-

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Roll Over Beethoven

 Esta canção abre o Lado B do álbum With The Beatles, o 2º dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas


8. Roll Over Beethoven  (by Chuck Berry)

Uma favorita de John, Paul e George, feita pelo compositor americano guindado por John ao posto de Rei do Rock & Roll. Era um dos compactos que chegaram às docas de Liverpool antes do resto da Europa, e que os três tiraram em suas guitarras, desde 1956, e que eles tocavam sempre, e continuaram a tocar até as turnês de 1964 pelos EUA. Foi George quem deu vocal a esse hino, direcionado ao compositor clássico Beethoven (e Tchaikovski e outros), dizendo pra ele se revirar no túmulo porque o Rock chegou! Aliás, foi uma de três faixas de With The Beatles que têm George como Lead Singer, sendo uma delas sua primeira autoral. 
 
O clássico de Chuck Berry foi gravado rapidamente, primeiramente ao vivo, em cinco takes, com todos tocando, e George cantando ao vivo, na 2ª sessão de gravação para o álbum, em 30 de julho de 1963, depois, mais dois takes de overdubs, para melhoras na guitarra e no vocal de George, e um final de mixagem, entre melhores momentos de takes anteriores, total de 8!!! Veja como George era inspirado ao cantar Chuck Berry e realizar excelente solos em sua guitarra, seguro... neste LINK.

Um comentário:

  1. Olha aí. Os rocks...não. Vai ver que eu gostava menos de rock do que imaginava. Eu pensava que gostava. Não perdia nenhum programa Hoje é dia de rock. Sentia que era música da minha geração. Era bom. E com Elvis então! Eu adorava Elvis.

    Sei não. Os covers que os Beatles fizeram com clássicos do rock nada me diziam de especial. E eu até preferia com o original. E ainda achava que era um desperdicio... A voz de John, de George, de Paul e Ringo cantando rocks de outros. Podiam esta usando suas preciosas vozes cantando seua próprias músicas...Ou então algo mais suave. Nossa, eu sempre amei Till There was You! E aquela de Burt Bacharah? É a que mais amo.

    ResponderExcluir