-

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

O que é ser Beatlemaníaco?

Republicando o meu Quiz de 6 anos atrás,
mantendo a história de seu surgimento
________________________________________

Nos últimos 15 dias, entretive meus leitores com uma série de posts com o tema principal de meu blog. Eu não planejava que evoluísse a partir do primeiro, mas eu me divertia tanto que a coisa foi ampliando, ampliando até chegar ao cabalístico número 7.

Foi inspirado numa imagem dos quatro Beatles em silhueta que eu identifiquei imediatamente quem eram, que eu pensei, 'Poxa, acho que precisa ser Beatlemaníaco pra identificar, assim, sem pestanejar, quem são aquelas figuras...'.

E propus a pergunta em grupos sobre Beatles no Facebook, muitos acertaram, outros não, uns disseram: 'Essa é fácil, manda outra!", e eu propus a segunda, depois a terceira, a quarta e a quinta'. E só então eu resolvi oficializar no blog, e listei outras cinco além das cinco iniciais, formando um conjunto de 10.

Apus o link em meus grupos de Whatsapp, foi bem recebido e tal, mas no meu grupo de colegas, agora ex, mas muito amigos, um deles que eu considero meu Guru sobre Beatles, ele, justo ele, não respondia, e eu então disse: "O Guru não deve ter gostado... está quieto!"... e então ele resolveu externar sua opinião, com uma frase lapidar:

Ser Beatlemaníaco é um estado de espírito!
Não se mede com questionário!


Adorei!

Porém, como não tinha um medidor de 'estado de espírito', segui.

E alterei meu post inicial para incluí-la!!


E, passado o conjunto inicial de questões, resolvi seguir com mais um e pensei aquele primeiro como se fosse uma Faculdade, e então, naturalmente, um segundo de 10 Pontos seria o Mestrado, aumentei um pouco o nível de dificuldade dos pontos do desafio. Depois, veio o Doutorado, e depois, o Pós-Doutorado, e depois, a Livre Docência, e, finalmente, a Cátedra. E aí perfizeram 6 conjuntos de 10 Pontos. Achei que não podia terminar assim, e que seria melhor terminar com 7, e resolvi homenagear aquele meu amigo, e chamei o sétimo nível de GURU!

Então, completei 70 Pontos de desafio beatlemaníaco, que listarei em seguida, por grupo de 10, e a cada um, eu ofereço o link para as respostas.

Vaja bem, minha intenção não é desafiar as pessoas, apesar de chamar de desafio, mas sim, disseminar meu conhecimento sobre Beatles, de uma forma lúdica. Então, tudo o que propus foi baseado em tópicos sobre os quais já havia escrito em meu blog, tanto que a cada resposta do gabarito, eu ofereço um link do meu blog para maiores esclarecimentos. É bem verdade que apareceram 3 ou 4 questões que eu queria muito fazer, mas percebi que não havia escrito nada sobre aquilo. Então, escrevi!!! Portanto, agora há 3 ou 4 posts novos sobre Beatles em meu querido blog.

E gostei tanto do projeto que resolvi traduzi-lo para o inglês, para atingir alguns grupos internacionais do Facebook.

Só para concluir, se a Beatlemania se dividisse em três níveis, Baixo, Médio e Alto, eu, segura e humildemente, posiciono-me ali na meiúca! Tem muuuita gente que sabe muuuito mais que eu!

Bem, seguem então os 70 Pontos que propus e, como disse a cada 'nível acadêmico', ou a cada 10 Pontos, eu forneço os links para as respostas!!

1. Graduação

Ser Beatlemaníaco é: 
1. Identificar as quatro silhuetas acima sem pestanejar!
2. Saber quem canta 'Do You Want to Know a Secret?'
3. Saber quem é o Beatle mais velho.
4. Saber qual Beatle toca teclado com o cotovelo
5. Saber qual Beatle é canhoto, e toca como canhoto
6. Pensar em George Martin e não lembrar de livros e séries
7. Saber qual o primeiro álbum dos Beatles a mostrar as letras das canções!
8. Saber quantos álbuns de canções originais dos Beatles não têm suas imagens na capa (carreira oficial)
9. Saber qual foi o último álbum gravado pelos Beatles
10. Saber qual era a maior alíquota de imposto de renda na Inglaterra da época.

Gabarito dos Pontos de Graduação aqui neste Link
_______________________


2. Mestrado


Ser Beatlemaníaco é: 
11. Saber quem deu a inspiração para “Eight Days a Week”
12. Saber qual foi o primeiro Beatle a ser pai
13. Saber qual Beatle deu a idéia da capa de Abbey Road
14. Saber qual o único álbum a ter apenas canções de Lennon/McCartney
15. Saber quem é Martha, invocada na canção “Martha, My Dear”
16. Saber quem mandou a plateia balançar suas jóias
17. Saber qual canção introduziu a cítara no Rock
18. Saber a que lugar chegou o primeiro compacto dos Beatles na Inglaterra
19. Saber o gerente de gravadora que dispensou os Beatles, dizendo: “Esses grupos com guitarras estão com os dias contados!
20. Saber qual Beatle ouviu: “Você quer uma guitarra? Ok, mas não pense que vai ganhar a vida com ela!



Gabarito dos Pontos de
Mestrado aqui neste Link
_______________________


3. Doutorado


Ser Beatlemaníaco é: 

21. Saber qual Beatle tocou para um Presidente Americano
22. Saber o que significou o 'Lost Weekend' para um Beatle
23. Saber qual Beatle foi esfaqueado
24. Saber qual Beatle tem olhos azuis
25. Saber qual canção Beatle é uma sonata de Beethoven ao contrário
26. Saber qual o Record Guinness imbatível de um Beatle
27. Saber o que quer dizer Boleto Para Pasear, ou Déjalo Ser
28. Saber quando o empresário Brian Epstein conheceu os Beatles
29. Saber o que o filme 'O Bebê de Rosemary' tem a ver com Beatles
30. Saber onde está o erro na frase: 'Sinatra disse que Something é a canção mais linda de Lennon/McCartney'
Gabarito dos Pontos de Doutorado aqui neste Link
_______________________


4. Pós-Doutorado


Ser Beatlemaníaco é:  

31. Saber em qual canção beatle há uma voz brasileira
32. Saber a única canção beatle a ser eleita 'Canção do Ano' no Grammy  
33. Saber em qual canção beatle há um vocal principal não beatle 
34. Saber qual canção se passa no velho oeste americano 
35. Saber em qual LP George Harrison tem mais canções  
36. Saber qual disco vendeu 13,5 milhões de cópias em um único mês, décadas depois do fim da banda  
37. Saber qual canção tinha o título "The Void" até o último momento 
38. Saber a primeira vez em que foi usado o termo Beatlemania
39. Saber em qual canção de George é Paul que toca o solo de guitarra
40. Saber quem tocava baixo antes de Paul assumir o instrumento
Gabarito dos Pontos de Pós-Doutorado aqui neste Link 
_______________________


5. Livre Docência


Ser Beatlemaníaco é: 
41. Saber quem foi Ivan Vaughn  
42. Saber como morreu Mother Mary  
43. Saber quem é 'YOU' na canção 'Got to get YOU into my life' 
44. Saber quem teve o apelido de Lázaro na infância 
45. Saber o que quer dizer 'travelling wilburies'
46. Conhecer o 'British Brain of Beatles 
47. Saber quantos buracos cabem no Albert Hall 
48. Saber quantas canções os Beatles gravaram
49. Saber como morreu a mãe de John 
50. Conhecer um quadro pintado e assinado pelos quatro Beatles

Gabarito dos Pontos de Livre-Docência aqui neste Link 
_______________________


6. Cátedra

Ser Beatlemaníaco é:  

51. Saber qual canção Beatle foi tocada ao vivo para uma Estação Espacial
52. Saber quem chamou de 'Psycho' a guitarra de Eric Clapton
53. Saber qual canção Beatle teve o único tríplice duelo de guitarras 
54. Saber qual ator ganhador de Oscar apareceu em Concert for George
55. Saber qual Chefe de Estado foi na multidão para ver Paul de perto 
56. Saber qual o nome original da canção Jealous Guy
57. Saber como Paul nomeou o gafanhoto em seu ombro, em show no Brasil 
58. Saber quais localidades dos EUA aparecem em canções dos Beatlesi 
59. Saber qual o único single de John a atingir N°1 na Parada Americana
60. Saber quem criou o nome da canção, LP e filme A Hard Day's Night

Gabarito dos Pontos de Cátedra aqui neste Link
_______________________


7. GURU


Ser Beatlemaníaco é: 
61. Saber o que foi comprado para abafar o vento no Show do Terraço 
62. Saber o que Jim Carey cantou na coletânea 'In My Life'
63. Saber como Morecambe chamou Ringo num programa de TV de 1963
64. Saber qual a primeira canção de Buddy Holly que os Beatles gravaram
65. Saber uma canção os Beatles gravaram com Tony Sheridan
66. Saber o significado da placa do Fusca bege na capa de Abbey Road
67. Saber em que canção é dito: I’m sitting here, doing nothing but aging
68. Saber que filme Spielberg produziu tendo os Beatles como tema
69. Saber o que os Beatles mais citaram em canções: homens, mulheres,                      animais ou locais
70Saber continuar a canção que começa com 'Feche os olhos e sinta..."


Gabarito dos Pontos de GURU aqui neste Link

5 comentários:

  1. Der Beatlemaníaco é um estado de espírito!
    Não se mede com questionário!
    Seu guru disse tudo, meu caro. Eu estava pensando desde ontem como definiria ser Beatlemaníaco e nada me vinha...Pois ele trouxe a resposta certa.

    São muitos os beatlemaníacos que não teriam como responder todas as perguntas. E pode bem que ser que muitos saibam responder porque leram livros sobre eles, ( para mim é a pior mandeira de conhece-los é lindo livros). mas não tem o estado de espirito necessário para realmente ser Beatlemaníaco.
    No entanto, todo Beatlemaníaco gosta de brincadeiras que envolvam eles. Portanto brincar de responder é gostoso...e agradeço pela brincadeira. Mas que aqueles que não acertaram não fiquem tristes. Realmente um questionário não mede um sentimento tão profundo como o sentimento da Beatlemania.
    E tem aqueles que ainda discordam de algumas perguntas. rs rs rs. Eu.
    Uma delas eu nem mesmo entendi.
    Pensar em George Martin e não lembrar de livros e séries!
    Essa eu não entendi. Por que alguém lembraria de livros e séries ao pensar em George Martin? :)

    ResponderExcluir
  2. Saber o que significou o Lost Week end ...não há como! É algo muito pessoal lá do interior de John Lennon. Não temos como saber o que aprendeu com a experiência. Ele disse que aproveitou para ir a todos os bares gays e flertou com todos os rapazes que encontrava por lá. (Mas não passava do flerte). O que significou para ele a experiencia de viver com May Pang? De reencontrar seu filho após tanto anos? REalmente estava bebendo sem parar ou tinha apenas algumas crises? Sabemos com certeza que foi o seu período mais criativo pos Beatles pois lancou nada menos que 3 albums e ainda produziu o de Nilsson. Mas sabemos que também subiu no palco lá no Trombadour ou algo assim e deu vexame. Ah, sim... e ainda compôs com Elton John e David Bowie! Musicalmente foi maravilhoso. Foi ali que nos deu Number Nine Dream e a fantástica Bless you. Sabemos que sonhou um reencontro com Paul em New Orleans...idéia de Paul, é verdade. Mas ele queria muito ir, segundo Art Garfunkel. Ele perguntou a Art como se sentia ao se reuniar ao Paul dele, o Simon, mesmo depois de não mais existir a dupla. Pediu conselho sobre isso a Art 'porque o meu Paul está me convidando..." Achei lindo essa coisa de 'o seu Paul e o meu Paul".
    Então...sabemos o que significou para nós. Mas e para ele? Nunca disse. O que mais sabemos? Que ia para as baladas constantemente formando o Hollywood Vampire, quase sempre com Nilsson ( que morava com ele), Alice Cooper e Micky Dolenz ( Moonkees)...e Ringo Starr.
    Como já estava me esquecendo do principal? Foi quando fez as pazes com Paul que foi visitá-lo e até cantaram Stand by Me juntos. Stand by me...muito interessante a escolha da música. Recebeu visita de George Harrison. George estava furioso, brigou com ele...Mas saíram juntos numa boa em seguida e até deram uma entrevista. E Ringo tambem se mudou para sua casa por algum tempo.

    A escolha do nome Lost Week end pode ser inspiração num livro do mesmo nome escrito por Charles R. Jackson, que até virou filme ( censurado) de Hollywood. Alguém viu? Recebeu o nome de Farrapo Humano.

    ResponderExcluir
  3. Saber qual canção Beatle é uma sonata de Beethoven ao contrário. A resposta correta seeria nenhuma. rs rs rs. O que aconteceu foi que John se inspirou na Sonata ao Luar com o início sendo tocado ao contrário. Existe um video muito bom sobre isso com um pianista mostrando o que John fez. E deixando claro que Because não é a sonata ao contrário. Ele se inspirou e usou da sua criatividade. Ali tem a musicalidade de John além da de Beethoven. Náo é simplesmente um plágio. A propósito, magnífica música com letra simples e profunda ao mesmo tempo. Paul acha que ele também se inspirou no estilo de poesia de Yoko. Se tem uma coisa que aprecio em Yoko é exatamente a poesia. Ele tem alguns poemas bem interessantes. Enfim, é um estilo oriental de ver o Amor Universal.
    E a harmonia? Atingiram a total perfeição com suas vozes de anjos de Boticelli, como diria Ginsberg.

    ResponderExcluir
  4. Eu sei responder todas as perguntas? Não. Quem foi chamado de Lazarus por exemplo...Náo faço ideia. Talvez Ringo pela saúde precária na infância...Mas ainda não tinha ouvido sobre isso. Há mais algumas, duas ou três, que nao tenho certeza. Você vai dar as respostas depois, não é? Eu quero saber.
    Mas olha...Beatlemania é um estado de espírito que nos chega pelos Beatles. Apenas pelos Beatles. Beatle Paul. Beatle John, Beatle Ringo e Beatle George. O que fizeram apos separação nada tem a ver com Beatlemania. Para mim a separação é anti Beatles. Pode até haver sim uma Paulmania, GBeorgemania, Ringomania e Johnmania. Mas Beatlemania é apenas deles juntos. Evidentemente no meu entender. O nome indica: Beatlemania tem de ser algo sentindo pelos Beatles.

    Me diverti muito respondendo as peguntas e lembrando das situações...delicía de texto que nos faz brincar. Obrigada...Mas coloque as respostas. Tenho algumas coisas a aprender.

    ResponderExcluir
  5. Homero me passou aquele sabão bem passado e merecido. Pois todas as respostas estão disponiveis. Basta entramos no link para ver tudo. E eu, muito desatenta, não vi nada. Peço desculpas merecedor do Dr. Honoris Causa em Beatles. :)

    ResponderExcluir