-

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

I'll Be Back

   Esta é a 6ª e última canção do Lado B de A Hard Day's Night, o 3º LP dos Beatles

a história do álbum, assuntos e canções, aqui neste LINK

É uma de 19 canções de DR com Garotas.

                                       as outras 18 canções de mesmo Assunto e Classe, neste LINK

Atenção, canções com títulos em vermelho são links que levam a análises sobre elas

13. I'll Be Back  (DtR Girl Song by John Lennon)

John implora: "Você sabe, se você partir o meu coração, eu vou embora, mas eu voltarei porque eu já lhe disse adeus antes, mas eu voltei"

Canção de DR de casal, com submissão do sujeito totalmente apaixonado! John segue em sua insegurança sentimental que é uma constante em toda a sua carreira, é só lembrar que Don't Let Me Down lá do final, quando já mudou de esposa, mas o coração segue inseguro. A canção foi feita nas férias de John e George e respectivas companheiras no Tahiti. Na volta, logo no primeiro dia de gravação para o Lado B do LP A Hard Day's Night, 1ª de junho de 1964, dedicaram três horas em uma sessão noturna e 16 takes para terminá-la, e com muitas variações ao longo do caminho, pra se ter uma idéia, os dois primeiros foram levados no ritmo de valsa (tempo 6x8, pa-pa-pum-pa-pa-pum), que felizmente sobreviveu ao tempo e apareceu no Projeto Anthology, note, neste LINK, como é meio forçado, tanto que John reclama que é difícil de cantar. A partir do 3º take, estabeleceu-se o tempo norma, de 4x4, sinta a diferença, neste LINK, ainda com guitarras, e ainda sem a introdução, e ainda eram apenas John e Paul cantando juntos, sem a participação de George na harmonia, que foi para aonde a canção evoluiu ate o Take 16, que foi considerado o melhor. Depois vieram overdubs de John dobrando seu vocal e tocando mais um violão por sobre o seu! 
 
O notável de I'll Be Back é sua  complexa estrutura, de 10 componentes, um recorde, senão vejamos: verso-verso-ponte1-verso-verso-ponte2-verso-verso-ponte1-verso! E nenhum deles é refrão!  É bem verdade que os versos são curtinhos, de três fases cada "You know - If you break my heart I go - But I'll be back again" e depois "Cause I - Told you once before good by - But I came back again" e por aí vai, e também a Ponte 1 é curta, com duas frases (uma repetida),  e vem com o requinte de que, quando é repetida, ela vem com letra diferentes entre as duas ocorrências, e um requinte adicional de rimar uma com a outra, vejam: "I love you so, I'm the one who wants you" e "I wanna go but I'd hate to leave you". A 2ª Ponte, novidade absoluta na carreira, e que divide a canção no meio, um terceiro requinte, já é maiorzinha, tem quatro frases, começando em "I thought that you would realize" e indo até "I've got a big surprise". Em termos de tempo, os curtos versos duram apenas seis compassos, e nas pontes John faz questão de inovar, suprimindo dois tempos do que seria o normal, então, as Pontes 1 tem 6 compassos E MEIO, e a Ponte 2 tem nove compassos E MEIO! Esse John!
 
Outra coisa é o tom da canção, que os especialistas não têm certeza se é La Maior ou La Menor, porque a abertura de George ao violão fica lá e cá, depois o verso começa cá e lá. Aliás, com tanta melodia, por conta da estrutura com um verso e duas pontes, a quantidade de acordes de I'll Ba Back colocou-a no pódio Beatle até então: foram 12 os acordes utilizados

Versos: A Am C G F E7 A 

Ponte 1: F#m Bm E7 D E D E 

Ponte 2: Bm C#m F#m B7 Bm E7 D E D E 

Notáveis são as variações de tempo e as inclusões pontuais de triplets no violão de George, que podem ser notados  em pontos selecionados  ao longo da canção, melhor identificados com fones de ouvido (no esquerdo, ok?). Os versos são em harmonia dupla com Paul, mas nota-se uma nota alta de George ao longo! As pontes (todas as TRÊS!) são levadas apenas por John! E a canção termina com um Fade-out, também inédito para um final de LP, alternando também lá e cá....e segue a dúvida dos especialistas...

Finalmente, deixo aqui, neste LINK, como ela ficou depois de tantos melhoramentos!!

3 comentários:

  1. Muito legal poder ouvir as duas versões
    Da a exata noção da dificuldade

    ResponderExcluir
  2. E segue o estilo de Things we said Today. Ou Things we said today segue o estilo de I'll be back.

    Atrevo-me a revelar mais uma das minhas viagens. Sempre deixando claro ser especulação e, muito provalmente, sem o menor sentido. Sou eu viajando.
    Para isso tenho de revelar também um problema sério meu. Nunca consegui namorar. Se bem que teve um que durou nove meses, mas eu já era bem adulta e a coisa não seguia o estilo habitual. Nem sei se aquilo foi namoro. Prefiro dizer que foi um romance. Até a forma de terminar saiu do normal.
    Mas eu não dava conta de tantos jogos. As pessoas tinham de saber jogar. Tinham de seguir uma cartilha que até foi me passada para eu aprender. E nao consegui aprender. Minha irmã se ofereceu para me ensinar...mas foi impossivel.
    Isso mostra que se eu fosse de Liverpool e tivesse tido a chance de conhecer John não teria dado certo uma tentativa de namoro. Ele jogava. Eu desconheceria as regras do jogo.Não seguiria as regras.
    A letra dessa música revela isso. Ele achava que a pessoa para quem está cantando, não sei quem é nem se existia, entenderia que se ele a deixasse ela passaria a ama-lo também Que loucura! NNão seria mais fácil conversar a respeito?
    E então chega 1969 quando John informa aos amigos que estava deixando os Beatles. rs rs rs. E se ele estivesse jogando? Ele fazia uma comparação entre o relacionamento com os Beatles com relacionamentos amorosos Pois até pediu divórcio! Sempre chamava de divórcio a separação deles.
    Vai que que pensava que, com isso, eles também passariam a amá-lo. Talvez estivesse se sentindo não amado o suficionete ´pois não aceitavam bem sua nova esposa! E Paul então...nem mesmo aceitou o empresário que ele arranjou. " Vou informar que estou fora...e alguns dias depois virão atrás de mim reconhecendo que gostam muito de mim, que devo ficar...e eu poderei dizer que ficarei desde que Paul aceite Allan Klein, e que Yoko possa ser o quinto Beatle .." Mas ele teve uma grande surpresa.

    Nâo é que Paul revelou que a banda tinha se separado no lançamento do disco solo? Não foi correndo suplicar que ficasse...revelando o quanto John era importante para ele.
    E vai ver que estou certa porque John ficou tiririca da vida porque Paul fez isso. "Tinha de ser eu". Ele queria ter sido aquele a dar a má nóticia. Não me convenceu. Nnguém briga por querer ser o portador de más notícias. Se bem que, diante de tudo que estava aconteceno na cabecinha dele, pode ter sido por isso também. Mas penso que o grande choque foi ver que o joguinho não deu certo. Bem como ele previu ao escrever 'Ill be Back"

    Repetindo: apenas eu com minhas fantasias. Não levem à sério por favor.
    Ei, lembram quando Ringo saiu da banda? Procurou John dizendo não se sentir querido. Que estava tudo bem entre ele, Paol e George...mas ele, Ringo, se sentia deixado de fora. Pois John respondeu que era bem o que ele sentia. Que Ringo, George e Paul estavam numa boa. Mas que ele se sentia de lado...Estava se sentindo mesmo não amado o suficiente.
    Só que Paul disse o mesmo para Ringo.rs rs rs Que Ringo George e John estavam bem. E ele menosprezado...rs rs rs. Confesso que acho isso...bonitninho. :) Todos sentindo a mesma coisa!

    ResponderExcluir