Hoje à noite, teremos a cerimônia de entrega do Globo de Ouro, tradicional premiação do cinema americano, boa prévia do Oscar. A Globo transmite pós-Fantástico, mas eu estarei atento desde o tapete vermeho, na TNT, às 21 horas.
Os vencedores do Globo de Ouro são escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, em inglês). A HFPA é composta por jornalistas e profissionais de mídia que cobrem a indústria de entretenimento para veículos de comunicação estrangeiros.
Ele premia séries e filmes, e divide os grandes prêmios, como Melhor FIlme e Ator/Atriz em duas categorias: Drama e Musical/Comédia.
São seis os indicados a cada um dos Globos de Ouro, são 27 estatuetas a serem distribuídas
Ano passado, Ainda Estou Aqui concorreu a Melhor Filme em Língua Estrangeira, e não levou, mas Fernanda Torres levou, como Melhor Atriz em Drama.
Este anos, os 6 concorrentes a Melhor filme de Língua Estrangeira são
- O Agente Secreto (Brasil)
- Foi Apenas um Acidente (França)
- Valor Sentimental (Noruega)
- Sirât (Espanha)
- A Única Saída (Coreia do Sul)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia)
Os três primeiros da lista concorrem também a Melhor Filme de Drama, junto com
- Frankenstein
- Hamnet: A vida antes de Hamlet
- Pecadores
Então, é razoável se pensar que o vencedor de Melhor Filme em Língua Estrangeira sairá dentre os 3 primeiros da lista!
Já assisti aos TRÊS!
E acho que TEMOS CHANCE!
O nosso, O Agente Secreto, teve esta resenha de minha parte (LINK)
1. Foi Apenas um Acidente (França)
VI ontem, no Cinesystem Belas Artes
Em primeiro lugar, troque o que está entre parênteses!
Na verdade, o filme é do IRÃ, falado em PERSA, como me definiu ontem o Comandante, e só tem o dinheiro da França. UMA VERGONHA esse filme concorrer pela França!
O diretor, roteirista, atores e atrizes, são todos IRANIANOS. Jafar Panahi, o diretor, já havia feito outrso filmes de destaque!
O tema também, claro, e trata a repressão do regime que, aliás, NESTE MOMENTO, está matando pessoas em Teerã. Apesar de falar de um tempo passado, segue então atual.
Um resumo?
Um modesto trabalhador percebe que um sujeito que visita sem querer seu estabelecimento é o torturador que o maltratou durente meses de interrogatório anos antes.
Ele nunca o viu, pois sempre estava vendado enquanto torturado, mas se lembra de sua voz e de um certo barulho que fazia ao andar... terríveis memórias, está decidido a vingar-se, só que ele não tem certeza de que o cara é mesmo seu torturador, e vai em busca de confirmação junto a outros que foram torturados por ele, duas mulheres e dois homens. Aliás, uma das mulheres é um clone de Glória Pires, impressionante, mas isso não vem ao caso.
O filme é excelente, tenso, prende atenção o tempo todo, e, apesar do clima, tem momentos hilários, ganhou o Festival de Cannes, o mesmo que premiou Kleber Mendonça como Melhor Diretor, mas não tem chance no Globo de Ouro. Nosso filme é muito melhor. Quero crer que o festival francês resolveu fazer uma média com o filme "FRANCÊS" de mentirinha. Foi uma patriotada descarada!
Um roteirista volta depois de muitos anos a conviver com as filhas, uma delas é atriz e se recusa a trabalhar com o pai. O filme trata de abandono e reconciliação, discute suicídio, real e tentativo.
- Porque é um roteiro rico, que perpassa décadas, com 3 momentos bem díspares e distantes) com reconstituição histórica magnífica e locações distintas. Isso, nenhum dos outros dois tem.
- Uma estética muito particular e inovadora. O Agente Secreto passa longe dos outros dois! É uma mistura marcante de realismo mágico e crítica política, usando um visual vibrante, um ritmo intenso! Não tem nada de tradicional! O iraniano é apenas crítica política e o norueguês é um drama familiartradicionais.
- O filme prende durante duas horas e quarenta minutos, nem sentimos. O iraniano prende também, mas o norueguês, com diálogos looongos, passa à beira da sonolência, hehehe
- Porque tem um elenco de dezenas de atores, todos tão competentes que está na pré-lista de candidatos a Oscar de Melhor Elenco, que será dado pela primeira vez este ano. Ok ok, o norueguês te 4 (QUATRO) indicados a Globo de ouro, vá lá.
Estarei torcendo para o brasileiro, claro. E estou surpreendida ao ver o filme do Irá como sendo da França. É cada uma.
ResponderExcluir