Jeff Bridges está de fato, gordo e velho - o que é uma pena!

    será que agora a Lea Michelle do Glee aceita posar para uma foto com a Hailee? porque ela ficou mais famosa... e não precisa mais chorar por causa dos estrelismos da atriz de Glee...

    isto é Hollywood!

    ResponderExcluir
  6. Em termos de dramaturgia, a personagem da Heilee é protagonista. Jeff Bridges é apenas um mentor com densidade própria, ele é que é o coadjuvante que rouba a cena.

    A história gira em torno da "bravura" e do desejo de vingança dela. Ele é o bom e velho VELHO que a ajuda a vencer o opositor e superar seus defeitos. Só que ele também tem seus defeitos. Por isso é o Jeff Bridges, e não o Morgan Freeman.

    Anyway...
    Os produtores devem ter achado que a Hailee teria mais chance de ser indicada como "coadjuvante". E estavam certos.

    Também não quiseram baixar a bola do Bridges. Ele acabou de ganhar um "leading role", e empresta essa exposição ao filme. Indicá-lo como coadjuvante agora seria rasgar muito dinheiro.

    E mesmo quando filmaram com Wayne...
    Quem iria dizer a John Wayne que ele não era o personagem principal?

    ResponderExcluir