-

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Good bye, Baleia!!

Esta deverá ser minha última publicação sobre Baleia, a banda a qual meu filho dedicou quase 10 anos de sua vida. 

Ou não...

Não foi a pandemia que precipitou o fim. Ele já estavam decididos quando ela começou.

Bandas terminam...

Claro que a tristeza é enorme, mas as lembranças que ficaram servirão para matar a saudade!

Nas redes, centenas de lamentos, fãs inconformados, porém agradecidos pelo que puderam ...

... conhecer, admirar, reverenciar!

A qualidade, de composição, som, desempenho e imagem, está registrada nos inúmeros meios virtuais por aí, e em dois discos físicos magníficos.

Como seria de se esperar, por tudo o que produziram até aqui, 

eles fecharam esse ciclo com 
CHAVE DE OURO! 


Um pouco disso tudo que aconteceu, dessa qualidade toda, eles conseguiram ainda reunir em um último trabalho, a canção Quase, de autoria de uma amiga de todos e com arranjos, voz e instrumentos de Baleia. Tive o privilégio de acompanhar os violinos sendo criados e tocados no quarto ao lado....

Claro que meu blog é povoado de posts sobre Baleia. Se selecionarem ali no lado direito o marcador 'Baleia' , terão acesso às 36 vezes que falei sobre eles. Mas darei destaque especial aqui a dois desses posts!

1. Tentei resumir um pouca da intrigante obra neste post, que denominei

Conhecendo a Baleia (LINK)

2. Seu 2º disco, Atlas, foi tão espetacular que criei um

Guia para Degustação de Atlas (LINK)


Deliciem-se agora com o vídeo clipe a seguir, a canção é linda, o arranjo é de chorar, e as imagens ao fundo ficarão na memória.

NESTE LINK

E encontrem, um pouco mais abaixo, a carta de despedida da Baleia, que emocionou a todos!




A CARTA DE DESPEDIDA!!



















FOI BOM ENQUANTO DUROU...

20 comentários:

  1. Toda a sorte aos ex-integrantes, triste pelo fim mas feliz pelo legado que a banda deixou. ❤

    ResponderExcluir
  2. É uma pena, mas seguirão seus caminhos e que tenham muito sucesso em seus novos rumos.

    ResponderExcluir
  3. Tive a *sorte* de assistir a uma apresentação de *Felipe* e sua banda *Baleia*, e, por isso, tenho certeza de que voltarão. São muito bons e, certamente, também devem ter sido prejudicados pela pandemia. Esse encerramento, com chave de ouro, será apenas o de uma fase. Aguardemos.

    ResponderExcluir
  4. É triste o fim, mas eles realizaram esse sonho. São todos excepcionais músicos e tenho certeza que seguirão trilhando a senda do sucesso.

    ResponderExcluir
  5. E que coisa...Fico conhecendo Baleia no seu final. Gostei do que vi...e me emocioneicom a carta. Muita sorte a todos os integrantes. Hoje vou buscar pela Baleia por aí.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia seu som!! Mas tive ainda a honra de ouvir no último dia de vcs!! Serei um fã daqueles que não mais existirão! Sorte na vida que segue! Parabéns da vida que seguiram!!

    ResponderExcluir
  7. Que trilhem novos caminhos e se realizem👏🏻👏🏻👏🏻🥰

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não conhecia a banda de seu filho Felipe, Porém só por ter ouvido e visto apenas hoje já gostei ,tinham bom estilo, eram autênticos e contagiantes. Conheci no termino de uma fase, com certeza vão deixar marcas.

    ResponderExcluir
  9. Homero, vejo com uma certa tristeza que mais um grupo musical e cultural nao conseguiu ultrapassar a pandemia e se desfez de uma linda maneira via este documento historico. Guardarei e ouvirei os discos da Baleia sempre e se eu viver mais um bom tempo sempre poderei dizer "que som belissimo eles faziam juntos". Sim porque acredito que cada um terah sua vida musical acrescentada de valores importantes para suas carreiras. Parabens a todos e em especial ao Felipe cuja carreira e trabalhos lindos eu continuo seguindo atraves de seus otimos emails.
    Abracao!!!! Viva a musica e a cultura sempre!!!!
    Gerson

    ResponderExcluir
  10. Missão para lá de cumprida. Muito sucessoa todos da banda neste novo ciclo q se inicia. Com 70 anos posso afirmar q o grande lance da vida são os ciclos q ela nos apresenta p q possamos criar, desafiar e chegar a novos sucessos.
    Queiroga

    ResponderExcluir
  11. Que clipe bonito e emotivo! Triste! Que tenham sucesso nas novas jornadas! Deve ter ficado uma bela amizade. E quem sabe no futuro …
    Sandra Vassalo

    ResponderExcluir
  12. Grand Finale, música lindíssima! Quem sabe não voltam um dia. São músicos excepcionais!
    Joni Diniz

    ResponderExcluir
  13. Viver da arte é muito difícil em qualquer lugar; no Brasil então, nem me fale! Tenho um amigo, ex-petroleiro, hoje morando em Houston, cujo filho fez curso de teatro na Juliards Scholl. Pois bem, mesmo com essa excelente formação, não consegue viver do teatro em NY onde reside, tendo que se virar como barista para pagar as contas. E olha que seu filho é reconhecido como um grande músico, um excelente instrumentista! Hoje o que impera no Brasil é a sub-cultura massificadora, de curto prazo, onde a busca por novos "fenômenos" é constant. O cara fica em evidência por 3-4 anos, cai no limbo e é substituído por outro nessa engrenagem que ingere esses pseudo-talentos, mastiga, digere e excreta e segue na busca por novidades. E a boa música que se dane! Lages

    ResponderExcluir
  14. Fizeram um belo trabalho Homerix����
    Certamente vão ter sucesso em
    novos caminhos. Seu filho Felipe já está em outra estrada.
    Chico

    ResponderExcluir
  15. Pena mesmo, Homero, eles terminarem.
    E Parabéns pelo tanto que realizaram!
    Que sigam seus caminhos e tenham sucesso.
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  16. Enquanto isso, vemos aberraçoes fazendo sucesso !
    Achei o som muito legal!
    Roberto Basoli

    ResponderExcluir
  17. Parece que 10 anos é o tempo que duram as grandes bandas. Tem umazinha de Liverpool que foi mais ou menos isso... Linda despedida ❤️��
    Auro

    ResponderExcluir
  18. Ouvi pela primeira vez, e gostei, uma banda tão Boa como Baleia nunca devia acabar.
    Adhemar Oliveira Filho

    ResponderExcluir
  19. Homerix!

    Bandas boas, como Los Bife e Baleia têm nos brindado com canções que encantam. Estas despedidas conferem um tom de nostalgia, pois marcaram época e deixam saudades. Onde quer que estejam os integrantes e as integrantes dessas bandas certamente terão o êxito por competência e estarão sempre na nossa memória.

    ResponderExcluir
  20. Homero/Felipe.
    Só assisti a banda, ao vivo, uma vez, foi o bastante. Depois ouvi espaçadamente e através dos brilhantes relatos do fa maior (Homero). Música boa não apaga ou se esquece e, p/músicas boas, precisamos de bons músicos, arranjadores e cantores. E vcs foram e são tudo isso. Parabéns, Sucesso.

    ResponderExcluir